Lista completa de Questões sobre Comportamento Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a perspectiva do racionalismo, no comportamento humano predominam os elementos universais sobre elementos singulares.
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A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.
Define-se sofrimento humano no trabalho como comportamento reflexo das emoções de tristeza, raiva, medo, insegurança, frustração e mágoa vivenciadas no ambiente profissional.
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A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.
A situação de crise no trabalho desperta no indivíduo estados alterados de consciência, à medida que o trabalhador se defende das ameaças do ambiente externo.
O estudo do comportamento organizacional envolve três níveis hierárquicos de abordagem: a macroperspectiva, a perspectiva intermediária e a microperspectiva do comportamento organizacional. A perspectiva intermediária do comportamento organizacional trata do comportamento
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Julgue os itens subsequentes, relativos à função das normas e das formas organizativas para a integração grupal.
No ambiente de trabalho, a desestruturação do coletivo e da cooperação evidencia um sistema organizativo perverso.
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No que se refere a relações humanas para psicologia institucional, julgue os itens seguintes.
A liderança constitui fator mobilizador de sofrimento nos casos em que seu exercício bloqueia a participação dos subordinados nas decisões e dificulta a integração grupal.
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No que se refere a relações humanas para psicologia institucional, julgue os itens seguintes.
O narcisismo secundário, por representar uma dificuldade de abandono da onipotência e resultar em um estilo de liderança autoritário, dificulta as relações humanas em equipes multiprofissionais.
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Ao atuar em psicologia institucional, o psicólogo insere-se em equipes multiprofissionais e intervém em equipes de trabalho para promover a saúde mental de seus membros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A prática de assédio moral em equipes multiprofissionais constitui estratégia para o fortalecimento do coletivo e da cooperação.
O líder tem um papel importante no desenvolvimento de equipes de trabalho. Existem cinco fases observáveis no desenvolvimento de equipes de trabalho: 1) Formação; 2) Confusão/Conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração. As tarefas dos líderes são distintas em cada uma destas fases.
Uma equipe de engenheiros de sistema da Empresa X foi formada para cumprir a tarefa de criar um software para a empresa. No final desse processo de trabalho, a equipe chega à fase de desintegração. Nessa fase, o líder dessa equipe tem como uma de suas tarefas:resolver questões suscitadas pela dinâmica do poder e da autoridade.
estabelecer um processo de transição, tratando a fase em que a equipe se encontra como um processo natural.
estimular os membros da equipe a trabalharem de forma cooperativa.
adaptar o papel da liderança com o objetivo de dar mais independência à equipe na realização do trabalho.
monitorar o progresso do trabalho, atualizando os métodos e procedimentos de trabalho coletivo.
O conceito de feedback migrou da eletrônica e ganhou sua importância nos estudos das relações interpessoais. Ele se coloca como uma ferramenta no desenvolvimento das competências interpessoais, ajudando nas mudanças comportamentais. Para o feedback ser uma ferramenta útil, deve ser usado de forma específica.
A partir dessa ideia, considere as situações de feedback relatadas abaixo.
Situação A: No meio de uma tarefa realizada em grupo, José diz a André: Você é um péssimo chefe, pois é egocêntrico e grosseiro.
Situação B: Josefina afirmou à sua colega de trabalho: Novamente, você impôs sua opinião sem aceitar as críticas dos outros membros do grupo.
Analisando essas situações, conclui-se pela possibilidade de ser útil o feedback da(s)
situações A e B, pois descreveram o comportamento dos sujeitos avaliados.
situações A e B, pois foram descritivas, gerais e dirigidas.
situação A, pois foi muito específica.
situação B, pois foi dirigida e específica.
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