Questões de Psicologia

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No que diz respeito ao coordenador de grupo em um programa de desenvolvimento pessoal, um dos fatores mais importantes para a aprendizagem é:

  • A. sedução em relação aos temas abordados.
  • B. admiração grupal.
  • C. rapport.
  • D. antipatia.
  • E. investimento.

Na gestão por competências, dois aspectos são considerados relevantes antes mesmo que atribuições sejam alocadas. São eles:

  • A.

    insatisfação e motivação.

  • B.

    distorções perceptivas e como as pessoas atribuem causas aos eventos.

  • C.

    distorções perceptivas e fantasias inconscientes.

  • D.

    motivação no trabalho e distorções perceptivas.

  • E.

    o modo como as pessoas distorcem os fatos e como se satisfazem no trabalho.

Segundo Yolanda Cintrão Forghieri, ao fazer a transposição do método fenomenológico, do campo da Filosofia para o da Psicologia, o objetivo inicial de chegar à essência do próprio conhecimento passa a ser o de procurar

  • A. um elo de ligação entre as manifestações conceituais, filosóficas e da condição do existir humano.
  • B. levantar os princípios filosóficos que estão subjacentes à situação relacional vivenciada pelo sujeito.
  • C. reconhecer o ser-no-mundo inconsciente e coletivo como uma prática da vida cotidiana.
  • D. um conjunto de proposições verdadeiras conectadas por relações fundamentais, tendo com ela uma familiaridade imediata e pré-reflexiva.
  • E. captar o sentido ou o significado da vivência para a pessoa em determinadas situações, por ela experienciadas em seu existir cotidiano.

Harry Stack Sullivan afirmou que três processos são evidenciados no desenvolvimento da personalidade: dinamismo, personificações e processos cognitivos. As personificações são

  • A. imagens que um indivíduo tem de outras pessoas ou de si mesmo.
  • B. padrões de comportamentos prolongados que revelam um tipo de relacionamento interpessoal.
  • C. grupos de comportamentos característicos, que indicam uma ação dinâmica da personalidade que focaliza uma atitude positiva para gerenciar conflitos.
  • D. padrões dinâmicos que revelam a visão que o indivíduo possui de outrem.
  • E. imagens desenvolvidas pelo indivíduo quanto às interações sociais que desenvolveu durante sua infância.

O Capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente trata do direito à educação, cultura, esporte e lazer, assegurando ao adolescente

  • A.

    o dever de respeitar os educadores

  • B.

    o direito de não respeitar os educadores.

  • C.

    o direito de brincar com os educadores, assim garantindo o espaço lúdico do adolescente.

  • D.

    o direito de ser respeitado por seus educadores.

As mudanças ocorridas na organização do trabalho, no último século, trouxeram conseqüências para o trabalhador, que passou a manifestar maior sofrimento psíquico, evidenciado pela precariedade das condições e das relações no trabalho, como mostram os registros epidemiológicos de inúmeras patologias que vêm sendo relacionadas ao trabalho. Com relação aos objetivos de um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador, julgue os seguintes itens.

Em um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador, privilegiam-se os comentários do trabalhador em detrimento da realização de testes psicológicos, visto que, comprovadamente, as observações do trabalhador são mais eficazes para a compreensão do processo de adoecimento no trabalho e para a constatação das principais defesas usadas pelo sujeito frente a situações de desconforto psicológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre os valores culturais no processo educacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina que

  • A.

    no processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social do adolescente, mas não deixando de trazer, aos mesmos, os valores culturais intrínsecos à família.

  • B.

    o processo educacional não deve respeitar os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social do adolescente, para, assim, desenvolver neles a idéia de limite.

  • C.

    o processo educacional deve respeitar apenas os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social no qual está inserido o adolescente, não dando margem para confusão de valores.

  • D.

    no processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

As mudanças ocorridas na organização do trabalho, no último século, trouxeram conseqüências para o trabalhador, que passou a manifestar maior sofrimento psíquico, evidenciado pela precariedade das condições e das relações no trabalho, como mostram os registros epidemiológicos de inúmeras patologias que vêm sendo relacionadas ao trabalho. Com relação aos objetivos de um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador, julgue os seguintes itens.

Aperfeiçoar o conhecimento psicológico dos trabalhadores quanto às influências recíprocas entre os fatores de risco socioambiental e as enfermidades psicológicas é um dos objetivos específicos de um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador. Atenção especial deve ser dada a trabalhadores que apresentam diagnóstico de doença crônica relacionada ao trabalho, como, por exemplo, os portadores de lesão por esforço repetitivo (LER), visando aspectos de readaptação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em geral, os alunos de um CEFET são bastante jovens, constituindo uma clientela adolescente significativa. Essa clientela requer um manejo especial. Em algumas visões, a adolescência é um estado de espírito; em outras, a adolescência hoje se prolongaria até os 25 anos de idade; finalmente, ainda em outras visões, se é adulto já a partir dos 16 anos. No entanto, para o Estatuto da Criança e do Adolescente, a adolescência vai até

  • A.

    os 18 anos.

  • B.

    os 21 anos.

  • C.

    os 15 anos.

  • D.

    o Estatuto da Criança e do Adolescente não delimita o período que compreenderia a adolescência.

As mudanças ocorridas na organização do trabalho, no último século, trouxeram conseqüências para o trabalhador, que passou a manifestar maior sofrimento psíquico, evidenciado pela precariedade das condições e das relações no trabalho, como mostram os registros epidemiológicos de inúmeras patologias que vêm sendo relacionadas ao trabalho. Com relação aos objetivos de um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador, julgue os seguintes itens.

Um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador visa criar um espaço de reflexão sobre as vivências de sofrimento psíquico relacionado ao trabalho, muitas vezes associado a um desconforto físico, a partir da fala compartilhada das pessoas sobre seu contexto de trabalho e seu processo de adoecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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