Questões sobre Psicologia Organizacional

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O principal recurso organizacional que tem por função promover a competitividade e a sustentabilidade garantindo a capacidade do trabalhador de participar ativa e proativamente dos negócios da empresa é

  • A. o conhecimento.
  • B. a modernização.
  • C. a globalização.
  • D. a tecnologia.
  • E. a gestão.

Detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que ele possa desempenhá-lo adequadamente, define a

  • A. descrição de cargos.
  • B. análise de cargos.
  • C. mediação de cargos.
  • D. modelagem de cargos.
  • E. avaliação de cargos.

O que o psicólogo deve estudar para chegar a uma boa organização em termos de comportamento organizacional?

  • A. Diagnóstico institucional e desempenho.
  • B. Sistema de trabalho e motivação.
  • C. Integração pessoa/trabalho e desempenho.
  • D. Desenvoltura no trabalho e entrosamento.
  • E. Formação e desenvolvimento dos grupos.

De acordo com Limongi França (2007), a qualidade de vida no trabalho representa

  • A.

    a capacidade de cada trabalhador buscar meios específicos que possam agregar valor ao seu fazer.

  • B.

    a necessidade de valorização das condições de trabalho, definição de procedimentos da tarefa em si, cuidado com o ambiente físico e dos bons padrões de relacionamento.

  • C.

    a atualização constante da tecnologia para o desenvolvimento do trabalho e de adequadas condições ergonômicas.

  • D.

    o estabelecimento de um bom nível de comunicação entre os diferentes níveis hierárquicos e salários satisfatórios.

  • E.

    um arranjo entre aspectos que envolvem o lazer e saúde, tais como: ambiente para descanso e lanche no ambiente de trabalho, assistência médica e odontológica, convênios com clubes.

Trata-se de um conjunto de prescrições, com relação àquilo que o trabalhador deve fazer, segundo determinadas normas e padrões de quantidade/qualidade e por meio de equipamentos e ferramentas específicas. Corresponde à

  • A. tarefa.
  • B. análise do cargo.
  • C. ação de planejamento de funções específicas.
  • D. ergonomia.
  • E. organização do trabalho.

Um líder ressonante

  • A. cria um ambiente de competição saudável, com foco no elevado desempenho.
  • B. está em sintonia com os sentimentos das pessoas e as conduz em uma direção emocional positiva.
  • C. tem elevado foco na adequação da pessoa ao cargo, gerando rápida adaptação.
  • D. preocupa-se em oferecer exemplo positivo tanto pro fissional como pessoal, fomentando boas práticas.
  • E. investe no aconselhamento da equipe e a investe de poder para executar suas atividades.

Para Larry E. Greiner, os estágios do ciclo de vida das organizações são sequenciais por natureza e têm progressão natural. Cada estágio passa para o seguinte em função de crises. No estágio de coletividade, a crise é a necessidade de

  • A. formalização.
  • B. liderança.
  • C. delegação.
  • D. revitalização.
  • E. ativação.

Para compreendermos como se dá a ação ergonômica e suas escolhas metodológicas é importante realizar a análise sobre as quais se fundamentam a sua prática. São três os pressupostos que norteiam a ação em ergonomia: a interdisciplinaridade, o envolvimento dos sujeitos e a análise de situações

  • A. anormais.
  • B. modificadas.
  • C. dissimuladas.
  • D. reais.
  • E. fluidas.

Estudos mostram que as causas e consequências das ausências no trabalho são afetadas pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação ao trabalho, sendo a motivação para a assiduidade afetada também pelas práticas organizacionais, por exemplo, como as recompensas oferecidas à assiduidade e as punições

  • A. à lentidão na execução das tarefas.
  • B. ao trabalho mal realizado.
  • C. ao absenteísmo.
  • D. comportamentais.
  • E. salariais.

Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. O desenvolvimento de estratégias para a articulação da produtividade e da qualidade de vida no trabalho pode ser feito pelas organizações com base na análise das relações entre cultura e saúde no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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