Questões sobre Psicologia Organizacional

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Uma política de avaliação de desempenho individual e institucional deve conter

  • A.

    instrumentos de escalonamento e classificação de desempenhos.

  • B.

    princípios de justiça distributiva e de procedimentos para a determinação dos patamares salariais e de remuneração variável.

  • C.

    descrição clara e objetiva de aspectos inerentes à manutenção e ao desenvolvimento dos recursos humanos das organizações.

  • D.

    descrição clara e objetiva de procedimentos, regras, condutas, instrumentos e demais aspectos inerentes à gestão e avaliação de desempenho.

  • E.

    um modelo clássico de aplicação de recursos humanos.

Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A tipologia de competência indica o grau de complexidade dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes exigido no desempenho do trabalho.

  • B.

    Apenas o conhecimento procedimental ou estruturado pode ser assimilado por meio da combinação de dados, informações e experiências.

  • C.

    As competências organizacionais são classificadas de acordo com seu papel ocupacional.

  • D.

    Os espaços de interação para compartilhamento de conhecimentos devem ser ambientes sobre os quais a organização mantenha estrito controle.

  • E.

    A denominada abordagem de processo social é uma das mais utilizadas para a compreensão e gestão do conhecimento organizacional.

De acordo com a teoria das necessidades de McClelland, uma pessoa com grande necessidade de realização

  • A. busca situações em que o trabalho é feito em equipe, com possibilidades de interação social e troca profissional.
  • B. tem seu melhor desempenho em situações moderadamente desafiadoras, nem muito controladas, nem difíceis demais.
  • C. favorece situações em que consegue influenciar, impactar ou controlar outras pessoas.
  • D. busca situações competitivas, tendendo a procurar mais o reconhecimento e o status que o desempenho eficaz.
  • E. é melhor em posições de gerência do que pessoas caracterizadas pelas outras necessidades que a teoria especifica.

Ao considerarmos a seleção de pessoal em uma empresa, é correto dizer que:

  • A. Ocorre antes do recrutamento, nos casos de seleção externa.
  • B. Deve-se priorizar o uso de entrevista e observação.
  • C. Devem ser utilizadas técnicas de seleção que favoreçam o desempenho em equipes.
  • D. Faz-se uma hierarquização entre as características exigidas pelo cargo, pela empresa e pela equipe.
  • E. Busca os candidatos que são mais adequados para os cargos existentes na organização.

Entre os fatores que contribuíram para o surgimento da psicodinâmica do trabalho incluem-se

  • A.

    a melhoria das condições de emprego, da renda e das ferramentas de trabalho.

  • B.

    a maior participação dos trabalhadores nas decisões organizacionais.

  • C.

    a precarização do trabalho.

  • D.

    a diminuição da eficiência na gestão das organizações industriais e de serviços.

  • E.

    o desenvolvimento das tecnologias de informação, comunicação e redes sociais.

Acerca do desenvolvimento de pessoas, assinale a opção correta.

  • A.

    Em regra, medem-se a reação e a aprendizagem ao final das ações de desenvolvimento de pessoas.

  • B.

    O ensino por meio de materiais didáticos e manuais de trabalho é a estratégia mais adequada para a aprendizagem de tarefas e atividades essencialmente operacionais.

  • C.

    As condições de suporte organizacional e gerencial são variáveis individuais e situacionais preditoras de aprendizagem no trabalho.

  • D.

    O impacto de ações de treinamento e de desenvolvimento nas organizações pode variar em amplitude e profundidade.

  • E.

    A aprendizagem informal sempre se mostrou mais efetiva que as ações formais de aprendizagem, como treinamentos e cursos.

Há teorias sobre a liderança que buscam associar a eficácia do líder à situação em que se encontra.

Dentre tais teorias, a da Meta e do Caminho de Robert House sustenta que o(a)

  • A. líder estabelece relações distintas com seus liderados, alocando-os em um grupo “de dentro” e um “de fora” e favorece e investe mais no grupo de dentro, a quem direciona informações e recursos.
  • B. líder é flexível, podendo ser diretivo, apoiador, orientado para a conquista ou participativo, e executa a tarefa de ajudar os subordinados a atingir metas pessoais que sejam compatíveis com o que a organização almeja.
  • C. compartilhamento da decisão com os liderados pode variar em cinco graus distintos, da decisão solitária ao compartilhamento total do problema e da decisão, e isso é determinado pela situação em que o líder se encontra, envolvendo sete contingências elencadas em uma árvore decisória.
  • D. eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona.
  • E. liderança bem-sucedida é alcançada pela escolha do estilo adequado, que é contingente ao nível de habilidade e disposição dos liderados.

Considerando as diferenças e similaridades entre organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    As organizações de aprendizagem são representadas por profissionais com prática e por consultores, enquanto a aprendizagem organizacional é representada por acadêmicos e pesquisadores.

  • B.

    Organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional referem-se, basicamente, ao modo como as organizações aprendem.

  • C.

    As organizações de aprendizagem e a aprendizagem organizacional buscam descrever como as organizações devem aprender.

  • D.

    Especialistas em aprendizagem organizacional buscam demonstrar que o pensamento sistêmico e a aprendizagem em equipe são fatores críticos de sucesso, de forma a estimular as organizações a aprender e a desenvolver vantagem competitiva.

  • E.

    Organizações de aprendizagem ou organizações que aprendem são mais suscetíveis à elaboração de experiências exitosas de acordo com suas características que à implantação de modelos de excelência bem-sucedidos em outras organizações.

Com relação aos conceitos de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    Clima organizacional e cultura organizacional são variáveis micro do comportamento organizacional.

  • B.

    Tanto o clima quanto a cultura organizacional advêm de percepções rígidas do comportamento organizacional.

  • C.

    O clima organizacional é um fenômeno de natureza afetiva.

  • D.

    A noção de clima organizacional refere-se a aspectos particulares do trabalho, enquanto a de cultura organizacional, a variáveis como crenças, valores e comportamentos.

  • E.

    Clima e cultura organizacionais referem-se a elementos contextuais externos da organização.

A respeito da gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    A assunção de uma postura não assertiva no trato com os funcionários é demandada dos gestores de recursos humanos em situações consideradas críticas, como as de conflito, por exemplo.

  • B.

    Na ocorrência de conflitos disfuncionais no trabalho, deve-se adotar a gestão e a solução de conflitos.

  • C.

    Desde os primeiros estudos sobre gestão de pessoas, preconiza-se o alinhamento entre os processos de recursos humanos e os objetivos estratégicos das organizações.

  • D.

    O desdobramento das estratégias organizacionais em estratégias de gestão de pessoas é consequência da responsabilidade em linha das unidades de recursos humanos.

  • E.

    A noção de espaço ocupacional tem influenciado a reestruturação das carreiras nas organizações, dada a valorização da amplitude da atuação profissional, constituída de diferentes trajetórias.

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