Questões de Psicologia do ano 2012

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Acerca das teorias de Psicologia do Trabalho e atuação do psicólogo nas instituições, julgue os itens subsecutivos.

Identidade social é uma construção intersubjetiva e fundamental para o reconhecimento no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. Um processo de mudança organizacional é composto de três fases: descongelamento, mudança e recongelamento. Esta última fase significa

  • A.

    a instalação de novos mapas mentais.

  • B.

    o desapegar-se dos padrões aprendidos, para que no futuro se instale um novo repertório de comportamentos.

  • C.

    a descoberta e a experimentação de novas atitudes e comportamentos.

  • D.

    a incorporação de um novo padrão de comportamento de modo que ele se torne a nova norma.

  • E.

    a percepção da necessidade de mudança.

Quando o chefe passa informações relacionadas ao trabalho a seu subordinado como, por exemplo, “Pare de fazer essas peças e comece a fazer aquelas outras.”, trata-se de um tipo de influência

  • A.

    situacional e informal.

  • B.

    legítima e formal.

  • C.

    ilegítima e impessoal.

  • D.

    autoritária e informal.

  • E.

    centralizadora e adhocrática.

Um dos métodos de treinamento mais utilizados atualmente pelas empresas é o e-learning, que possui as seguintes vantagens:

  • A.

    oferece comodidade ao usuário; não apresenta barreiras geográficas e é de baixo custo.

  • B.

    permite ao treinando trabalhar sozinho; faz com que o treinando responda a uma pergunta depois de cada sequência e informa ao treinando a resposta certa.

  • C.

    permite ao treinando trabalhar com outras pessoas; faz com que o treinando consiga visualizar seu índice de retenção de conhecimentos e informa ao treinando a resposta errada.

  • D.

    o conteúdo é disposto em sequência desordenada; faz com que o treinando pesquise o tema em tempo real em seu computador e informa ao treinando a resposta certa.

  • E.

    o conteúdo é disposto em sequência lógica; faz com que o treinado manifeste interesse em assimilar conteúdos correlacionados ao tema em estudo via pesquisa direta em seu computador e informa ao treinando seu índice de retenção de conhecimentos.

O método de avaliação de desempenho de escalas gráficas é baseado

  • A.

    na indicação das características extremas que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos. O gerente deve manter, sempre ao seu alcance, um mapa de avaliação para cada funcionário, pois os registros devem ser feitos sistematicamente após o acontecimento para que eles não sejam esquecidos ou negligenciados. As empresas que utilizam softwares de gestão de pessoas têm à sua disposição uma ficha de cada funcionário para registro das ocorrências a serem julgadas no processo de avaliação de desempenho. É considerado o método mais eficaz a ser aplicado para as empresas de serviços.

  • B.

    em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados a respeito de cada funcionário. Cada fator recebe uma avaliação quantitativa, que geralmente varia de 1 a 5. O avaliador marca uma ou duas opções que melhor definem a performance do avaliado naquele fator.

  • C.

    em blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento ou da função exercida pelo avaliado. Cada bloco consiste em quatro ou cinco frases, e o avaliador deve escolher uma ou, no máximo, duas frases de cada bloco. As frases devem descrever de maneira efetiva os diversos tipos de comportamento possíveis de serem apresentados.

  • D.

    em um conjunto de entrevistas entre o especialista em avaliação e os gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos funcionários de cada setor. Esse método, além de identificar a performance do avaliado, permite programar medidas corretivas ou preventivas para direcionar o desempenho. Consiste basicamente em quatro etapas: entrevista inicial; entrevista de análise complementar; análise dos dados e classificação em ranking de potencial dos avaliados.

  • E.

    em uma tabela de dupla entrada, sendo que as linhas representam os fatores de avaliação, que podem ser assiduidade, qualidade, produtividade, relacionamento com colegas, relacionamento com superiores, habilidade e domínio da função. Por sua vez, as colunas representam os graus de avaliação de cada fator. Esses graus podem variar de A a E ou de 1 a 5, por exemplo. Primeiro definem-se os fatores de avaliação que são relevantes para o desempenho adequado da função e depois definemse os graus para cada fator. Nesse método, o avaliador assinala o grau que melhor define a performance do avaliado em cada um dos fatores.

Um dos modelos de cultura mais aceitos no mundo dos negócios é o modelo dos valores concorrentes, no qual duas dimensões de valores são centrais: a primeira dimensão tem a ver com o valor atribuído à flexibilidade e à liberdade de ação, em contraposição com a estabilidade e o controle. A segunda dimensão tem a ver com o valor atribuído ao foco interno combinado com a integração, em contraposição com o foco externo combinado com uma diferenciação de mercado. A partir dessas duas dimensões surgem quatro tipos de cultura. O tipo de cultura que indica forte valor atribuído ao controle e à estabilidade, com foco para dentro da organização, é

  • A.

    o clã.

  • B.

    a hierarquia.

  • C.

    o mercado.

  • D.

    a adhocracia.

  • E.

    a socialização.

A teoria de motivação que sustenta que a motivação é baseada na avaliação feita por uma pessoa sobre a proporção de resultados ou recompensas que ela recebe por sua contribuição no trabalho, comparada a mesma proporção referente a uma outra pessoa utilizada como paradigma, é denominada teoria

  • A.

    da valência.

  • B.

    ERG.

  • C.

    fatorial.

  • D.

    da expectativa.

  • E.

    da Equidade.

Para Maslow, a necessidade de autorrealização representa o desejo do indivíduo em satisfazer o seu potencial, maximizando o uso de suas capacidades e de suas

  • A.

    inteligências.

  • B.

    necessidades primárias.

  • C.

    habilidades.

  • D.

    competências.

  • E.

    vocações.

Um exemplo de recompensa intrínseca que pode ser aplicada pelas organizações é

  • A.

    o enriquecimento e o alargamento do trabalho.

  • B.

    o pagamento de bônus.

  • C.

    a prática constante de campanhas de produção.

  • D.

    a prática de benefícios diferenciados.

  • E.

    a prática de um pacote de remuneração fixa.

Quaisquer que sejam os atributos que um grupo, em particular, considere como sendo de status alto, o status externo e a congruência de status parecem ter as seguintes consequências para a posição interna dos integrantes do grupo: pessoas com status externo alto e congruente tendem a se tornar integrantes regulares; pessoas com status alto, mas incongruente, tendem a acabar isoladas e pessoas com baixo status externo, não importa a congruência, tendem a se tornar

  • A.

    independentes.

  • B.

    conflitantes.

  • C.

    participativas.

  • D.

    desviantes.

  • E.

    congruentes.

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