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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Uma política de avaliação de desempenho individual e institucional deve conter
instrumentos de escalonamento e classificação de desempenhos.
princípios de justiça distributiva e de procedimentos para a determinação dos patamares salariais e de remuneração variável.
descrição clara e objetiva de aspectos inerentes à manutenção e ao desenvolvimento dos recursos humanos das organizações.
descrição clara e objetiva de procedimentos, regras, condutas, instrumentos e demais aspectos inerentes à gestão e avaliação de desempenho.
um modelo clássico de aplicação de recursos humanos.
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Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, assinale a opção correta.
A tipologia de competência indica o grau de complexidade dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes exigido no desempenho do trabalho.
Apenas o conhecimento procedimental ou estruturado pode ser assimilado por meio da combinação de dados, informações e experiências.
As competências organizacionais são classificadas de acordo com seu papel ocupacional.
Os espaços de interação para compartilhamento de conhecimentos devem ser ambientes sobre os quais a organização mantenha estrito controle.
A denominada abordagem de processo social é uma das mais utilizadas para a compreensão e gestão do conhecimento organizacional.
De acordo com a teoria das necessidades de McClelland, uma pessoa com grande necessidade de realização
Ao considerarmos a seleção de pessoal em uma empresa, é correto dizer que:
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Entre os fatores que contribuíram para o surgimento da psicodinâmica do trabalho incluem-se
a melhoria das condições de emprego, da renda e das ferramentas de trabalho.
a maior participação dos trabalhadores nas decisões organizacionais.
a precarização do trabalho.
a diminuição da eficiência na gestão das organizações industriais e de serviços.
o desenvolvimento das tecnologias de informação, comunicação e redes sociais.
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Acerca do desenvolvimento de pessoas, assinale a opção correta.
Em regra, medem-se a reação e a aprendizagem ao final das ações de desenvolvimento de pessoas.
O ensino por meio de materiais didáticos e manuais de trabalho é a estratégia mais adequada para a aprendizagem de tarefas e atividades essencialmente operacionais.
As condições de suporte organizacional e gerencial são variáveis individuais e situacionais preditoras de aprendizagem no trabalho.
O impacto de ações de treinamento e de desenvolvimento nas organizações pode variar em amplitude e profundidade.
A aprendizagem informal sempre se mostrou mais efetiva que as ações formais de aprendizagem, como treinamentos e cursos.
Há teorias sobre a liderança que buscam associar a eficácia do líder à situação em que se encontra.
Dentre tais teorias, a da Meta e do Caminho de Robert House sustenta que o(a)
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Considerando as diferenças e similaridades entre organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.
As organizações de aprendizagem são representadas por profissionais com prática e por consultores, enquanto a aprendizagem organizacional é representada por acadêmicos e pesquisadores.
Organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional referem-se, basicamente, ao modo como as organizações aprendem.
As organizações de aprendizagem e a aprendizagem organizacional buscam descrever como as organizações devem aprender.
Especialistas em aprendizagem organizacional buscam demonstrar que o pensamento sistêmico e a aprendizagem em equipe são fatores críticos de sucesso, de forma a estimular as organizações a aprender e a desenvolver vantagem competitiva.
Organizações de aprendizagem ou organizações que aprendem são mais suscetíveis à elaboração de experiências exitosas de acordo com suas características que à implantação de modelos de excelência bem-sucedidos em outras organizações.
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Com relação aos conceitos de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.
Clima organizacional e cultura organizacional são variáveis micro do comportamento organizacional.
Tanto o clima quanto a cultura organizacional advêm de percepções rígidas do comportamento organizacional.
O clima organizacional é um fenômeno de natureza afetiva.
A noção de clima organizacional refere-se a aspectos particulares do trabalho, enquanto a de cultura organizacional, a variáveis como crenças, valores e comportamentos.
Clima e cultura organizacionais referem-se a elementos contextuais externos da organização.
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A respeito da gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção correta.
A assunção de uma postura não assertiva no trato com os funcionários é demandada dos gestores de recursos humanos em situações consideradas críticas, como as de conflito, por exemplo.
Na ocorrência de conflitos disfuncionais no trabalho, deve-se adotar a gestão e a solução de conflitos.
Desde os primeiros estudos sobre gestão de pessoas, preconiza-se o alinhamento entre os processos de recursos humanos e os objetivos estratégicos das organizações.
O desdobramento das estratégias organizacionais em estratégias de gestão de pessoas é consequência da responsabilidade em linha das unidades de recursos humanos.
A noção de espaço ocupacional tem influenciado a reestruturação das carreiras nas organizações, dada a valorização da amplitude da atuação profissional, constituída de diferentes trajetórias.
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