Questões sobre Psicologia Organizacional

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Os estudos do homem e de sua relação com o trabalho tiveram um significativo avanço a partir da introdução do conceito de burnout.

A respeito do burnout, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    O termo burnout pode ser caracterizado como um conjunto de reações negativas ao estresse crônico no trabalho.

  • B.

    Os fatores que levam ao burnout têm a ver com a forma de organização do trabalho.

  • C.

    Os fatores de personalidade do indivíduo seriam menos considerados no desencadeamento do burnout.

  • D.

    As demissões em massa ou a reestruturação produtiva não são consideradas condições que levariam ao burnout.

  • E.

    A tríade proposta por Malasch inclui a exaustão emocional, a despersonalização e a perda da realização pessoal no trabalho.

Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Movimentação e captação de recursos humanos, recrutamento, seleção, gestão dos riscos de rotatividade e absenteísmo, processo de desligamento e planejamento de carreira são práticas de gestão que podem ser viabilizadas por meio de sessões coletivas de discussão, grupos operativos, treinamentos, processos de acompanhamento psicossocial e ações multiprofissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando um funcionário é admitido em uma organização, ele passa por um processo de aprendizagem sobre essa empresa e as práticas nela existentes, por meio do acesso a documentos formais e de interações pessoais. Por outro lado, a organização também aprende com o funcionário, sendo a transferência de conhecimento uma via de mão dupla. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem. Há, nas organizações, dois tipos de aprendizagem: a natural, processo em que a aprendizagem ocorre de modo fluido; e a induzida, que ocorre informalmente, por tentativa e erro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando um funcionário é admitido em uma organização, ele passa por um processo de aprendizagem sobre essa empresa e as práticas nela existentes, por meio do acesso a documentos formais e de interações pessoais. Por outro lado, a organização também aprende com o funcionário, sendo a transferência de conhecimento uma via de mão dupla. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem. Modelos mentais distintos, domínio pessoal, colaboração mútua e pensamento sistêmico são aspectos que fundamentam a organização que aprende.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando um funcionário é admitido em uma organização, ele passa por um processo de aprendizagem sobre essa empresa e as práticas nela existentes, por meio do acesso a documentos formais e de interações pessoais. Por outro lado, a organização também aprende com o funcionário, sendo a transferência de conhecimento uma via de mão dupla. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem. Para que a organização aprenda, o conhecimento tácito deve ser transformado em explícito e fundamentado na interação entre socialização, externalização, combinação e internalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando um funcionário é admitido em uma organização, ele passa por um processo de aprendizagem sobre essa empresa e as práticas nela existentes, por meio do acesso a documentos formais e de interações pessoais. Por outro lado, a organização também aprende com o funcionário, sendo a transferência de conhecimento uma via de mão dupla. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem. O funcionário admitido deve desenvolver os processos organizacionais de aprendizagem e traçar as estratégias de conhecimento que precisa adquirir para o desenvolvimento de suas tarefas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um programa de bem-estar no ambiente de trabalho tem, geralmente, três componentes: educar os funcionários a respeito de riscos de saúde; encorajar os funcionários a mudar seu estilo de vida por meio de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde e ajudar os funcionários a

  • A.

    expressarem elevada satisfação para com as políticas de recursos humanos.

  • B.

    serem mais felizes no ambiente de trabalho.

  • C.

    aumentarem sua satisfação na execução de atividades de alta complexidade.

  • D.

    melhorarem seus relacionamentos pessoais.

  • E.

    identificarem riscos potenciais de saúde.

A Teoria da Psicodinâmica do Trabalho desenvolvida por Dejours tem como hipótese central que a relação homem × trabalho é de

  • A.

    angústia e ansiedade, embora o trabalho possa trazer recompensas motivacionais.

  • B.

    sofrimento e doença, embora o trabalho possa também ser fonte de prazer e saúde.

  • C.

    angústia e dor, embora o trabalho possa trazer recompensas motivacionais.

  • D.

    ansiedade e expectativa, embora o trabalho possa atuar como um dos principais fatores que indicam o início do desenvolvimento da personalidade adulta.

  • E.

    amor e ódio, embora o trabalho possa atuar como um dos principais fatores que indicam o início do desenvolvimento da personalidade adulta.

O diagnóstico de necessidades de treinamento é concebido como uma pesquisa que se desenvolve em três níveis: análise organizacional, análise das tarefas e análise

  • A.

    do clima organizacional.

  • B.

    das condições de trabalho.

  • C.

    dos recursos humanos.

  • D.

    do nível de satisfação dos empregados quanto à remuneração.

  • E.

    das estruturas de comunicação entre colaboradores e o mercado de trabalho.

A técnica de desenvolvimento organizacional, que procura melhorar o entendimento que os colaboradores têm de seu próprio comportamento e do impacto que ele exerce sobre outras pessoas é denominado treinamento

  • A.

    situacional.

  • B.

    operacional.

  • C.

    técnico.

  • D.

    da sensibilidade.

  • E.

    instrumental.

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