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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
De acordo com o método dialético de gerenciamento de conflitos, adequado para estimular o melhor entendimento de uma questão,
a solução do conflito pode decorrer da adoção, melhoria ou descontinuidade das propostas apresentadas.
uma pessoa é encarregada de criticar a proposta de solução apresentada na situação de conflito.
a crítica é apresentada aos principais tomadores de decisão.
qualquer informação adicional relevante às questões de conflito é considerada.
as pessoas defendem seus pontos de vista e debatem o mérito das propostas antes dos tomadores de decisão.
Na teoria da liderança situacional, a maturidade do subordinado é definida como
a capacidade para fixar metas elevadas, porém, alcançáveis; disposição para assumir responsabilidades; e educação e/ou experiência relevante.
um conjunto de habilidades operacionais que um subordinado possui para lidar com máquinas.
a predisposição do subordinado em assumir novas funções para que possa seguir carreira no mercado profissional.
um conjunto de habilidades instrumentais que um subordinado possui para lidar com máquinas.
a capacidade que um colaborador possui para assimilar atividades de média complexidade.
A liderança transacional
sugere que os líderes atuem em nove estilos situacionais de liderança baseados em resultados.
implica em remodelar estratégias organizacionais para que os subordinados alcancem resultados.
não é considerada uma liderança carismática, uma vez que se propõe a identificar os níveis de desenvolvimento dos colaboradores para que o líder consiga obter melhores resultados.
leva em consideração a preocupação dos líderes em atuar com foco nos resultados.
refere-se às trocas diárias que ocorrem entre líderes e subordinados, ao desempenharem rotineiramente suas funções.
A especificidade da ergonomia reside na tensão entre dois objetivos: um centrado na organização e o outro,
na legislação.
nos processos.
nas pessoas.
no ambiente geográfico.
nos equipamentos.
O modelo de qualidade de vida no trabalho proposto por Walton (1973) é composto por oito categorias de análise:
variedade de habilidades e competências; identidade e significado da tarefa; clima e cultura da organização; autonomia para a tomada de decisão; retroação do próprio trabalho; retroação extrínseca e intrínseca; interrelacionamento; e estilo de liderança.
compensação justa e adequada; condições de trabalho; oportunidade de uso e desenvolvimento de capacidades; oportunidade de crescimento contínuo e segurança; integração social no trabalho; constitucionalismo; trabalho e espaço total da vida; e relevância social da vida no trabalho.
participação na tomada de decisão; sistema de recompensa e premiação; condições físicas adequadas; respeito a identidade profissional; políticas de responsabilidade social; plano de carreira e de acesso organizacional; estrutura organizacional e funcional estabelecida; e processos de treinamento funcional.
arquitetura de cargos e funções; processos para agregar e manter talentos; metas financeiras e operacionais a serem atingidas; efeitos do trabalho sobre a vida familiar; qualidade dos sistemas administrativos adotados; qualidade do relacionamento com a equipe de trabalho; motivadores pessoais; e frequência de interação com o líder.
efeitos do trabalho sobre a vida social; tipo de controle sobre a execução do trabalho; políticas de apoio ao sistema familiar; acesso a informações para execução do trabalho; possibilidades de execução de atividades variadas; limitações para execução do trabalho; nível de empowerment concedido; e frequência de feedbacks.
O coaching para o desenvolvimento parte do princípio de que o coachee, normalmente, precisa desenvolver
novos recursos, habilidades e comportamentos para alcançar o objetivo.
novas formas de produção, interação e participação para entender a realidade do mercado.
análises sobre o passado, presente e futuro para assimilar a mudança organizacional.
integralmente sua linguagem verbal e não-verbal para interagir com outras culturas.
novas imagens, estruturas de trabalho e interação para atingir as metas de carreira.
Nas organizações, os sistemas de comunicação formal focalizam as necessidades da empresa e os sistemas de comunicação informal focalizam as necessidades
ascendentes.
sociais.
descendentes.
estruturais.
mercadológicas.
O modelo de equilíbrio pontual (PEM − punctuated equilibrium model) é essencialmente um modelo de dois estágios que representam dois períodos de equilíbrio delimitado
nas relações.
nas estratégias.
por uma mudança no foco.
nas interações inter-grupos.
pela modificação de estímulos oferecidos pela empresa.
O conceito de caminho-objetivo para liderança concentra-se em vários tipos de comportamento do líder e de fatores
ambientais.
situacionais.
fisiológicos.
financeiros.
ergonômicos.
A ligação das pessoas com seu trabalho se transformou, especialmente a partir dos anos 90 no Brasil, pois a idealização do emprego estável e duradouro se dissipou, isto é, os vínculos entre qualquer pessoa e seu trabalho, em qualquer posto ou hierarquia são hoje permanentemente renegociados em função do seu comportamento atual, podendo, nesta linha de raciocínio, as relações serem
previsíveis, colaborativas e definitivas.
permanentes, expressivas e sistêmicas.
furtivas, fugazes e oscilantes.
permanentes, independentes e expressivas.
duradouras, estáveis e seguras.
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