Questões sobre Psicologia Organizacional

Lista completa de Questões sobre Psicologia Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Kenneth Thomas (1976) propõe um modelo que retrata cinco estilos de administrar conflitos, considerando duas variáveis: a assertividade e a cooperação. O estilo de compromisso reflete

  • A. uma combinação de ambas as variáveis de assertividade e cooperação, ocorre quando cada parte aceita ganhos e perdas para a solução de conflitos.
  • B. alto grau de cooperação entre as partes, para suavizar o conflito e manter a harmonia das relações interpessoais.
  • C. alto grau de assertividade para impor o próprio interesse, ocorre uma competição do tipo ganhar/perder forçando o uso da autoridade.
  • D. alto grau de cooperação e assertividade, habilita ambas as partes a ganhar, utilizando a negociação para reduzir as diferenças.
  • E. baixo grau de assertividade e cooperação, ocorre atitude de fuga, onde a parte procura evitar situações de conflito e, busca outra saída.

Existem duas abordagens ao estudo da satisfação no trabalho: a abordagem

  • A. condicional e a abordagem situacional.
  • B. empírica e a abordagem condicional.
  • C. da satisfação e a abordagem do comprometimento.
  • D. sistêmica e a abordagem paralela.
  • E. global e a abordagem de facetas.

Idalberto Chiavenato aponta que a resistência à mudança organizacional pode ser consequência de aspectos

  • A. lógicos, psicológicos ou sociológicos.
  • B. processuais, logísticos ou valorais.
  • C. temporais, gerenciais ou funcionais.
  • D. motivacionais, estruturais ou metodológicos.
  • E. antropológicos, grupais e normativos.

Julgue os itens seguintes, no que concerne a pesquisa e intervenção sobre necessidades humanas em psicologia do trabalho.

O acolhimento é uma ferramenta importante para a pesquisa das necessidades e suas relações com variáveis do contexto de trabalho, como motivação e liderança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Três fatores influenciam as decisões éticas em uma organização:

  • A. política vigente, bem-estar dos funcionários e resultados da empresa.
  • B. diversidade de princípios, legislação e expectativa ética dos clientes.
  • C. imagem pública, procedimentos administrativos e sanções diciplinares.
  • D. intensidade ética, desenvolvimento moral e definição de princípios éticos.
  • E. visibilidade da empresa, exigências de mercado e prática de negócios.

Com base no trabalho de Mowday, Steers e Porter (1979) considera-se que o comprometimento organizacional possui três componentes:

  • A. aceitação dos objetivos organizacionais, disposição para trabalhar com afinco pela organização e desejo de permanecer na organização.
  • B. satisfação com a vida em geral, aceitação das políticas e normas da organização e identificação de desempenho diferenciado da organização.
  • C. disposição para administrar os conflitos de relacionamento, satisfação com a remuneração recebida e orgulho de pertencer à organização.
  • D. satisfação com as condições de trabalho, respeito pela liderança e presença de desafios futuros.
  • E. percepção de ambiente justo e igualitário, desejo de autorrealização e presença de políticas que garantam a segurança dos trabalhadores.

A teoria das lideranças carismáticas aponta que os seguidores dos líderes carismáticos atribuem a eles capacidades heroicas. Estudos revelam que esses líderes possuem certas características-chave, tais como:

  • A. visão de um futuro melhor, aceitação de risco pessoal, sensibilidade para as necessidades dos liderados e comportamentos não convencionais para a função.
  • B. capacidade de comunicar-se com o corpo, teatralidade na expressão das ideias, iniciativas surpreendentes quando assistidos pelos liderados e aparência física excessivamente cuidada.
  • C. oratória impecável quanto à dicção, histórico de sofrimento pessoal, empatia e senso de justiça exacerbado.
  • D. percepção original dos problemas, capacidade de estabelecer prioridades e foco na solução de problemas.

A inteligência emocional tem demonstrado estar positivamente relacionada ao desempenho no trabalho em todos os níveis, mas parece ser mais relevante nas funções que demandam um alto grau de interação social. Os grandes líderes demonstram sua inteligência emocional exibindo

  • A. inteligência prática, orientação para metas, capacidade de falar em público e justiça.
  • B. autoconsciência, autogerenciamento, automotivação, empatia e habilidades sociais.
  • C. liderança para mudanças, pensamento inovador, pensamento lógico e orientação para metas.
  • D. senso democrático, liderança carismática e sensibilidade para com as necessidades do outro.

Quando se fala de modelos organizacionais, entre os mais comuns está aquele que combina duas formas de departamentalização: a funcional e a por produto. Como ponto forte em determinado modelo, está a possibilidade de agrupar especialistas, o que minimiza o número necessário deles e tem como ponto fraco a dificuldade de coordenar as tarefas desses especialistas dentro dos prazos e orçamentos. O enunciado se refere à estrutura

  • A. simples
  • B. de equipe
  • C. matricial
  • D. burocrática

No setor público há necessidade de um novo perfil do profissional, mais preparado para as mudanças, eficiência e competitividade. Para tal, a mudança principal refere-se à evolução de atitudes e de comportamentos conhecida por

  • A. identificação.
  • B. cultura.
  • C. integralidade.
  • D. representação.
  • E. estratégias.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...