Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

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Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.

A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

Maria apresenta adequada apropriação de aquisições psíquicas e emocionais para a respectiva idade, advindas do desenvolvimento humano, ao questionar a mãe e ao propor negociações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.

A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

Antônia não precisaria avaliar a forma como lida com a filha, já que a reprodução da própria criação sem reflexão e ressignificação é suficiente para cuidar de Maria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.

A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

Analisando o caso clínico hipotético pela perspectiva psicanalítica, pode-se considerar que a maternidade atualiza as experiências advindas do desenvolvimento humano, que resulta das interações psíquicas e emocionais primordiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.

A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

Na abordagem winnicottiana, o analista deve oferecer ao paciente o que este não teve ao longo do desenvolvimento psíquico e emocional, criando processos que nunca existiram, capacidades e funções psicológicas, dotando o paciente de estruturas ausentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sullivan delineou seis estágios no desenvolvimento da personalidade antes do estágio final da maturidade. Esses seis estágios são típicos de culturas europeias ocidentais e podem ser diferentes em outras sociedades; assinale-os.

  • A. Pré-infância; infância; meninice; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final.
  • B. Infância; meninice; idade juvenil; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final.
  • C. Infância; meninice; pré-adolescência; adolescência inicial; adolescência; e, adolescência final.
  • D. Infância; meninice; pós-meninice; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final.

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. De acordo com Jean Piaget, a aquisição de conhecimento e crescimento intelectual estão associados à participação ativa da criança em experiências e vivências do dia a dia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. No que se refere aos estágios de desenvolvimento, a crise psicossocial de confiança básica versus desconfiança proposta por Erikson pode ser equiparada à fase oral postulada por Freud.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. Conforme a teoria psicossexual de Freud, o indivíduo é dominado por pulsões sexuais que buscam ser atendidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. Segundo Lacan, a forclusão do nome-do-pai é fundamental para que a perversão se instaure no indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. Winnicott propõe que as interferências na relação mãe-bebê podem provocar distúrbios de personalidade e do desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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