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Do ponto de vista da psicodinâmica do trabalho, o sofrimento afetivo experimentado pelo corpo na atividade laboral
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Projeto a ser desenvolvido ou objetivo a ser alcançado, membros, tecnologia ou formas de desempenho das tarefas associadas às ferramentas utilizadas caracterizam equipes
de desenvolvimento.
temporárias.
de solução de problemas.
multifuncionais.
de trabalho.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação à pluralidade ou diversidade cultural nas organizações, assinale a opção correta.
Preconceito refere-se à generalização de crenças acerca das características positivas, negativas ou neutras de pessoas e grupos sociais que atuam nas organizações.
A igualdade de oportunidades, o tratamento igualitário e o cumprimento de requisitos legais nas organizações são exemplos de ações da gestão da diversidade baseada no acesso e legitimidade.
Estereotipia organizacional refere-se a uma atitude negativa das pessoas, com grande carga afetiva, em relação às características de outras pessoas ou grupos sociais atuantes nas organizações identificadas como fraquezas.
A gestão da diversidade baseada na discriminação e justiça focaliza aspectos como equiparação das diferenças e aumento da participação de grupos diversos.
O gerenciamento da diversidade nas organizações busca desenvolver e estabelecer normas que valorizem as diferenças entre os grupos com vistas à melhoria da efetividade organizacional.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne a psicodinâmica do trabalho, julgue os itens a seguir.
Em alguns casos, pode-se entender a depressão, o alcoolismo e até o suicídio como patologias sociais ligadas ao contexto do trabalho.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, referentes a qualidade de vida no trabalho.
O ritmo de trabalho, determinado pela prescrição da tarefa, pode ser desencadeador de estresse laboral caso o empregado tenha pouco ou nenhum controle sobre o próprio ritmo de trabalho e, embora provoque estresse, tal situação não altera o estado fisiológico do empregado.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, referentes a qualidade de vida no trabalho.
A ambiguidade de papéis no trabalho, como a falta de clareza sobre as funções e responsabilidades pertinentes ao empregado, contribui para o estresse no trabalho.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a trabalho em equipe e relações humanas, assinale a opção correta.
Na constituição de equipe interprofissional, a afinidade entre os membros é o único parâmetro a ser utilizado para avaliar a adequação do trabalho em equipe.
A despersonalização, comportamento defensivo no local de trabalho, consiste em tratar as pessoas como objetos, distanciarse dos problemas, não considerar as idiossincrasias de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas.
O trabalho em equipe gera conflitos de relações interpessoais, denominados conflitos disfuncionais, que ocorrem estritamente porque os indivíduos possuem percepções, crenças e valores diferentes, os quais são naturalmente incompatíveis com o trabalho em conjunto.
No trabalho em equipe interprofissional, a presença de diversas especializações contribui para a diluição de competências e atribuições profissionais.
Para que sejam evitados os conflitos de relacionamento interpessoal nas equipes, os indivíduos devem trabalhar em lócus diferenciados e apresentar atitudes de lealdade, obediência, dedicação, disciplina e colaboração para com os superiores.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação aos conflitos característicos das relações interpessoais e grupais, assinale a opção correta.
A ausência de qualquer tipo de conflito indica bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, competência.
A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e na implantação das estratégias mais adequadas para se evitar conflitos no contexto das relações humanas.
A mediação e a arbitragem são formas de resolução de conflitos que dependem da atuação de uma terceira pessoa não envolvida diretamente no conflito.
Experimentos com grupos sociais mostram que reduzir a interdependência de funções e desvincular atuação de metas comuns, eliminando-se os objetivos de ordem superior, são ações que promovem a cooperação nas relações intergrupais.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os conflitos intragrupos podem ser classificados em conflitos de tarefas ou de relacionamento. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
É fácil distinguir o conflito de tarefas do conflito de relacionamento: a percepção individual da existência de tais fenômenos é delimitador eficaz da origem e da natureza do conflito.
Geralmente, o conflito de relacionamento influencia o desempenho efetivo da equipe de forma tão negativa quanto os conflitos de tarefa.
Níveis elevados de satisfação e comprometimento dos membros com as equipes influenciam positivamente a crença desses membros de que a equipe é efetiva, bem como a negociação e a cooperação entre esses membros e a administração dos conflitos que surgem durante os processos de trabalho.
Quando vivenciam altos níveis de interdependência de resultados, os membros da equipe são capazes de compreender que os colegas constituem peças fundamentais na consecução dos objetivos de trabalho propostos, o que minimiza os conflitos no grupo.
Não se observa relação negativa entre conflitos intragrupais, interdependência de tarefas e características afetivas da equipe.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere às relações interpessoais em equipes interprofissionais, assinale a opção correta.
O ambiente de trabalho interfere no comportamento das pessoas, o que, por sua vez, influencia nas relações interpessoais e, supostamente, nos resultados das empresas; por isso, é o fator que mais contribui para a existência de conflitos nas organizações.
Nas equipes de trabalho, em decorrência de sua estrutura, a dependência entre os seus membros está diretamente relacionada ao grau de conflito entre eles.
Fenômeno inerente ao contexto das organizações e das equipes, o conflito intragrupal associa-se, estritamente, a aspectos negativos como a redução da coesão grupal e à diminuição dos níveis de desempenho.
As equipes de trabalho são compostas por pessoas com percepções, valores e ideias diferentes, mas isso não significa que essas equipes, necessariamente, passarão por fases de conflito.
Como as equipes são consideradas unidades mais complexas que os grupos, por haver maior nível de inter-relação entre os membros, elas tornam-se mais suscetíveis a conflitos interpessoais.
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