Questões sobre Comportamento Organizacional

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Julgue os itens que se seguem, referentes ao trabalho e à saúde do trabalhador.

Nas situações em que a empresa exige maior produção dos empregados e apresenta alta competitividade, emerge um sentimento natural de colaboração e solidariedade entre os colegas de trabalho, que atuam como barreiras contra o estresse ocupacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo gráfico Janela Johari, idealizado por Joseph Luft e Harry Ingham para ilustrar as relações interpessoais, permite apreciar o fluxo de informações decorrentes de duas fontes – eu e outros – bem como as tendências individuais que facilitam ou dificultam a direção e a extensão deste fluxo. Os processos principais que regulam o fluxo interpessoal eu-outros, determinando o tamanho e o formato de cada área da Janela, são os seguintes:

  • A. foco na tarefa e foco nas relações.
  • B. busca de feedback e auto-exposição.
  • C. impulso para a tarefa e para os objetivos.
  • D. valor relativo de interesse para as pessoas e para com os processos.
  • E. sensibilidade para pessoas e para resultados.

A Tela Administrativa de Blake e Mouton identifica uma faixa de comportamentos administrativos baseados nas várias formas de relação entre o estilo

  • A. voltado para o trabalho e o estilo voltado para o colaborador.
  • B. autoritário e o estilo conciliador voltado para o trabalho.
  • C. autoritário e o estilo democrático voltado para o trabalho.
  • D. moderador e o estilo democrático voltado para o colaborador.
  • E. voltado para as interações pessoais no ambiente de trabalho e o estilo voltado para o cumprimento das metas de trabalho.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o absenteísmo, é correto afirmar que:

1. a insatisfação no ambiente de trabalho é uma de suas causas.

2. é um fenômeno comportamental que designa as faltas dos colaboradores no trabalho.

3. é um fenômeno comportamental que designa as faltas e as substituições dos colaboradores no trabalho.

Dessas afirmativas, estão corretas:

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A literatura especializada sugere que é possível uma pessoa ter um alto comprometimento profissional e um baixo comprometimento organizacional. Quanto a essa correlação que se estabelece entre ambos, é correto afirmar que:

1. o comprometimento profissional é um vínculo emocional que a pessoa tem com sua profissão.

2. o comprometimento organizacional reflete o senso de lealdade ao empregador.

3. o comprometimento profissional é um vínculo emocional com a profissão e um envolvimento com o trabalho na organização. Dentre essas afirmativas,

estão corretas:

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2 e 3.

Benefícios provenientes de estudos em comportamento organizacional não chamam a atenção tão imediatamente como aqueles provenientes de áreas como contabilidade, marketing, vendas, compras ou sistemas de informação. Isso se deve ao fato de que o segundo e o primeiro se relacionam, respectivamente:

  • A.

    ao processo do trabalho profissional e administrativo e o modo de condução.

  • B.

    ao processo do trabalho profissional e administrativo e o modo de conduzir esse trabalho.

  • C.

    ao conteúdo do trabalho profissional e administrativo e o processo de conduzir esse trabalho.

  • D.

    ao conteúdo do trabalho administrativo e os conteúdos de campos funcionais.

  • E.

    a estudos de campos funcionais e estudos de conteúdos.

Acerca da abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens a seguir.

O enfoque sistêmico das organizações abrange três níveis de análise: social, de comportamento individual e de comportamento organizacional, que se sobrepõem em determinados aspectos, pois envolvem características comuns entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de grupos e equipes, julgue os itens a seguir.

A dependência entre membros de equipes de trabalho pode resultar em maior ou menor efetividade, dependendo dos aspectos do trabalho em relação aos quais se apresenta.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de grupos e equipes, julgue os itens a seguir.

Equipes de trabalho nas quais os membros foram convidados a participar e não foram obrigados a fazer parte dela são mais eficazes na realização de suas tarefas que equipes nas quais os membros são designados independentemente da sua preferência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de grupos e equipes, julgue os itens a seguir.

Uma vez que as equipes de trabalho são unidades de desempenho constituídas com o objetivo de alcançar metas prioritariamente definidas pela organização, a magnitude do controle externo exercido pelos gestores é proporcional à probabilidade de sucesso no desempenho da equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado
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