Questões sobre Comportamento Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comportamento Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a perspectiva do racionalismo, no comportamento humano predominam os elementos universais sobre elementos singulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.

Define-se sofrimento humano no trabalho como comportamento reflexo das emoções de tristeza, raiva, medo, insegurança, frustração e mágoa vivenciadas no ambiente profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.

A situação de crise no trabalho desperta no indivíduo estados alterados de consciência, à medida que o trabalhador se defende das ameaças do ambiente externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo do comportamento organizacional envolve três níveis hierárquicos de abordagem: a macroperspectiva, a perspectiva intermediária e a microperspectiva do comportamento organizacional. A perspectiva intermediária do comportamento organizacional trata do comportamento

  • A. do indivíduo ao trabalhar sozinho na organização, e de pequenos grupos multidisciplinares.
  • B. de grupos e de equipes na organização.
  • C. do sistema organizacional como uma totalidade, e do indíviduo na operação de equipamentos.
  • D. do mercado frente à organização, e da estrutura funcional aplicada.
  • E. dos clientes, em relação aos produtos/serviços da organização e da percepção dos indivíduos quanto à satisfação de fazerem parte da empresa.

Julgue os itens subsequentes, relativos à função das normas e das formas organizativas para a integração grupal.

No ambiente de trabalho, a desestruturação do coletivo e da cooperação evidencia um sistema organizativo perverso.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a relações humanas para psicologia institucional, julgue os itens seguintes.

A liderança constitui fator mobilizador de sofrimento nos casos em que seu exercício bloqueia a participação dos subordinados nas decisões e dificulta a integração grupal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a relações humanas para psicologia institucional, julgue os itens seguintes.

O narcisismo secundário, por representar uma dificuldade de abandono da onipotência e resultar em um estilo de liderança autoritário, dificulta as relações humanas em equipes multiprofissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao atuar em psicologia institucional, o psicólogo insere-se em equipes multiprofissionais e intervém em equipes de trabalho para promover a saúde mental de seus membros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A prática de assédio moral em equipes multiprofissionais constitui estratégia para o fortalecimento do coletivo e da cooperação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O líder tem um papel importante no desenvolvimento de equipes de trabalho. Existem cinco fases observáveis no desenvolvimento de equipes de trabalho: 1) Formação; 2) Confusão/Conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração. As tarefas dos líderes são distintas em cada uma destas fases.

Uma equipe de engenheiros de sistema da Empresa X foi formada para cumprir a tarefa de criar um software para a empresa. No final desse processo de trabalho, a equipe chega à fase de desintegração.

Nessa fase, o líder dessa equipe tem como uma de suas tarefas:

  • A.

    resolver questões suscitadas pela dinâmica do poder e da autoridade.

  • B.

    estabelecer um processo de transição, tratando a fase em que a equipe se encontra como um processo natural.

  • C.

    estimular os membros da equipe a trabalharem de forma cooperativa.

  • D.

    adaptar o papel da liderança com o objetivo de dar mais independência à equipe na realização do trabalho.

  • E.

    monitorar o progresso do trabalho, atualizando os métodos e procedimentos de trabalho coletivo.

O conceito de feedback migrou da eletrônica e ganhou sua importância nos estudos das relações interpessoais. Ele se coloca como uma ferramenta no desenvolvimento das competências interpessoais, ajudando nas mudanças comportamentais. Para o feedback ser uma ferramenta útil, deve ser usado de forma específica.

A partir dessa ideia, considere as situações de feedback relatadas abaixo.

Situação A: No meio de uma tarefa realizada em grupo, José diz a André: “Você é um péssimo chefe, pois é egocêntrico e grosseiro”.

Situação B: Josefina afirmou à sua colega de trabalho: “Novamente, você impôs sua opinião sem aceitar as críticas dos outros membros do grupo”.

Analisando essas situações, conclui-se pela possibilidade de ser útil o feedback da(s)

  • A.

    situações A e B, pois descreveram o comportamento dos sujeitos avaliados.

  • B. situações A e B, pois foram compatíveis com as necessidades de todos os envolvidos.
  • C.

    situações A e B, pois foram descritivas, gerais e dirigidas.

  • D.

    situação A, pois foi muito específica.

  • E.

    situação B, pois foi dirigida e específica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...