Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um exemplo de recompensa intrínseca que pode ser aplicada pelas organizações é

  • A.

    o enriquecimento e o alargamento do trabalho.

  • B.

    o pagamento de bônus.

  • C.

    a prática constante de campanhas de produção.

  • D.

    a prática de benefícios diferenciados.

  • E.

    a prática de um pacote de remuneração fixa.

O processo de comunicação está sujeito a uma série de fatores que podem dificultar ou prejudicar a comunicação entre as pessoas. Uma dessas barreiras é a filtragem que se refere à

  • A.

    projeção realizada pelo receptor quando decodifica uma mensagem.

  • B.

    omissão de dados pelo emissor, que dificultam o entendimento da mensagem pelo receptor.

  • C.

    escuta seletiva realizada pelo receptor em função de sua resistência à mudança.

  • D.

    capacidade do indivíduo de captar certo volume ou quantidade de informação.

  • E.

    manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 indica que o aspecto essencial do transtorno obsessivo-compulsivo são os pensamentos

  • A.

    recorrentes e atos compulsivos esporádicos.

  • B.

    obsessivos ou atos compulsivos recorrentes.

  • C.

    de morte e atos compulsivos destrutivos.

  • D.

    destrutivos e atos compulsivos obsessivos.

  • E.

    destrutivos e atos sexuais compulsivos.

Piaget considera quatro estágios no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor” no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu desenvolvimento. (Furtado,op.cit.)Em relação ao estágio operacional concreto é correto afirmar que:

  • A.

    Caracteriza-se pela capacidade de pensar abstratamente, raciocinar dedutivamente e definir conceitos. O pensamento opera de maneira sistemática e simbólica.

  • B.

    O pensamento egocêntrico é substituído pelo pensamento operatório. Ocorre o pensamento silogístico.

  • C.

    Caracteriza-se pela observação sensorial, exploração e manipulação do ambiente, identificação e relações mecânicas com objetivos práticos imediatos.

  • D.

    O pensamento e o raciocínio caracterizamse pela intuição. Observa-se o egocentrismo com capacidade de modificar seu comportamento em favor de outrem.

  • E.

    (dos sete aos onze anos) O pensamento opera de maneira formal e altamente lógica.

A inteligência diz respeito a um conjunto de características cognitivas e habilidades que não podem ser diretamente observadas. Teorias sobre inteligência modificaram-se ao longo do tempo. e mesmo hoje variam grandemente. Três delas compõem as chamadas teorias contemporâneas, a saber:

  • A.

    Teoria triárquica, teoria das inteligências múltiplas e teoria da inteligência emocional.

  • B.

    Teoria triárquica, teoria de Stanford-Binet e teoria das inteligências múltiplas.

  • C.

    Teoria de inteligência de Weschsler, teoria de Stanforf-Binet e teoria das inteligências múltiplas.

  • D.

    Teoria de inteligência de Weschsler, teoria triárquica e teoria das inteligências múltiplas.

  • E.

    Teoria de inteligência de Stanford-Binet; teoria de Inteligência de Weschsler e teoria do QI.

Quaisquer que sejam os atributos que um grupo, em particular, considere como sendo de status alto, o status externo e a congruência de status parecem ter as seguintes consequências para a posição interna dos integrantes do grupo: pessoas com status externo alto e congruente tendem a se tornar integrantes regulares; pessoas com status alto, mas incongruente, tendem a acabar isoladas e pessoas com baixo status externo, não importa a congruência, tendem a se tornar

  • A.

    independentes.

  • B.

    conflitantes.

  • C.

    participativas.

  • D.

    desviantes.

  • E.

    congruentes.

As equipes podem ser diferenciadas com base em cinco dimensões: grau de permanência, habilidades/competências, autonomia e influência, nível da tarefa e contexto espaço-temporal. O grau de permanência refere-se à

  • A.

    capacidade de retenção de seus membros por longos períodos.

  • B.

    natureza da tarefa a ser desenvolvida.

  • C.

    expectativa do tempo de duração da equipe.

  • D.

    possibilidade de seus membros participarem de outras equipes.

  • E.

    possibilidade de contato face a face.

Os quatro principais dados quantitativos que devem ser considerados para efeito de mensuração do PMK são: o desvio primário, o desvio secundário, o tamanho linear e o desvio

  • A.

    axial.

  • B.

    central.

  • C.

    vertical.

  • D.

    horizontal.

  • E.

    modal.

“Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação de características psicológicas, são registros de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos, nas áreas da emoção/afeto,cognição/inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória, dentre outras, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos”. São exemplos de Testes Projetivos:

I. Teste de Estudos de Valores.

II. Rorschach.

III. Testes de Complementação de Frases.

IV. Teste de Apercepção Infantil(CAT).

IV. Teste de Apercepção Temática(TAT).

  • A.

    Somente o item II.

  • B.

    Os itens II e III.

  • C.

    Somente o item V.

  • D.

    Somente os itens II, IV e V.

  • E.

    Somente os itens II, I e V.

Quanto maior a semelhança entre atitudes e valores trazidos pelos integrantes do grupo, maior a probabilidade de

  • A.

    não existir conflitos latentes.

  • B.

    sua coesão.

  • C.

    não existir resistência à participação de novos membros.

  • D.

    diminuir os erros na execução do trabalho.

  • E.

    terem suas necessidades de autoestima supridas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...