Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação à qualidade de vida no trabalho pode-se afirmar que a mesma envolve uma série de fatores. Marque o item que não corresponde a um desses fatores:
A satisfação com o trabalho executado.
O reconhecimento pelos resultados alcançados.
A qualidade das relações interpessoais estabelecidas na organização.
O ambiente físico e psicológico do trabalho.
A possibilidade de sempre vencer os demais membros do grupo ao qual se pertence.
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Os chamados métodos de treinamento off-site são um conjunto de métodos que permitem que o indivíduo aprenda a realizar um trabalho fora do local de trabalho. Escolha a alternativa que não corresponde a um tipo de método off-site:
Palestras
Simulação
Dramatização
Treinamento informatizado.
Treinamento de aprendiz
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Marque a alternativa que não corresponde a uma característica do método de treinamento de rodízio de cargo
Consiste em um método no qual os funcionários passam por uma série de cargos, com tempos variáveis em cada um deles.
É usado tanto com operários de produção quanto com gerentes.
Cria flexibilidade dentro da empresa, pois na ausência de um funcionário outro pode rapidamente substituí-lo.
Os funcionários diminuem sua flexibilidade e sua empregabilidade.
A disposição dos funcionários em aprender novo cargos é um fator determinante para o sucesso de um sistema de rodízio de cargos.
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Marque a alternativa que corresponde à definição de treinamento on-the-job:
Consiste em estabelecer relações com muitos grupos de trabalho ao mesmo tempo.
Método de aprender o trabalho realizando-o no próprio local de trabalho, onde os instrutores normalmente são o funcionários mais antigos.
É uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha.
É o processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas aos funcionários.
É um exame sistemático dos cargos no sentido de especificar o valor relativo de cada cargo para a organização.
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Leia as seguintes afirmativas referentes aos níveis nos quais o diagnóstico de necessidade de treinamento deve ser realizado:
I - No nível da análise organizacional devem ser identificados os níveis de eficiência e eficácia da organização, a fim de determinar as formas de treinamento que poderão contribuir para sua elevação.
II - No nível da análise das tarefas devem ser identificadas as atividades que compõem as tarefas assim como os requisitos pessoais necessários para seu desempenho eficaz.
III - No nível da análise dos recursos humanos devem ser identificados os níveis de conhecimento, habilidades e atitudes requeridas para a execução das tarefas.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira.
Somente I e II são verdadeiras
I, II e III são verdadeiras.
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O termo equipe vem sendo utilizado para descrever tipos de operações de trabalho, como equipes de projeto, equipes de venda, dentre outros. Entretanto também é possível diferenciar as equipes pela natureza de suas interações. Nas afirmativas abaixo encontram-se definições de três tipos básicos de equipes segundo essa tipologia:
I - Equipes de solução de problemas: os membros precisam ter um alto grau de confiança em um processo de resolução de problemas que se concentre nas questões, não em posições ou conclusões predeterminadas.
II - Equipes de criação: são responsáveis por explorar possibilidades e alternativas, com o objetivo amplo de desenvolver um novo produto ou serviço, devendo possuir alto grau de autonomia.
III - Equipes táticas: responsáveis pela execução de um plano ou objetivo bem definido, onde todos devem ter muita clareza dos objetivos e de seu papel na equipe.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira
Somente I e II são verdadeiras
I, II e III são verdadeiras.
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O poder no qual o indivíduo detém por estar no cargo em uma organização e ao sair dele, imediatamente o perde, é definido como:
Poder de referência.
Poder de especialista.
Poder legítimo.
Poder de informação.
Poder coercitivo.
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As afirmativas abaixo dizem respeito ao exercício de poder nas organizações:
I - O poder coercitivo é aquele baseado no medo. O uso abusivo desse poder leva a um clima de autoritarismo e repressão.
II - O poder de recompensa está baseado em traços da própria pessoa, que é, por algum motivo, admirada ou apreciada pelos demais.
III - O poder de conexão é baseado na capacidade e na competência técnica.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira.
Somente II é verdadeira
Somente III é verdadeira.
Somente I e II são verdadeiras.
I, II e III são verdadeiras
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Os conflitos intergrupais são aqueles que ocorrem entre unidades ou departamentos de uma mesma organização. Marque dentre os itens abaixo aquele que não corresponde a características ou tendências do comportamento dos grupos nesses momentos:
O grupo estrutura-se e organiza-se melhor concentrando-se mais na tarefa.
A coesão interna do grupo diminui
Cada grupo passa a conceber o outro grupo como inimigo e não mais como concorrente ou colegas de profissão.
Uso de estereótipos negativos em relação ao competidor.
A hostilidade entre os grupos aumenta e eleva-se a tensão emocional.
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Com relação ao modelo de comprometimento organizacional de Allen e Meyer é incorreto afirmar:
As bases do comprometimento organizacional são identificadas pelos componentes afetivo, normativo e o de permanência.
O componente afetivo refere-se ao apego emocional, identificação e envolvimento dos empregados para com a organização.
O componente de permanência se refere ao comprometimento baseado sobre os custos associados a deixar a organização.
O componente normativo se refere ao sentimento de obrigação em permanecer na organização.
Empregados comprometidos são os que mais facilmente podem desligar-se da organização.
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