Lista completa de Questões de Psicologia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Geral - - 0000
Sobre a inserção do psicólogo em Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.), assinale a alternativa correta.
A instalação de uma doença costuma levar o paciente de UTI – e eventualmente a família inteira – a um estado conhecido por "regressão", que consiste num retorno a um nível de funcionamento mais primitivo, com a reedição de ansiedades, fantasias e expectativas próprias às da época de quando ele era criança.
O paciente de UTI, pelo quadro clinico considerado como grave, é irremediavelmente enquadrado como "paciente terminal".
Um critério que o psicólogo pode utilizar na U.T.I. é a observação e o reconhecimento de se o paciente apresenta, de forma repetida, os mesmos problemas que uma mesma categoria de pacientes. Esses dados, embora não sejam úteis para um trabalho de pesquisa cientifica, podem auxiliar a equipe medica no tratamento do mesmo.
O fato de o paciente estar em U.T.I. não justifica para o psicólogo que o primeiro possa estar apresentando eventualmente um quadro de estranhamento do ambiente físico pela sucessão de rostos não familiares, sentimento de estar sendo coagido.
Quando um paciente sai de um centro cirúrgico para uma U.T.I. os vínculos são desfeitos com a equipe responsável pela cirurgia, ficando então o paciente à mercê do trabalho de uma nova equipe, cabendo ao psicólogo colaborar no sentido de respeitar essa quebra de vínculos.
Psicologia - Geral - - 0000
No que se refere ao trabalho do psicólogo durante o período pós-cirúrgico, é correto afirmar que:
reações de pós-operatório dificilmente poderão ser previstas, não cabendo ao psicólogo detectar quais as reações consideradas "normais".
dentre as reações de pós-operatório vividas por um paciente, o psicólogo pode encontrar situações como crise de ansiedade, sentimento de despersonalização.
cabe ao psicólogo uma noção crítica sobre o paciente, no plano pré-cirúrgico, cabendo-lhe ainda responsabilidade bem maior do que apenas o planejamento da psicoterapia do pós-cirúrgico.
o psicólogo deve estar atento para a ocorrência de descompensações do paciente no período pós-operatório, só quando então se fará necessário acompanhamento psicológico.
a psicoterapia prévia pode preparar o paciente para enfrentar um pós-operatório com melhores resultados, mas apenas se aplicada àqueles habituados ao método introspectivo.
Psicologia - Geral - - 0000
Foi John Davis um dos primeiros estudiosos a reconhecer alterações psicológicas no pós-cirúrgico de pacientes. Sobre esse tipo de reação, assinale a alternativa correta.
Reações de alívio, euforia e exaltação de humor, com sintomas de insônia e preocupação excessiva com o tema da morte.
Atitudes de exigência e perfeccionismo, seguida de distúrbios do sono, como sonilóquio e sonambulismo de pós-operatório.
Angústia de morte e depressão crônica, acompanhada por quadros recorrentes de ansiedade.
Reações somáticas, quadro de ansiedade mórbida de pós-operatório e depressão crônica.
Reações transitórias de ansiedade, apreensão ou depressão.
Psicologia - Geral - - 0000
'Mecanismo de Enfrentamento' é um termo que se refere a:
atitudes que fazemos inconscientemente para proteger nosso ego.
aquilo que fazemos conscientemente para proteger nosso ego.
coisas que fazemos conscientemente para satisfazer as imposições da realidade.
atitudes que fazemos inconscientemente para não sofrer.
atitudes inconscientes tomadas no intuito de fugir da realidade.
Psicologia - Geral - - 0000
Na primeira entrevista com pacientes de ambulatório deve-se buscar:
ouvir inicialmente o motivo principal que levou o paciente a procurar atendimento ambulatorial.
ouvir inicialmente o motivo principal que levou o paciente a procurar atendimento ambulatorial.
investigar detalhadamente o passado biográfico do paciente, pois o individuo é o resultado exato do que fizeram dele.
elaborar uma hipótese psicodinâmica que servirá ao terapeuta para uma compreensão maior sobre o funcionamento psíquico do seu paciente.
colher todo o material nessa única entrevista, principalmente por se tratar de uma instituição.
Psicologia - Geral - - 0000
Sobre os alcances e os limites dos testes psicológicos no hospital, é correto afirmar que:
o Rorscharch é o teste psicológico mais indicado, por ser um teste que avalia não somente a inteligência do paciente, mas também seu dinamismo.
o P.M.K. é um teste que pode ser muito útil como instrumento de trabalho para o psicólogo hospitalar.
os testes devem ser utilizados apenas em último caso, visto que não oferecem um panorama seguro acerca dos reais sentimentos que todo paciente vive frente a uma doença e/ou à hospitalização.
os testes podem também ser usados pelo psicólogo hospitalar, desde que sejam considerados seus alcances e seus limites, sendo inclusive instrumento valioso para a pesquisa.
apenas os testes elaborados para crianças podem ter sua aplicação adequada no ambiente hospitalar.
Psicologia - Geral - - 0000
Sobre a realização de anamnese no contexto hospitalar, assinale a alternativa correta.
O termo `anamnese´, do grego "mnesis", significa "memória". Nesse sentido, o psicólogo deve considerar que não há como resgatar do paciente essa "memória", no espaço hospitalar.
Deve ser utilizada preferencialmente com pacientes de ambulatório e conduzida de forma a auxiliar no planejamento da psicoterapia e, posteriormente, como fonte de dados para a pesquisa.
O psicólogo deve estar consciente de que o contexto hospitalar é outro, bem diferenciado do contexto clínico, devendo deixar as anamneses para serem realizadas em consultórios particulares.
Para que a anamnese seja realizada de modo adequado, o psicólogo não deve deixar de interrogar minuciosamente seu paciente sobre cada item da seqüência de seu material.
Após a coleta de dados realizada com a ajuda da anamnese, o psicólogo hospitalar deve identificar a queixa principal do paciente, visto que esta será idêntica ao foco do seu trabalho.
Psicologia - Geral - - 0000
No contexto hospitalar, o uso do diagnóstico é considerado:
desvio da tarefa, pois não cabe ao psicólogo hospitalar usar diagnóstico no hospital.
desvio da tarefa, pois não cabe ao psicólogo hospitalar usar diagnóstico no hospital.
limitado, pelo fato de que no hospital o psicólogo não pode dispor dos recursos necessários e de um ambiente apropriado para realizá-lo.
instrumento fundamental do método clínico, que objetiva diagnóstico, investigação, orientação e pesquisa.
irrelevante, pois os aspectos mais importantes de uma entrevista psicológica para um diagnóstico não têm como ser abordados, no caso de pessoas hospitalizadas.
Psicologia - Geral - - 0000
Em Psicologia, ao desenvolvimento satisfatório de um relacionamento entre o terapeuta e seu paciente dá-se o nome de:
contratransferência.
sedução.
rapport.
simpatia.
relação amigável.
Psicologia - Geral - - 0000
O psicólogo hospitalar, atuando na equipe interdisciplinar, deve:
trabalhar com cuidados paliativos só casos em que os médicos recusem fazer esse tipo de tarefa.
comunicar ao paciente sobre um diagnóstico sombrio, nos casos em que o médico responsável esteja ausente.
estar apto a trabalhar com home care, cuidados paliativos e também com os medos, temores e ansiedades da própria equipe em relação à morte.
sensibilizar seus pacientes no sentido de que a melhor recuperação se dá no hospital, no caso dos pacientes que querem voltar para se tratarem em seu lar.
convidar os pacientes de enfermaria para serem atendidos sempre em ambulatório, visto que não há como se fazer atendimento psicológico em enfermarias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...