Questões sobre Psicologia Organizacional

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De acordo com o método dialético de gerenciamento de conflitos, adequado para estimular o melhor entendimento de uma questão,

  • A.

    a solução do conflito pode decorrer da adoção, melhoria ou descontinuidade das propostas apresentadas.

  • B.

    uma pessoa é encarregada de criticar a proposta de solução apresentada na situação de conflito.

  • C.

    a crítica é apresentada aos principais tomadores de decisão.

  • D.

    qualquer informação adicional relevante às questões de conflito é considerada.

  • E.

    as pessoas defendem seus pontos de vista e debatem o mérito das propostas antes dos tomadores de decisão.

Na teoria da liderança situacional, a maturidade do subordinado é definida como

  • A.

    a capacidade para fixar metas elevadas, porém, alcançáveis; disposição para assumir responsabilidades; e educação e/ou experiência relevante.

  • B.

    um conjunto de habilidades operacionais que um subordinado possui para lidar com máquinas.

  • C.

    a predisposição do subordinado em assumir novas funções para que possa seguir carreira no mercado profissional.

  • D.

    um conjunto de habilidades instrumentais que um subordinado possui para lidar com máquinas.

  • E.

    a capacidade que um colaborador possui para assimilar atividades de média complexidade.

A liderança transacional

  • A.

    sugere que os líderes atuem em nove estilos situacionais de liderança baseados em resultados.

  • B.

    implica em remodelar estratégias organizacionais para que os subordinados alcancem resultados.

  • C.

    não é considerada uma liderança carismática, uma vez que se propõe a identificar os níveis de desenvolvimento dos colaboradores para que o líder consiga obter melhores resultados.

  • D.

    leva em consideração a preocupação dos líderes em atuar com foco nos resultados.

  • E.

    refere-se às trocas diárias que ocorrem entre líderes e subordinados, ao desempenharem rotineiramente suas funções.

A especificidade da ergonomia reside na tensão entre dois objetivos: um centrado na organização e o outro,

  • A.

    na legislação.

  • B.

    nos processos.

  • C.

    nas pessoas.

  • D.

    no ambiente geográfico.

  • E.

    nos equipamentos.

O modelo de qualidade de vida no trabalho proposto por Walton (1973) é composto por oito categorias de análise:

  • A.

    variedade de habilidades e competências; identidade e significado da tarefa; clima e cultura da organização; autonomia para a tomada de decisão; retroação do próprio trabalho; retroação extrínseca e intrínseca; interrelacionamento; e estilo de liderança.

  • B.

    compensação justa e adequada; condições de trabalho; oportunidade de uso e desenvolvimento de capacidades; oportunidade de crescimento contínuo e segurança; integração social no trabalho; constitucionalismo; trabalho e espaço total da vida; e relevância social da vida no trabalho.

  • C.

    participação na tomada de decisão; sistema de recompensa e premiação; condições físicas adequadas; respeito a identidade profissional; políticas de responsabilidade social; plano de carreira e de acesso organizacional; estrutura organizacional e funcional estabelecida; e processos de treinamento funcional.

  • D.

    arquitetura de cargos e funções; processos para agregar e manter talentos; metas financeiras e operacionais a serem atingidas; efeitos do trabalho sobre a vida familiar; qualidade dos sistemas administrativos adotados; qualidade do relacionamento com a equipe de trabalho; motivadores pessoais; e frequência de interação com o líder.

  • E.

    efeitos do trabalho sobre a vida social; tipo de controle sobre a execução do trabalho; políticas de apoio ao sistema familiar; acesso a informações para execução do trabalho; possibilidades de execução de atividades variadas; limitações para execução do trabalho; nível de empowerment concedido; e frequência de feedbacks.

O coaching para o desenvolvimento parte do princípio de que o coachee, normalmente, precisa desenvolver

  • A.

    novos recursos, habilidades e comportamentos para alcançar o objetivo.

  • B.

    novas formas de produção, interação e participação para entender a realidade do mercado.

  • C.

    análises sobre o passado, presente e futuro para assimilar a mudança organizacional.

  • D.

    integralmente sua linguagem verbal e não-verbal para interagir com outras culturas.

  • E.

    novas imagens, estruturas de trabalho e interação para atingir as metas de carreira.

Nas organizações, os sistemas de comunicação formal focalizam as necessidades da empresa e os sistemas de comunicação informal focalizam as necessidades

  • A.

    ascendentes.

  • B.

    sociais.

  • C.

    descendentes.

  • D.

    estruturais.

  • E.

    mercadológicas.

O modelo de equilíbrio pontual (PEM − punctuated equilibrium model) é essencialmente um modelo de dois estágios que representam dois períodos de equilíbrio delimitado

  • A.

    nas relações.

  • B.

    nas estratégias.

  • C.

    por uma mudança no foco.

  • D.

    nas interações inter-grupos.

  • E.

    pela modificação de estímulos oferecidos pela empresa.

O conceito de caminho-objetivo para liderança concentra-se em vários tipos de comportamento do líder e de fatores

  • A.

    ambientais.

  • B.

    situacionais.

  • C.

    fisiológicos.

  • D.

    financeiros.

  • E.

    ergonômicos.

A ligação das pessoas com seu trabalho se transformou, especialmente a partir dos anos 90 no Brasil, pois a idealização do emprego estável e duradouro se dissipou, isto é, os vínculos entre qualquer pessoa e seu trabalho, em qualquer posto ou hierarquia são hoje permanentemente renegociados em função do seu comportamento atual, podendo, nesta linha de raciocínio, as relações serem

  • A.

    previsíveis, colaborativas e definitivas.

  • B.

    permanentes, expressivas e sistêmicas.

  • C.

    furtivas, fugazes e oscilantes.

  • D.

    permanentes, independentes e expressivas.

  • E.

    duradouras, estáveis e seguras.

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