Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a responsabilidade pelo desenvolvimento de cada pessoa, Lacombe (2002, p. 393) considera que:


I. Cada pessoa é responsável por deu próprio desenvolvimento.

II. Se o funcionário tem interesse em desenvolver competências para determinada função, ele terá oportunidade, a qual será oferecida pela empresa.

III. As organizações agem como facilitadoras desse desenvolvimento, mas a iniciativa deve ser tomada pelo funcionário e desenvolver novas competências.

IV. As organizações estão incumbidas desse desenvolvimento, sendo estas as responsáveis em tomar a iniciativa e desenvolver novas competências em seus colaboradores.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II apenas
  • C. III apenas
  • D. IV apenas
  • E. II, IV apenas

Sobre o processo de desenvolvimento infantil, Piaget entende que:

I. As chaves do desenvolvimento são a própria ação do sujeito e o modo pelo qual isto se converte num processo de construção interna, isto é, de formação dentro de sua mente de uma estrutura em contínua expansão, que corresponde ao mundo exterior.

II. As estruturas psicológicas desenvolvem-se gradualmente no processo de interação com o ambiente e são compostas de uma série de esquemas integrados.

III. A criança é o próprio agente de seu desenvolvimento, sendo que os processos assimilativos gradualmente estendem seu domínio e a acomodação leva a modificações da atividade.

IV. Do equilíbrio dos fatores da assimilação e da acomodação advém uma adaptação ao mundo cada vez mais adequada e uma consequente organização mental.

  • A. Todas as alternativas estão corretas.
  • B. Somente as alternativas I e II estão corretas.
  • C. Somente as alternativas II e III estão corretas.
  • D. Somente as alternativas III e IV estão corretas.

De acordo com os postulados de Vygotsky acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem não é correto afirmar que:

  • A. Todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade.
  • B. No processo de desenvolvimento cognitivo da criança, a linguagem tem papel crucial, pois existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem.
  • C. A zona de desenvolvimento proximal representa a diferença entre a capacidade atual da criança de resolver problemas por si própria e a capacidade de resolvê-los futuramente também sem ajuda de outra pessoa.
  • D. Uma característica essencial do aprendizado é que ele desperta vários processos de desenvolvimento internamente, os quais funcionam apenas quando a criança interage em seu ambiente de convívio.

Na idade adulta, pode-se considerar psicologicamente ou comportamentalmente maduro quem:

  • A. é totalmente instável e coerente em seu comportamento, mas incapaz de mudanças adaptativas.
  • B. sabe distinguir quando está indefeso, à disposição de forças externas, e quando não está; e quando tem, pelo menos em parte, sob controle as circunstâncias da vida.
  • C. é incapaz de cuidar de si mesmo, de gerir sua própria experiência de vida, para torná-la satisfatória.
  • D. é incapaz de enfrentar acontecimentos adversos que o atingem e situações complexas que surgem.

Sobre os contextos educativos durante a adolescência, descritos por Oliva (2004), é incorreto afirmar:

  • A. Muitas vezes, ocorre, por parte do adolescente, a diminuição da motivação para as tarefas escolares, o não comparecimento às aulas ou o abandono da escola no início do Ensino Médio.
  • B. O sistema educacional apresenta certa incapacidade para se ajustar às necessidades do adolescente.
  • C. Em geral, as relações entre professores e alunos tornam-se mais intensas no período da adolescência, único ponto de prazer para os adolescentes na instituição escolar.
  • D. O adolescente passa a vivenciar novos interesses sexuais, conflitos com os pais, transtornos emocionais ou desenganos amorosos que funcionam como perturbadores potenciais para sua motivação escolar.

Sobre a adolescência e a Psicologia, analise as afirmativas a seguir.

I. As problemáticas dos adolescentes iniciam-se com as mudanças corporais, com a definição do seu papel na procriação e segue com mudanças psicológicas. Assim, para lidar com essas problemáticas, o adolescente tem que renunciar à sua condição de criança.

II. Na busca por sua identidade, o adolescente, busca a inserção em grupos heterogêneos. Ocorre um processo de identificação maciça com os componentes do grupo, no qual todos se identificam com cada um. Muitas vezes, o processo é tão intenso que o adolescente parece pertencer mais ao grupo de amigos do que ao grupo familiar.

III. Uma das tarefas fundamentais, concomitante à busca de identidade do adolescente, é a elaboração do luto pela perda dos pais da infância.

IV. Apenas quando o mundo adulto compreende adequadamente e facilita a tarefa evolutiva do adolescente, ele poderá desempenhar-se satisfatoriamente e gozar de sua identidade para construir uma personalidade mais sadia e eficaz.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. II e IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.

Uma leitura humanista, representada por Carl Rogers, indicaria que a chave para resolver os impasses pessoais vivenciados ao longo da vida poderia ser encontrada na figura do terapeuta, devendo ser o processo psicoterápico e a atuação do terapeuta a condição primordial para o encontro dessa chave. Nesse caso, somente a terapia poderia auxiliar crianças com problemas de ajuste social causados pelo estímulo recebido pela série infantil Peppa Pig, na fase inicial do desenvolvimento cognitivo humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.

O comportamento observável de pessoas e de animais representa o principal instrumento utilizado pelo behaviorismo de Skinner para compreender a personalidade humana. Nesse caso, é correto afirmar que Skinner concordaria com o resultado do estudo realizado pela Universidade de Harvard.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.

Willian James reconheceu que são necessários distintos modelos para investigar diferentes tipos de dados referentes à personalidade humana, e estava mais interessado na classificação desses resultados que no desenvolvimento de uma única abordagem unificada. James defendia que a educação dos professores não tinha implicações éticas e morais na vida dos alunos. Portanto, a série infantil não representaria danos à personalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.

Uma leitura holística da psicologia individual de Alfred Adler indicaria que os objetivos e as expectativas têm maior influência no comportamento humano que as experiências passadas, e que as pessoas são motivadas principalmente pelo objetivo de superioridade ou de conquista do meio. Nessa visão, o argumento do texto acerca do dano à personalidade não se sustenta, ou seja, as crianças poderiam continuar a assistir à Peppa Pig sem o risco do dano à personalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...