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Os estudos do homem e de sua relação com o trabalho tiveram um significativo avanço a partir da introdução do conceito de burnout.
A respeito do burnout, assinale a afirmativa incorreta.O termo burnout pode ser caracterizado como um conjunto de reações negativas ao estresse crônico no trabalho.
Os fatores que levam ao burnout têm a ver com a forma de organização do trabalho.
Os fatores de personalidade do indivíduo seriam menos considerados no desencadeamento do burnout.
As demissões em massa ou a reestruturação produtiva não são consideradas condições que levariam ao burnout.
A tríade proposta por Malasch inclui a exaustão emocional, a despersonalização e a perda da realização pessoal no trabalho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Movimentação e captação de recursos humanos, recrutamento, seleção, gestão dos riscos de rotatividade e absenteísmo, processo de desligamento e planejamento de carreira são práticas de gestão que podem ser viabilizadas por meio de sessões coletivas de discussão, grupos operativos, treinamentos, processos de acompanhamento psicossocial e ações multiprofissionais.
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Quando um funcionário é admitido em uma organização, ele passa por um processo de aprendizagem sobre essa empresa e as práticas nela existentes, por meio do acesso a documentos formais e de interações pessoais. Por outro lado, a organização também aprende com o funcionário, sendo a transferência de conhecimento uma via de mão dupla. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem. Há, nas organizações, dois tipos de aprendizagem: a natural, processo em que a aprendizagem ocorre de modo fluido; e a induzida, que ocorre informalmente, por tentativa e erro.
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Quando um funcionário é admitido em uma organização, ele passa por um processo de aprendizagem sobre essa empresa e as práticas nela existentes, por meio do acesso a documentos formais e de interações pessoais. Por outro lado, a organização também aprende com o funcionário, sendo a transferência de conhecimento uma via de mão dupla. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem. Modelos mentais distintos, domínio pessoal, colaboração mútua e pensamento sistêmico são aspectos que fundamentam a organização que aprende.
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Quando um funcionário é admitido em uma organização, ele passa por um processo de aprendizagem sobre essa empresa e as práticas nela existentes, por meio do acesso a documentos formais e de interações pessoais. Por outro lado, a organização também aprende com o funcionário, sendo a transferência de conhecimento uma via de mão dupla. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem. Para que a organização aprenda, o conhecimento tácito deve ser transformado em explícito e fundamentado na interação entre socialização, externalização, combinação e internalização.
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Quando um funcionário é admitido em uma organização, ele passa por um processo de aprendizagem sobre essa empresa e as práticas nela existentes, por meio do acesso a documentos formais e de interações pessoais. Por outro lado, a organização também aprende com o funcionário, sendo a transferência de conhecimento uma via de mão dupla. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem. O funcionário admitido deve desenvolver os processos organizacionais de aprendizagem e traçar as estratégias de conhecimento que precisa adquirir para o desenvolvimento de suas tarefas.
Um programa de bem-estar no ambiente de trabalho tem, geralmente, três componentes: educar os funcionários a respeito de riscos de saúde; encorajar os funcionários a mudar seu estilo de vida por meio de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde e ajudar os funcionários a
expressarem elevada satisfação para com as políticas de recursos humanos.
serem mais felizes no ambiente de trabalho.
aumentarem sua satisfação na execução de atividades de alta complexidade.
melhorarem seus relacionamentos pessoais.
identificarem riscos potenciais de saúde.
A Teoria da Psicodinâmica do Trabalho desenvolvida por Dejours tem como hipótese central que a relação homem × trabalho é de
angústia e ansiedade, embora o trabalho possa trazer recompensas motivacionais.
sofrimento e doença, embora o trabalho possa também ser fonte de prazer e saúde.
angústia e dor, embora o trabalho possa trazer recompensas motivacionais.
ansiedade e expectativa, embora o trabalho possa atuar como um dos principais fatores que indicam o início do desenvolvimento da personalidade adulta.
amor e ódio, embora o trabalho possa atuar como um dos principais fatores que indicam o início do desenvolvimento da personalidade adulta.
O diagnóstico de necessidades de treinamento é concebido como uma pesquisa que se desenvolve em três níveis: análise organizacional, análise das tarefas e análise
do clima organizacional.
das condições de trabalho.
dos recursos humanos.
do nível de satisfação dos empregados quanto à remuneração.
das estruturas de comunicação entre colaboradores e o mercado de trabalho.
A técnica de desenvolvimento organizacional, que procura melhorar o entendimento que os colaboradores têm de seu próprio comportamento e do impacto que ele exerce sobre outras pessoas é denominado treinamento
situacional.
operacional.
técnico.
da sensibilidade.
instrumental.
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