Questões sobre Psicologia Organizacional

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A liderança na organização envolve fazer com que os seguidores trabalhem visando as metas do grupo e não individuais, e é diferente de uma posição gerencial ocupada por designação. Segundo Krumm, a respeito de liderança, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Em instalações de trabalho do mundo real, o poder e a influência fazem parte de uma relação individualista entre os líderes e os seguidores.
  • B. Tanto os homens quanto as mulheres podem ser líderes eficazes, porém as pesquisas mostram que é mais comum que homens sejam vistos como tendo características de bons líderes.
  • C. As primeiras teorias da liderança focalizavam os traços necessários para um líder eficaz. Após um período de rejeição, essas teorias estão novamente sendo aceitas. O padrão motriz da liderança de McClelland é um exemplo de uma teoria dos traços.
  • D. O poder nas posições de liderança provém da posição (título do cargo) ou da pessoa (características e habilidades). Os três tipos de poder da posição são o poder legítimo, o poder de recompensa e o poder coercitivo. Os dois tipos de poder pessoal são o poder de especialização e o poder de referência.

As questões que envolvem a psicodinâmica do trabalho tornam-se pontos fundamentais de preocupação para os que lidam com saúde pública, sobretudo quando se sabe que a separação entre mente e corpo é apenas uma questão semântica, didática e que o conceito de saúde vai muito além do que a mera ausência sintomática de doenças. Para a psicologia organizacional atual, falar em trabalho e saúde psíquica são questões deveras debatidas; e, acerca das conclusões, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Dejours (1994) distingue dois tipos de sofrimento: o sofrimento criador e o sofrimento patogênico. Este último surge quando todas as possibilidades de transformação, aperfeiçoamento e gestão da forma de organizar o trabalho já foram tentadas, ou melhor, quando somente pressões fixas, rígidas, repetitivas e frustrantes configuram uma sensação generalizada de incapacidade.

( ) O trabalho não pode ser uma negatividade da vida, mas, muito pelo contrário, sua expressão, fator que o capitalismo, em suas mais variadas versões apresentadas no decorrer da história, não permitiu que ocorresse.

( ) As condições e as exigências do mercado de trabalho na atualidade rotinizam e amortecem o sentido da vida, deixando no corpo as marcas do sofrimento, que se manifestam nas mais variadas doenças ditas ocupacionais, além de atentar contra a saúde mental, em especial quando o psiquismo anquilosado em sua mobilidade faz com que a mente seja absorvida em formas de evitação do sofrimento.

( ) Quando as ações no trabalho são criativas possibilitam a modificação do sofrimento, contribuindo para uma estruturação positiva da identidade, aumentando a resistência da pessoa às várias formas de desequilíbrios psíquicos e corporais. Dessa forma, o trabalho pode ser o mediador entre a saúde e a doença; e o sofrimento criador ou patogênico.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, F, V.

O estudo da comunicação nas organizações é estreitamente vinculado ao estudo dos grupos nas organizações. Um dos usos mais comuns de grupos no trabalho envolve a tomada de decisão; como diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. A tomada de decisão em grupo pode assumir várias formas, dependendo da tarefa e do grupo. Para isso, a única afirmativa INCORRETA é:

  • A. Existem três tipos principais de tomadas de decisão em grupo: as decisões consultivas; as decisões democráticas; e, as decisões por consenso.
  • B. Em uma decisão por consenso, todos os membros concordam com a decisão. Alguns membros podem achar que outras opções seriam melhores, mas todos concordam em apoiar a decisão do grupo.
  • C. Na decisão consultiva o líder do grupo toma a decisão depois de receber input dos membros do grupo. Se o líder de uma comissão de saúde e segurança pedisse a todos os membros da comissão ideias sobre como impedir a violência no local de trabalho, examinasse as sugestões e depois escrevesse um memorando detalhando as práticas que seriam adotadas na empresa, essa seria uma decisão consultiva.
  • D. Em uma decisão democrática os membros do grupo não recebem autoridade para tomar a decisão por si mesmos. No exemplo da comissão de saúde e segurança, o grupo pode discutir alguns métodos e depois chegar a um acordo sobre qual método deve ser usado na empresa. O acordo geralmente é baseado no voto majoritário e, assim, alguns membros podem não concordar com a decisão tomada pelo grupo.

A psicologia organizacional caracteriza-se pela aplicação da teoria e da metodologia psicológica aos problemas das organizações e aos problemas de grupos e de indivíduos em ambientes organizacionais. Dentro da psicologia organizacional existem relevantes áreas de especialização. Acerca do tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Psicologia de pessoal é a área que lida com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação do desempenho e análise de cargos de pessoal. Geralmente, os psicólogos dessa área trabalham em departamento de recursos humanos.

( ) Psicologia organizacional propriamente dita: o foco recai nas influências do grupo sobre os empregados considerados individualmente. O empregado considerado individualmente ainda é de interesse, mas o principal tema de estudo é a influência que o grupo exerce sobre ele. Os psicólogos desta área podem estar interessados na estrutura da organização, nos padrões de comunicação, no efeito da diversidade entre os empregados, no clima e na cultura organizacional e nas tomadas de decisão em grupo. O psicólogo que trabalha nessa área, muitas vezes, atua como consultor que se incorpora a uma organização para um determinado projeto, em vez de ser empregado permanentemente, tal como seria um membro do RH.

( ) A terceira área de especialização é a engenharia dos fatores humanos ou ergonomia, que focaliza a interação entre o ser humano e a máquina no ambiente de trabalho. Essa área pode incluir o local de trabalho e o design de equipamentos, bem como problemas como programas de segurança. A utilização cada vez maior da tecnologia, como o computador, aumentou a necessidade de psicólogos organizacionais treinados em fatores humanos. Frequentemente o profissional que atua nessa área tem conhecimento tanto em engenharia quanto em psicologia.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, V, F.
  • C. V, F, V.
  • D. F, V, V.

Na Entrevista Comportamental por Competência, o entrevistador deve estar atento às respostas dos avaliados para certificar-se de que obtém material consistente. Por meio de instrumentos que auxiliam na condução da entrevista, das respostas dos avaliados, devem ser identificados e extraídos:

  • A. situação, tarefa, ação e resultado.
  • B. situação, tarefa, agilidade e retorno.
  • C. contexto, agilidade e resultado.
  • D. capacidade, atuação e retorno.
  • E. situação, tarefa, ação e retorno.

Uma entrevista de admissão havia sido feita por outro terapeuta, portanto, Beck não gastou tempo analisando os sintomas de Irene em detalhes ou colhendo uma história. Irene começou por descrever “seus estados tristes”. Beck quase imediatamente começou a provocar seus pensamentos automáticos durante esses períodos.

 A sequência está correta em

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, V, F.

No cotidiano das organizações, o conceito de competência é entendido como operativo e implica em várias ações. A esse respeito,

  • A. a competência pode ser atribuída a um ator específico dentro da organização, o colaborador. Deve estar pautada na mensuração rigorosa das habilidades dos colaboradores que colocam em prática o patrimônio de conhecimentos da organização.
  • B. ao colocar organização e pessoas lado a lado, verifica-se um processo ininterrupto de trocas de competências, no qual as pessoas colocam em prática o patrimônio de conhecimentos da organização, concretizando as competências organizacionais e as aprimorando.
  • C. por ser um conceito complexo e dinâmico, a competência deve ser avaliada por três aspectos: conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores. Ou seja, competências individuais, desconsiderando as competências organizacionais.
  • D. para que um sistema de gestão por competências seja orientado para o desenvolvimento e para a recompensa dos colaboradores de forma justa é necessário que as pessoas sejam individualmente avaliadas por sua formação, seu conhecimento técnico e suas atribuições.
  • E. há uma total independência entre as competências organizacionais e as individuais. O estabelecimento das últimas não deve estar vinculado à reflexão sobre as primeiras, uma vez que tais competências não são influenciadas mutuamente.

Organizações aprendentes podem ser identificadas quando:

I. Facilita o aprendizado de todos os seus membros.

II. Está sempre se transformando.

III. Em seu núcleo estão disciplinas que constituem programas de longo prazo de desenvolvimento, aprendizado e prática organizacional.

IV. Vive um ciclo de eterna mudança.

V. Tem pensamento sistêmico.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. II, III, IV apenas
  • C. I, II, V apenas
  • D. III, IV apenas
  • E. I, III, IV, V apenas

Sobre educação profissional, assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se da educação que se faz de modo institucionalizado e que forma o indivíduo para uma profissão no mercado de trabalho
  • B. É a educação institucionalizada ou não, que intenciona preparar o indivíduo para a vida profissional mediante a integração de partes distintas que são interdependentes
  • C. Refere-se à educação que qualifica o individuo para um exercício profissional que será exercido futuramente
  • D. Tem intrínseca relação com a adaptação do profissional para exercício de cargo ou função
  • E. É um tipo de educação que poderá ser vivenciada, tanto em espaços escolares, quanto dentro de organizações

Para Chiavenato, as organizações constituem sistemas complexos destinados a atingir objetivos igualmente complexos e diferenciados. Por isso, ocorre a divisão do trabalho e a especialização de atividades dos órgãos e dos participantes.

Quanto aos níveis da organização, eles podem ser analisados sob três diferentes níveis hierárquicos, são eles: _____________, _____________, _____________.

Assinale a alternativa que completa a sentença corretamente.

  • A. institucional, intermediário e operacional.
  • B. racionalidade, operacionalidade e institucionalidade.
  • C. seleção ambiental, percepção ambiental, fronteiras ambientais.
  • D. tecnológico, político, social.
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