Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) indica que a maioria dos indivíduos com esquizofrenia tem insight pobre em relação ao fato de que sofrem de uma doença
borderline.
neurótica.
psicopática.
psicótica.
social.
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, nos transtornos psicóticos agudos predominantemente delirantes (F23.3) são comuns os delírios de perseguição, sendo as alucinações usualmente
auditivas.
visuais.
olfativas.
gustativas.
táteis.
Violência psicológica é sinônimo de
agressão emocional.
rejeição psíquica.
ação punitiva emocional.
humilhação psicológica.
punição psicológica.
O mecanismo de enfrentamento empregado por indivíduos corretamente diagnosticados como perversos é denominado
repressão.
repressão.
rejeição.
renegação.
recalque.
No ponto de vista de Serafim sobre o tema neuropsicologia e prática forense, o protocolo para a avaliação no âmbito da evolução de quadros psiquiátricos deve contemplar:
testes cognitivos / avaliação de funções corticais superiores / testes de personalidade
testes cognitivos / testes de inteligência / testes de personalidade.
avaliação de praxia construtiva / testes de inteligência / testes de personalidade.
avaliação de praxia construtiva / testes de inteligência / avaliação de funções corticais superiores.
avaliação de funções corticais superiores / testes de inteligência / testes de personalidade.
Enquanto a neuropsicologia clássica concentrava-se na busca dos correlatos neuroanatômicos e neurofuncionais dos processos mentais, ou seja, das bases neurológicas das atividades mentais superiores, a neuropsicologia cognitiva enfatiza o estudo das diferentes operações mentais que são necessárias para a execução de determinadas tarefas, isto é, do processamento
de operações agradáveis.
da emoção.
do autoconceito.
da informação.
de imagens desagradáveis.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na obra de Foucault, como enfatiza Harvey (Condição pós-moderna, 1992, p. 50), a relação entre poder e conhecimento é um tema central. Segundo esse teórico, o lugar em que todas as formas de repressão terminam por ser registradas é o
sonho.
discurso.
pensamento.
corpo.
ego.
A relação entre a psicologia e o campo das políticas públicas vem fortalecendo-se cotidianamente a partir da constituição de novos espaços de intervenção e de diferentes práticas profissionais. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são uma expressão desta atuação que coloca a política de assistência social no centro. Sobre a atuação do psicólogo no CRAS, é incorreto afirmar:
a relação com a equipe e o usuário deve pautar-se pela parceria, pela socialização e pela construção do conhecimento, respeitando o caráter ético conforme determina o Código de Ética Profissional do psicólogo.
as atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.
o psicólogo deve identificar redes de apoio e articular os serviços do CRAS com os serviços oferecidos por outras políticas públicas, por meio da intersetorialidade.
a partir da interface entre várias áreas da Psicologia, as ações realizadas na assistência estão sendo construídas numa perspectiva do saber especialista, priorizando a qualificação da intervenção social dos trabalhadores da Assistência Social.
Uma das técnicas centrais na realização de uma pesquisa etnográfica é o diário de campo. Ligado inicialmente à tradição da antropologia, hoje o diário de campo é fortemente utilizado em diferentes pesquisas em Psicologia. Sobre ele, é incorreto afirmar:
os diários de campo são um método eficaz para controlar as relações que se estabelecem entre quem investiga, aquelas pessoas e/ou fenômenos que são pesquisados e a pesquisa mesma.
dá testemunho das mudanças havidas através do tempo no processo de pesquisa. Isto é particularmente importante no caso da investigação participante, que por seu caráter dinâmico exige manter um contínuo monitoramento das transformações que produz dentro e fora de si.
pode ser a memória fiel dos estados de ânimo, das dúvidas e dos descobrimentos e hipóteses formuladas ao longo do trabalho.
em maior ou menor medida pode-se produzir um documento que contém uma visão da pesquisa, de seu procedimento, intenção, objetivos e mudanças.
requer um treinamento específico de observação e uma postura de objetividade e neutralidade perante o que está sendo investigado.
Julgue os itens seguintes, referentes à rotatividade e ao absenteísmo.
A análise de tarefas objetiva, entre outros aspectos, manter os índices de absenteísmo controlados, mediante a descrição de tarefas, deveres e responsabilidades de determinado cargo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...