Questões sobre Psicologia Organizacional

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De acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades de A. H. Maslow o nível mais básico de necessidades inclui as que são primárias ou fisiológicas. Enquanto estiverem insatisfeitas, elas têm exclusividade de poder de motivação e monopolizam o comportamento

  • A. inconsciente da pessoa.
  • B. pré-consciente da pessoa.
  • C. consciente da pessoa.
  • D. de esquiva da pessoa.
  • E. de fuga da pessoa.

Para fazer a mudança organizacional, torna-se necessário propor algumas condições às pessoas, entre elas

  • A. aprender a ampliar sua rede de relacionamentos; aprender a conviver com a incerteza; e desenvolver uma perspectiva diferente de encarreiramento.
  • B. especificar as oportunidades de aprendizagem; direcionar o encarreiramento; e reforçar o poder de liderança dos gestores gerando maior credibilidade para os colaboradores envolvidos no processo de mudança.
  • C. especificar as oportunidades de desenvolvimento; diagnosticar interesses divergentes; e aplicar práticas de recursos humanos consagradas.
  • D. manter expectativas sobre o emprego; adotar relações de trabalho que privilegiem a supervisão; e especificar oportunidades de encarreiramento.
  • E. manter expectativas sobre o emprego; aumentar os níveis hierárquicos; e adotar relações de trabalho que privilegiem a supervisão.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “As ‘organizações virtuais’ referem-se a uma nova forma organizacional caracterizada por uma coleção permanente ou temporária de indivíduos, grupos e departamentos organizacionais dispersos geograficamente, que não pertencem a uma mesma organização, ou uma organização na sua totalidade, que são dependentes de comunicação eletrônica para conduzir seus processos de produção.”

ENQUANTO

II. “Uma equipe virtual de forma similar a qualquer equipe é um grupo de pessoas que interagem em tarefas interdependentes guiadas por um propósito comum. Diferente das equipes convencionais, uma equipe virtual trabalha entre limites espaciais, temporais e organizacionais, cujos vínculos são reforçados por tecnologia de redes de comunicação.”

São consideradas como principais características sobre a organização virtual, EXCETO:

  • A. Confiança.
  • B. Excelência.
  • C. Integração.
  • D. Oportunismo.
  • E. Ausência de limites.

A era da informação trouxe dinamismo, mudança e competitividade, o que gerou a necessidade de ajuste nos processos de avaliação de desempenho. Três principais tendências a serem aplicadas, a partir de agora, aos processos de avaliação de desempenho, são:

  • A. a competência técnica passa a ser supervalorizada; a análise das atitudes e comportamentos passa a ser essencial no processo de avaliação de desempenho; e a competência intragrupal torna-se a mais importante a ser avaliada no contexto de conquista de resultados diferenciados.
  • B. os processos de avaliação do desempenho de incidentes críticos passam a ser os mais utilizados; a avaliação de 360° é desestimulada pela baixa objetividade; e a competência técnica passa a ser supervalorizada.
  • C. os indicadores tendem a ser sistêmicos; a avaliação do desempenho torna-se um elemento integrador das práticas de Recursos Humanos; e a avaliação do desempenho está cada vez mais enfatizando resultados, metas e objetivos do que comportamentos.
  • D. o método de incidentes críticos tende a ser o mais utilizado; os indicadores de comportamentos individuais serão os mais valorizados; e a integração entre o processo de avaliação do desempenho e o pagamento de bônus passa a ser aplicado de maneira oficial.
  • E. o método de pesquisa de campo tende a ser o mais utilizado; os indicadores de boas práticas no ambiente de trabalho passam a ser os mais recomendados; e a integração entre o processo de avaliação do desempenho e a política de mérito passam a ser adotadas por todas as empresas.

Trata-se do tipo de líder que exige submissão imediata e pode ser resumido na frase "faça o que eu mando". Movido por resultados, iniciativa e autocontrole, funciona melhor numa crise, quando é preciso "virar a mesa", ou com funcionários problemáticos. É denominado líder

  • A. coercitivo.
  • B. afiliativo.
  • C. marcador de ritmo.
  • D. treinador.
  • E. coach.

O processo de comunicação é composto de cinco elementos. O decodificador é o equipamento situado entre o canal e o

  • A. facilitador.
  • B. transmissor.
  • C. codificador.
  • D. emissor.
  • E. destino.

As informações a respeito do cargo que se pretende preencher podem ser obtidas através de seis maneiras: descrição e análise do cargo; aplicação da técnica de incidentes críticos; requisição do empregado; análise do cargo no mercado; hipótese de trabalho; e

  • A. discrepância entre vagas existentes.
  • B. estrutura organizacional presente.
  • C. avaliação de desempenho.
  • D. competências individuais requeridas.
  • E. referências individuais apresentadas.

 

Considerando o termo QVT, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O autor Georges Friedmann foi um nome importante na história da QVT. Ele escreveu Problemes humains du machinisme industriel, na França, em 1946.

( ) As iniciativas de QVT tem dois objetivos: direcionar a produtividade para seus devidos destinos de melhorar a QVT, se esta estiver trazendo insatisfação para os trabalhadores.

( ) O autor Walter Galeson define QVT como um termo amorfo, que inclui um grande número de conceitos e atividades, entre eles: círculos de qualidade, equipes de participação na gerência, humanização e reestruturação do trabalho e ênfase na criatividade do empregado.

( ) Para o autor William Westley, as dimensões existentes e que devem ser consideradas dentro da QVT estão situadas em quatro ambientes: político, psicológico, individual e coletivo.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F, V.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, V, F.
  • D. V, V, F, V.

São fatores que integram os conceitos teóricos da satisfação no trabalho em uma abordagem multidimensional, EXCETO:

  • A. Chefia.
  • B. Colegas.
  • C. Trabalho.
  • D. Antecedentes.

No que se refere à atuação do psicólogo organizacional em processos de recrutamento e seleção de pessoas, julgue os itens subsequentes. As boas práticas de recrutamento e seleção de pessoas nas organizações podem ser observadas quando uma pessoa procura emprego espontaneamente, não encontra vaga, mas é orientada a deixar seu currículo para futuras oportunidades na organização, além de ser devidamente informada sobre os próximos processos seletivos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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