Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um exemplo de recompensa intrínseca que pode ser aplicada pelas organizações é
o enriquecimento e o alargamento do trabalho.
o pagamento de bônus.
a prática constante de campanhas de produção.
a prática de benefícios diferenciados.
a prática de um pacote de remuneração fixa.
O processo de comunicação está sujeito a uma série de fatores que podem dificultar ou prejudicar a comunicação entre as pessoas. Uma dessas barreiras é a filtragem que se refere à
projeção realizada pelo receptor quando decodifica uma mensagem.
omissão de dados pelo emissor, que dificultam o entendimento da mensagem pelo receptor.
escuta seletiva realizada pelo receptor em função de sua resistência à mudança.
capacidade do indivíduo de captar certo volume ou quantidade de informação.
manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 indica que o aspecto essencial do transtorno obsessivo-compulsivo são os pensamentos
recorrentes e atos compulsivos esporádicos.
obsessivos ou atos compulsivos recorrentes.
de morte e atos compulsivos destrutivos.
destrutivos e atos compulsivos obsessivos.
destrutivos e atos sexuais compulsivos.
Piaget considera quatro estágios no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu desenvolvimento. (Furtado,op.cit.)Em relação ao estágio operacional concreto é correto afirmar que:
Caracteriza-se pela capacidade de pensar abstratamente, raciocinar dedutivamente e definir conceitos. O pensamento opera de maneira sistemática e simbólica.
O pensamento egocêntrico é substituído pelo pensamento operatório. Ocorre o pensamento silogístico.
Caracteriza-se pela observação sensorial, exploração e manipulação do ambiente, identificação e relações mecânicas com objetivos práticos imediatos.
O pensamento e o raciocínio caracterizamse pela intuição. Observa-se o egocentrismo com capacidade de modificar seu comportamento em favor de outrem.
(dos sete aos onze anos) O pensamento opera de maneira formal e altamente lógica.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A inteligência diz respeito a um conjunto de características cognitivas e habilidades que não podem ser diretamente observadas. Teorias sobre inteligência modificaram-se ao longo do tempo. e mesmo hoje variam grandemente. Três delas compõem as chamadas teorias contemporâneas, a saber:
Teoria triárquica, teoria das inteligências múltiplas e teoria da inteligência emocional.
Teoria triárquica, teoria de Stanford-Binet e teoria das inteligências múltiplas.
Teoria de inteligência de Weschsler, teoria de Stanforf-Binet e teoria das inteligências múltiplas.
Teoria de inteligência de Weschsler, teoria triárquica e teoria das inteligências múltiplas.
Teoria de inteligência de Stanford-Binet; teoria de Inteligência de Weschsler e teoria do QI.
Quaisquer que sejam os atributos que um grupo, em particular, considere como sendo de status alto, o status externo e a congruência de status parecem ter as seguintes consequências para a posição interna dos integrantes do grupo: pessoas com status externo alto e congruente tendem a se tornar integrantes regulares; pessoas com status alto, mas incongruente, tendem a acabar isoladas e pessoas com baixo status externo, não importa a congruência, tendem a se tornar
independentes.
conflitantes.
participativas.
desviantes.
congruentes.
As equipes podem ser diferenciadas com base em cinco dimensões: grau de permanência, habilidades/competências, autonomia e influência, nível da tarefa e contexto espaço-temporal. O grau de permanência refere-se à
capacidade de retenção de seus membros por longos períodos.
natureza da tarefa a ser desenvolvida.
expectativa do tempo de duração da equipe.
possibilidade de seus membros participarem de outras equipes.
possibilidade de contato face a face.
Os quatro principais dados quantitativos que devem ser considerados para efeito de mensuração do PMK são: o desvio primário, o desvio secundário, o tamanho linear e o desvio
axial.
central.
vertical.
horizontal.
modal.
Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação de características psicológicas, são registros de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos, nas áreas da emoção/afeto,cognição/inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória, dentre outras, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos. São exemplos de Testes Projetivos:
I. Teste de Estudos de Valores.
II. Rorschach.
III. Testes de Complementação de Frases.
IV. Teste de Apercepção Infantil(CAT).
IV. Teste de Apercepção Temática(TAT).
Somente o item II.
Os itens II e III.
Somente o item V.
Somente os itens II, IV e V.
Somente os itens II, I e V.
Quanto maior a semelhança entre atitudes e valores trazidos pelos integrantes do grupo, maior a probabilidade de
não existir conflitos latentes.
sua coesão.
não existir resistência à participação de novos membros.
diminuir os erros na execução do trabalho.
terem suas necessidades de autoestima supridas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...