Questões de Psicologia do ano 2006

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Com relação à qualidade de vida no trabalho pode-se afirmar que a mesma envolve uma série de fatores. Marque o item que não corresponde a um desses fatores:

  • A.

    A satisfação com o trabalho executado.

  • B.

    O reconhecimento pelos resultados alcançados.

  • C.

    A qualidade das relações interpessoais estabelecidas na organização.

  • D.

    O ambiente físico e psicológico do trabalho.

  • E.

    A possibilidade de sempre vencer os demais membros do grupo ao qual se pertence.

Os chamados métodos de treinamento off-site são um conjunto de métodos que permitem que o indivíduo aprenda a realizar um trabalho fora do local de trabalho. Escolha a alternativa que não corresponde a um tipo de método off-site:

  • A.

    Palestras

  • B.

    Simulação

  • C.

    Dramatização

  • D.

    Treinamento informatizado.

  • E.

    Treinamento de aprendiz

Marque a alternativa que não corresponde a uma característica do método de treinamento de rodízio de cargo

  • A.

    Consiste em um método no qual os funcionários passam por uma série de cargos, com tempos variáveis em cada um deles.

  • B.

    É usado tanto com operários de produção quanto com gerentes.

  • C.

    Cria flexibilidade dentro da empresa, pois na ausência de um funcionário outro pode rapidamente substituí-lo.

  • D.

    Os funcionários diminuem sua flexibilidade e sua empregabilidade.

  • E.

    A disposição dos funcionários em aprender novo cargos é um fator determinante para o sucesso de um sistema de rodízio de cargos.

Marque a alternativa que corresponde à definição de treinamento on-the-job:

  • A.

    Consiste em estabelecer relações com muitos grupos de trabalho ao mesmo tempo.

  • B.

    Método de aprender o trabalho realizando-o no próprio local de trabalho, onde os instrutores normalmente são o funcionários mais antigos.

  • C.

    É uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha.

  • D.

    É o processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas aos funcionários.

  • E.

    É um exame sistemático dos cargos no sentido de especificar o valor relativo de cada cargo para a organização.

Leia as seguintes afirmativas referentes aos níveis nos quais o diagnóstico de necessidade de treinamento deve ser realizado:

I - No nível da análise organizacional devem ser identificados os níveis de eficiência e eficácia da organização, a fim de determinar as formas de treinamento que poderão contribuir para sua elevação.

II - No nível da análise das tarefas devem ser identificadas as atividades que compõem as tarefas assim como os requisitos pessoais necessários para seu desempenho eficaz.

III - No nível da análise dos recursos humanos devem ser identificados os níveis de conhecimento, habilidades e atitudes requeridas para a execução das tarefas.

Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:

  • A.

    Somente I é verdadeira

  • B.

    Somente II é verdadeira.

  • C.

    Somente III é verdadeira.

  • D.

    Somente I e II são verdadeiras

  • E.

    I, II e III são verdadeiras.

O termo equipe vem sendo utilizado para descrever tipos de operações de trabalho, como equipes de projeto, equipes de venda, dentre outros. Entretanto também é possível diferenciar as equipes pela natureza de suas interações. Nas afirmativas abaixo encontram-se definições de três tipos básicos de equipes segundo essa tipologia:

I - Equipes de solução de problemas: os membros precisam ter um alto grau de confiança em um processo de resolução de problemas que se concentre nas questões, não em posições ou conclusões predeterminadas.

II - Equipes de criação: são responsáveis por explorar possibilidades e alternativas, com o objetivo amplo de desenvolver um novo produto ou serviço, devendo possuir alto grau de autonomia.

III - Equipes táticas: responsáveis pela execução de um plano ou objetivo bem definido, onde todos devem ter muita clareza dos objetivos e de seu papel na equipe.

Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:

  • A.

    Somente I é verdadeira

  • B.

    Somente II é verdadeira.

  • C.

    Somente III é verdadeira

  • D.

    Somente I e II são verdadeiras

  • E.

    I, II e III são verdadeiras.

O poder no qual o indivíduo detém por estar no cargo em uma organização e ao sair dele, imediatamente o perde, é definido como:

  • A.

    Poder de referência.

  • B.

    Poder de especialista.

  • C.

    Poder legítimo.

  • D.

    Poder de informação.

  • E.

    Poder coercitivo.

As afirmativas abaixo dizem respeito ao exercício de poder nas organizações:

I - O poder coercitivo é aquele baseado no medo. O uso abusivo desse poder leva a um clima de autoritarismo e repressão.

II - O poder de recompensa está baseado em traços da própria pessoa, que é, por algum motivo, admirada ou apreciada pelos demais.

III - O poder de conexão é baseado na capacidade e na competência técnica.

Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:

  • A.

    Somente I é verdadeira.

  • B.

    Somente II é verdadeira

  • C.

    Somente III é verdadeira.

  • D.

    Somente I e II são verdadeiras.

  • E.

    I, II e III são verdadeiras

Os conflitos intergrupais são aqueles que ocorrem entre unidades ou departamentos de uma mesma organização. Marque dentre os itens abaixo aquele que não corresponde a características ou tendências do comportamento dos grupos nesses momentos:

  • A.

    O grupo estrutura-se e organiza-se melhor concentrando-se mais na tarefa.

  • B.

    A coesão interna do grupo diminui

  • C.

    Cada grupo passa a conceber o outro grupo como inimigo e não mais como concorrente ou colegas de profissão.

  • D.

    Uso de estereótipos negativos em relação ao competidor.

  • E.

    A hostilidade entre os grupos aumenta e eleva-se a tensão emocional.

Com relação ao modelo de comprometimento organizacional de Allen e Meyer é incorreto afirmar:

  • A.

    As bases do comprometimento organizacional são identificadas pelos componentes afetivo, normativo e o de permanência.

  • B.

    O componente afetivo refere-se ao apego emocional, identificação e envolvimento dos empregados para com a organização.

  • C.

    O componente de permanência se refere ao comprometimento baseado sobre os custos associados a deixar a organização.

  • D.

    O componente normativo se refere ao sentimento de obrigação em permanecer na organização.

  • E.

    Empregados comprometidos são os que mais facilmente podem desligar-se da organização.

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