Questões sobre Geral

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O adolescente pode ter um comportamento delinqüente quando:

  • A.

    os pais concedem a independência aos filhos;

  • B.

    a criança se identifica com os ideais mais elevados que aqueles realizados pelos pais;

  • C.

    as fraquezas dos pais são vistas pela primeira vez;

  • D.

    os pais reagem ao comportamento do adolescente de forma autoritária ou indiferente;

  • E.

    os pais são permissivos, meigos e carinhosos.

Sobre a realização de anamnese no contexto hospitalar, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O termo `anamnese´, do grego "mnesis", significa "memória". Nesse sentido, o psicólogo deve considerar que não há como resgatar do paciente essa "memória", no espaço hospitalar.

  • B.

    Deve ser utilizada preferencialmente com pacientes de ambulatório e conduzida de forma a auxiliar no planejamento da psicoterapia e, posteriormente, como fonte de dados para a pesquisa.

  • C.

    O psicólogo deve estar consciente de que o contexto hospitalar é outro, bem diferenciado do contexto clínico, devendo deixar as anamneses para serem realizadas em consultórios particulares.

  • D.

    Para que a anamnese seja realizada de modo adequado, o psicólogo não deve deixar de interrogar minuciosamente seu paciente sobre cada item da seqüência de seu material.

  • E.

    Após a coleta de dados realizada com a ajuda da anamnese, o psicólogo hospitalar deve identificar a queixa principal do paciente, visto que esta será idêntica ao foco do seu trabalho.

De modo geral, os objetivos das técnicas selecionadas na prática da terapia cognitiva são eliciar, examinar, testar e modificar pensamentos e emoções. Estão entre as técnicas mais citadas

  • A.

    a dramatização, a auto-biografia, a colagem e a modelação.

  • B.

    a reflexão em grupo, as tarefas dirigidas, o psicodrama e o treinamento de atitudes sociais.

  • C.

    a consideração incondicional, a compreensão empática e a exposição gradual.

  • D.

    a prescrição terapêutica, o escalonamento de estresse e a mudança espacial na sessão.

  • E.

    a modelação, as tarefas graduadas, o desenvolvimento e o treinamento de habilidades sociais e o auto-reforçamento.

Durante a segunda infância, é pequena a ênfase atribuída às atividades sexuais, por isso a criança se concentra em outras atividades. Dá-se a este fato o nome de:

  • A.

    maturidade;

  • B.

    sentimento edipiano;

  • C.

    regressão;

  • D.

    sublimação;

  • E.

    identificação.

No contexto hospitalar, o uso do diagnóstico é considerado:

  • A.

    desvio da tarefa, pois não cabe ao psicólogo hospitalar usar diagnóstico no hospital.

  • B.

    desvio da tarefa, pois não cabe ao psicólogo hospitalar usar diagnóstico no hospital.

  • C.

    limitado, pelo fato de que no hospital o psicólogo não pode dispor dos recursos necessários e de um ambiente apropriado para realizá-lo.

  • D.

    instrumento fundamental do método clínico, que objetiva diagnóstico, investigação, orientação e pesquisa.

  • E.

    irrelevante, pois os aspectos mais importantes de uma entrevista psicológica para um diagnóstico não têm como ser abordados, no caso de pessoas hospitalizadas.

W. R. Bion usou o termo rêverie para designar

  • A.

    as primitivas impressões sensoriais e experiências emocionais que, como elementos β, não se prestam ainda à utilização como pensamentos propriamente ditos (conceitos e abstrações), mas sim para serem evacuados, fora (nos actings e nos supostos básicos dos grupos) ou dentro do organismo ("estados psicossomáticos").

  • B.

    um estado da mente que, juntamente com os estados de "estupidez" e de "curiosidade", os quais compõem uma tríade presente nas personalidades psicóticas, resulta de onipotência e onisciência compensadoras de falhas e vazios, sendo a contraparte de um sadio sentimento de orgulho.

  • C.

    a capacidade indispensável ao psicanalista, a fim de que ele possa suportar as dúvidas, incertezas e o "não saber" de uma situação analítica.

  • D.

    a capacidade da mãe (ou do psicanalista) de permanecer em uma atitude de poder receber, acolher, descodificar, significar, nomear as angústias do filho (paciente) e, somente depois, então, poder devolvêlas devidamente desintoxicadas.

  • E.

    processos em que a função simbólica começa, mas enfrenta tal dor psíquica que ela recua (a função) e produz elementos β, com traços de ego e superego, e, por conseqüência, a reversão da função α produz alucinações, fenômenos psicossomáticos e a mentalidade do suposto básico dos grupos.

O estudioso que sustenta a teoria de que "as tarefas da adolescência são a determinação da identidade sexual e ocupacional" é:

  • A.

    Hall;

  • B.

    Erikson;

  • C.

    Bandura;

  • D.

    Freud;

  • E.

    Simon Binet.

Em Psicologia, ao desenvolvimento satisfatório de um relacionamento entre o terapeuta e seu paciente dá-se o nome de:

  • A.

    contratransferência.

  • B.

    sedução.

  • C.

    rapport.

  • D.

    simpatia.

  • E.

    relação amigável.

A identificação projetiva foi definida por Melanie Klein, em 1946, como

  • A.

    objetos internos que se tornam uma parte do ego, realçam-no, e proporcionam habilidades, atitudes, qualidades e defesas com os quais o ego cria identificação com esses objetos internos.

  • B.

    a sustentação de estados contraditórios de sentimento no relacionamento com determinado objeto, diante da presença de uma dualidade de pulsões (libido e pulsão de morte).

  • C.

    um protótipo do relacionamento objetal agressivo, representando um ataque anal a um objeto, por forçar partes do ego neste, a fim de apoderar-se de seus conteúdos ou controlá-lo, ocorrendo na posição esquizo-paranóide, a partir do nascimento.

  • D.

    o impulso para reparar após a agressão, ocorrendo na posição esquizo-paranóide, no primeiro ano de vida.

  • E.

    partes separadas presentes na mente, correspondendo à manobras defensivas mais arcaicas do ego, viabilizadas pela manifestação da pulsão de morte.

Um grupo familiar, que possui uma boa rede de comunicação e que se desenvolve eficazmente em sua tarefa, no qual cada membro tem um papel específico atribuído e com plasticidade para assumir outros papéis, chama-se grupo:

  • A.

    familiar operante;

  • B.

    comunitário;

  • C.

    de interação;

  • D.

    operativo;

  • E.

    integrativo.

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