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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das teorias de Psicologia do Trabalho e atuação do psicólogo nas instituições, julgue os itens subsecutivos.
Identidade social é uma construção intersubjetiva e fundamental para o reconhecimento no trabalho.
A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. Um processo de mudança organizacional é composto de três fases: descongelamento, mudança e recongelamento. Esta última fase significa
a instalação de novos mapas mentais.
o desapegar-se dos padrões aprendidos, para que no futuro se instale um novo repertório de comportamentos.
a descoberta e a experimentação de novas atitudes e comportamentos.
a incorporação de um novo padrão de comportamento de modo que ele se torne a nova norma.
a percepção da necessidade de mudança.
Quando o chefe passa informações relacionadas ao trabalho a seu subordinado como, por exemplo, Pare de fazer essas peças e comece a fazer aquelas outras., trata-se de um tipo de influência
situacional e informal.
legítima e formal.
ilegítima e impessoal.
autoritária e informal.
centralizadora e adhocrática.
Um dos métodos de treinamento mais utilizados atualmente pelas empresas é o e-learning, que possui as seguintes vantagens:
oferece comodidade ao usuário; não apresenta barreiras geográficas e é de baixo custo.
permite ao treinando trabalhar sozinho; faz com que o treinando responda a uma pergunta depois de cada sequência e informa ao treinando a resposta certa.
permite ao treinando trabalhar com outras pessoas; faz com que o treinando consiga visualizar seu índice de retenção de conhecimentos e informa ao treinando a resposta errada.
o conteúdo é disposto em sequência desordenada; faz com que o treinando pesquise o tema em tempo real em seu computador e informa ao treinando a resposta certa.
o conteúdo é disposto em sequência lógica; faz com que o treinado manifeste interesse em assimilar conteúdos correlacionados ao tema em estudo via pesquisa direta em seu computador e informa ao treinando seu índice de retenção de conhecimentos.
O método de avaliação de desempenho de escalas gráficas é baseado
na indicação das características extremas que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos. O gerente deve manter, sempre ao seu alcance, um mapa de avaliação para cada funcionário, pois os registros devem ser feitos sistematicamente após o acontecimento para que eles não sejam esquecidos ou negligenciados. As empresas que utilizam softwares de gestão de pessoas têm à sua disposição uma ficha de cada funcionário para registro das ocorrências a serem julgadas no processo de avaliação de desempenho. É considerado o método mais eficaz a ser aplicado para as empresas de serviços.
em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados a respeito de cada funcionário. Cada fator recebe uma avaliação quantitativa, que geralmente varia de 1 a 5. O avaliador marca uma ou duas opções que melhor definem a performance do avaliado naquele fator.
em blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento ou da função exercida pelo avaliado. Cada bloco consiste em quatro ou cinco frases, e o avaliador deve escolher uma ou, no máximo, duas frases de cada bloco. As frases devem descrever de maneira efetiva os diversos tipos de comportamento possíveis de serem apresentados.
em um conjunto de entrevistas entre o especialista em avaliação e os gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos funcionários de cada setor. Esse método, além de identificar a performance do avaliado, permite programar medidas corretivas ou preventivas para direcionar o desempenho. Consiste basicamente em quatro etapas: entrevista inicial; entrevista de análise complementar; análise dos dados e classificação em ranking de potencial dos avaliados.
em uma tabela de dupla entrada, sendo que as linhas representam os fatores de avaliação, que podem ser assiduidade, qualidade, produtividade, relacionamento com colegas, relacionamento com superiores, habilidade e domínio da função. Por sua vez, as colunas representam os graus de avaliação de cada fator. Esses graus podem variar de A a E ou de 1 a 5, por exemplo. Primeiro definem-se os fatores de avaliação que são relevantes para o desempenho adequado da função e depois definemse os graus para cada fator. Nesse método, o avaliador assinala o grau que melhor define a performance do avaliado em cada um dos fatores.
Um dos modelos de cultura mais aceitos no mundo dos negócios é o modelo dos valores concorrentes, no qual duas dimensões de valores são centrais: a primeira dimensão tem a ver com o valor atribuído à flexibilidade e à liberdade de ação, em contraposição com a estabilidade e o controle. A segunda dimensão tem a ver com o valor atribuído ao foco interno combinado com a integração, em contraposição com o foco externo combinado com uma diferenciação de mercado. A partir dessas duas dimensões surgem quatro tipos de cultura. O tipo de cultura que indica forte valor atribuído ao controle e à estabilidade, com foco para dentro da organização, é
o clã.
a hierarquia.
o mercado.
a adhocracia.
a socialização.
A teoria de motivação que sustenta que a motivação é baseada na avaliação feita por uma pessoa sobre a proporção de resultados ou recompensas que ela recebe por sua contribuição no trabalho, comparada a mesma proporção referente a uma outra pessoa utilizada como paradigma, é denominada teoria
da valência.
ERG.
fatorial.
da expectativa.
da Equidade.
Para Maslow, a necessidade de autorrealização representa o desejo do indivíduo em satisfazer o seu potencial, maximizando o uso de suas capacidades e de suas
inteligências.
necessidades primárias.
habilidades.
competências.
vocações.
Um exemplo de recompensa intrínseca que pode ser aplicada pelas organizações é
o enriquecimento e o alargamento do trabalho.
o pagamento de bônus.
a prática constante de campanhas de produção.
a prática de benefícios diferenciados.
a prática de um pacote de remuneração fixa.
Quaisquer que sejam os atributos que um grupo, em particular, considere como sendo de status alto, o status externo e a congruência de status parecem ter as seguintes consequências para a posição interna dos integrantes do grupo: pessoas com status externo alto e congruente tendem a se tornar integrantes regulares; pessoas com status alto, mas incongruente, tendem a acabar isoladas e pessoas com baixo status externo, não importa a congruência, tendem a se tornar
independentes.
conflitantes.
participativas.
desviantes.
congruentes.
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