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O método de avaliação de desempenho de escalas gráficas é baseado
na indicação das características extremas que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos. O gerente deve manter, sempre ao seu alcance, um mapa de avaliação para cada funcionário, pois os registros devem ser feitos sistematicamente após o acontecimento para que eles não sejam esquecidos ou negligenciados. As empresas que utilizam softwares de gestão de pessoas têm à sua disposição uma ficha de cada funcionário para registro das ocorrências a serem julgadas no processo de avaliação de desempenho. É considerado o método mais eficaz a ser aplicado para as empresas de serviços.
em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados a respeito de cada funcionário. Cada fator recebe uma avaliação quantitativa, que geralmente varia de 1 a 5. O avaliador marca uma ou duas opções que melhor definem a performance do avaliado naquele fator.
em blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento ou da função exercida pelo avaliado. Cada bloco consiste em quatro ou cinco frases, e o avaliador deve escolher uma ou, no máximo, duas frases de cada bloco. As frases devem descrever de maneira efetiva os diversos tipos de comportamento possíveis de serem apresentados.
em um conjunto de entrevistas entre o especialista em avaliação e os gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos funcionários de cada setor. Esse método, além de identificar a performance do avaliado, permite programar medidas corretivas ou preventivas para direcionar o desempenho. Consiste basicamente em quatro etapas: entrevista inicial; entrevista de análise complementar; análise dos dados e classificação em ranking de potencial dos avaliados.
em uma tabela de dupla entrada, sendo que as linhas representam os fatores de avaliação, que podem ser assiduidade, qualidade, produtividade, relacionamento com colegas, relacionamento com superiores, habilidade e domínio da função. Por sua vez, as colunas representam os graus de avaliação de cada fator. Esses graus podem variar de A a E ou de 1 a 5, por exemplo. Primeiro definem-se os fatores de avaliação que são relevantes para o desempenho adequado da função e depois definemse os graus para cada fator. Nesse método, o avaliador assinala o grau que melhor define a performance do avaliado em cada um dos fatores.
O processo de gestão do desempenho deve considerar que as pessoas atuam nas organizações, utilizando sua qualificação pessoal que abrange três dimensões:
habilidades técnico-operacionais e atributos pessoais, competência comportamental e desempenho orientado para resultados.
interesses, aderência aos valores da empresa e clareza de suas atribuições.
capacidade de aprendizagem e técnica, visão sistêmica e desempenho com foco na qualidade.
conhecimento e experiência, habilidade de relacionamento interpessoal e desempenho orientado para o processo.
recursos intelectuais e emocionais, foco na tarefa e predisposição para o trabalho em equipe.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Não é possível conhecer o comportamento das pessoas sem um mínimo conhecimento do que o motiva. Uma das teorias mais divulgadas sobre esse assunto é a teoria dos dois fatores de Herzberg; segundo a qual, um grupo de fatores motivacionais é denominado de fatores higiênicos. Estes, quando são precários, provocam insatisfação e são chamados insatisfacientes.
Qual das alternativas abaixo indica um fator insatisfaciente?
Delegação de responsabilidade.
Liberdade de decidir como executar o trabalho.
Competência técnica do supervisor.
Uso pleno das liberdades pessoais.
Estabelecimento e avaliação de objetivos.
A aprendizagem é definida como uma mudança relativamente permanente no comportamento ou no potencial comportamental como resultado da prática ou da experiência. Assinale a opção correta:
A aprendizagem de uma associação entre um estímulo externo e uma resposta é conhecida como:
Aprendizagem por contiguidade.
Aprendizagem latente.
Maturação.
Aprendizagem por insight.
Condicionamento.
Acerca das teorias de Psicologia do Trabalho e atuação do psicólogo nas instituições, julgue os itens subsecutivos.
Motivação, desejo e diversidade são conceitos essenciais para a análise do comportamento organizacional na abordagem cognitivo-comportamental.
Um dos modelos de cultura mais aceitos no mundo dos negócios é o modelo dos valores concorrentes, no qual duas dimensões de valores são centrais: a primeira dimensão tem a ver com o valor atribuído à flexibilidade e à liberdade de ação, em contraposição com a estabilidade e o controle. A segunda dimensão tem a ver com o valor atribuído ao foco interno combinado com a integração, em contraposição com o foco externo combinado com uma diferenciação de mercado. A partir dessas duas dimensões surgem quatro tipos de cultura. O tipo de cultura que indica forte valor atribuído ao controle e à estabilidade, com foco para dentro da organização, é
o clã.
a hierarquia.
o mercado.
a adhocracia.
a socialização.
O feedback de pesquisa é uma técnica de desenvolvimento organizacional que envolve em um de seus estágios a realização de uma pesquisa sobre
os sentimentos dos funcionários em relação à sua remuneração e as opiniões sobre o mercado de trabalho.
as atitudes e opiniões dos funcionários.
o nível de excelência na gestão de pessoas e opiniões sobre o pacote de benefícios.
a aderência dos funcionários às políticas de segurança no trabalho e opiniões sobre melhorias no pacote de benefícios.
a contribuição da direção da empresa para o cumprimento dos objetivos corporativos e opiniões sobre os processos de trabalho adotados.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O termo liderança foi definido como a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho de um grupo. Para se compreender liderança, poder e influência social é necessário conhecer os papéis dos membros desse grupo. Qual dos papéis abaixo é considerado não construtivo e que dificulta a tarefa do grupo?
Instrutor.
Orientador.
Reivindicador.
Planejador.
Diagnosticador.
O pai de Paulo bate nele porque Paulo bateu na irmã menor. De acordo com a teoria de Bandura da aprendizagem social ou aprendizagem por observação,é correto afirmar que:
O pai de Paulo está condicionando vicariamente a irmã menor.
O pai de Paulo está usando reforçamento negativo.
O pai de Paulo está agindo como um modelo para o comportamento agressivo.
O pai de Paulo está extinguindo uma resposta aplicando uma consequência desagradável.
O pai de Paulo está usando reforçamento contínuo.
A teoria de motivação que sustenta que a motivação é baseada na avaliação feita por uma pessoa sobre a proporção de resultados ou recompensas que ela recebe por sua contribuição no trabalho, comparada a mesma proporção referente a uma outra pessoa utilizada como paradigma, é denominada teoria
da valência.
ERG.
fatorial.
da expectativa.
da Equidade.
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