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Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Marque a alternativa que não corresponde a uma definição, uma característica ou a um componente de um programa de bem estar adotado pelas organizações
São geralmente adotados por organizações que procuram prevenir problemas de saúde de seus funcionários
Ajudam os funcionários a identificar riscos potenciais de saúde.
Educam os funcionário a respeito de ricos de saúde tais como pressão arterial elevada, fumo, obesidade e estresse.
Encorajam os funcionários a modificar seu estilo de vida por meio da inclusão de exercícios e alimentação equilibrada.
Todas as modalidades de programas de bem estar resultam em custos muito elevados para a organização que os adota.
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Considere a seguinte definição: "Destina-se a reproduzir as características essenciais do mundo real necessárias para produzir o aprendizado e a transferência." Essa definição refere-se ao método de treinamento chamado de:
Rodízio de cargos.
Palestras
Simulação
Treinamento baseado na Internet.
Treinamento em serviço.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As relações entre os colaboradores da Escola ABC são relações
de interesse.
destrutivas.
de medo.
ocasionais.
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Leia as afirmativas abaixo acerca do modelo de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de Richard Walton:
I - A QVT é afetada pelas condições de segurança e saúde no trabalho, que envolve as dimensões de jornada no trabalho e ambiente físico adequado.
II - A QVT não é influenciada pelas oportunidades de crescimento contínuo e estabilidade no emprego.
III - O trabalho não deve absorver todo o tempo e energia do trabalhador em detrimento de sua vida particular.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta dos itens do quadro acima:
I é falso
II é falso.
III é falso
II e III são falsos.
I, II e III são falsos
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Com relação ao treinamento de pessoas nas organizações, é correto afirmar:
É um processo de pouca importância para a organização e que apenas apresenta-se como um custo desnecessário para a mesma.
O desenho de um processo de treinamento começa com uma análise das necessidades de treinamento e termina com a avaliação dos resultados do treinamento.
Não se faz necessário definir objetivos para o treinamento a ser realizado.
A escolha dos métodos de treinamento não é relevante para a qualidade do treinamento a ser desenvolvido
A avaliação das necessidades de treinamento possui apenas duas etapas: análise organizacional e análise da tarefa.
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A comunicação entre os colaboradores, na situação hipotética da Escola ABC, é denominada comunicação
limitada.
deficiente.
bilateral.
excessiva.
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Com relação à qualidade de vida no trabalho pode-se afirmar que a mesma envolve uma série de fatores. Marque o item que não corresponde a um desses fatores:
A satisfação com o trabalho executado.
O reconhecimento pelos resultados alcançados.
A qualidade das relações interpessoais estabelecidas na organização.
O ambiente físico e psicológico do trabalho.
A possibilidade de sempre vencer os demais membros do grupo ao qual se pertence.
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Considere as afirmativas abaixo acerca do modelo de comprometimento organizacional de Allen e Meyer:
1. Afirma-se que o comprometimento de um modo geral reflete a relação do funcionário com a organização e influencia na decisão de continuar ou não na organização.
2. O componente afetivo do comprometimento refere-se ao vínculo emocional e à identificação do funcionário com a organização.
3. O componente de permanência diz respeito ao sentimento de obrigação do funcionário em permanecer na organização.
Assinale a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente 1 é verdadeira.
Somente 2 é verdadeira.
Somente 3 é verdadeira
Somente 1 e 2 são verdadeiras
1, 2 e 3 são verdadeiras.
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A motivação presente entre os colaboradores, na situação hipotética da Escola ABC, pode ser identificada como motivação
inexistente.
baixa.
média.
alta.
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Os chamados métodos de treinamento off-site são um conjunto de métodos que permitem que o indivíduo aprenda a realizar um trabalho fora do local de trabalho. Escolha a alternativa que não corresponde a um tipo de método off-site:
Palestras
Simulação
Dramatização
Treinamento informatizado.
Treinamento de aprendiz
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