Questões sobre Psicologia Organizacional

Lista completa de Questões sobre Psicologia Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O uso do estabelecimento de objetivos a serem alcançados pelo trabalhador é um ingrediente frequente de inúmeras estratégias e teorias motivacionais utilizadas no contexto da psicologia organizacional.

O estabelecimento de objetivos é uma etapa necessária da teoria

  • A. da fixação de metas, da teoria do controle, da teoria da ação
  • B. da equidade, da teoria da fixação de metas, da teoria da autoeficácia
  • C. da expectativa, da teoria do controle, da teoria do reforço
  • D. da equidade, da teoria da fixação de metas, da teoria da ação
  • E. do reforço, da teoria da expectativa, da teoria do planejamento do trabalho

Se um trabalhador é levado, pelas exigências de sua função, a se comportar de um modo que contradiga suas atitudes em relação a um determinado assunto, a teoria da dissonância cognitiva permite dizer que menor será o mal-estar experimentado, quanto

  • A. maior a recompensa que ele terá por seu comportamento.
  • B. menor for a pressão social no sentido de se comportar daquela forma.
  • C. mais influência ele tiver sobre a possibilidade de seu comportamento ocorrer.
  • D. mais específica for sua atitude em relação ao assunto.
  • E. mais importante forem as consequências de seu comportamento.

O estudo dos valores dos trabalhadores é importante para a compreensão do comportamento organizacional, por estabelecer bases para a compreensão das atitudes e da motivação.

Na literatura específica sobre o tema, os valores

  • A. instrumentais indicam as condições de existência ou os estados que se apresentam como desejáveis para um determinado indivíduo.
  • B. terminais descrevem os comportamentos ou as modalidades de comportamento desejáveis para atingir-se os estados almejados.
  • C. são determinados pela geração à qual pertence o trabalhador, sendo possível saber dos valores de um sujeito a partir de sua idade.
  • D. são determinados pela função exercida pelo trabalhador, sendo possível saber dos valores de um sujeito a partir de sua ocupação.
  • E. são classificados em termos de seu conteúdo, que determina o que é importante, e, em termos de sua intensidade, que define o quanto aquilo é importante.

Analise cada uma das afirmativas relacionadas ao teste O Desenho da Figura Humana e indique se é verdadeira ou falsa:

( ) O desenho da figura humana é familiar a todas as crianças.

( ) Sua aplicação deve ser individual.

( ) A autora partiu da hipótese de que quando as crianças desenham uma figuram humana, elas estão desenhando não aquilo que veem, mas aquilo que sabem sobre a mesma.

( ) O teste O Desenho da Figura Humana também pode ser aplicado em adultos.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    V- V- V- F

  • B.

    V- F- F- V

  • C.

    V- F- V- F

  • D.

    F- V- F- V

Consideração às técnicas de seleção mais utilizadas em uma seleção de pessoal, correlacione a coluna abaixo:

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    2, 4, 3, 1

  • B.

    3, 2, 4, 1

  • C.

    1, 4, 2, 3

  • D.

    2, 1, 3, 4

Segundo Chiavenato (1986), a Educação Profissional é a educação institucionalizada ou não, que visa ao preparo do homem para a vida profissional. Compreende três etapas interdependentes, mas perfeitamente distintas. Relacione a primeira coluna com a segunda e marque a resposta correta:

  • A.

    1; 2; 2; 3

  • B.

    3; 3; 1; 2

  • C.

    3; 1; 2; 2

  • D.

    2; 1; 3; 1

A seleção de recursos humanos pode ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando a manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal. Assim sendo, a seleção visa solucionar dois problemas básicos:

  • A.

    Adequação do homem ao cargo e eficiência do homem no cargo.

  • B.

    Características do candidato e os requisitos do cargo.

  • C.

    Análise do cargo e técnicas de seleção.

  • D.

    Processo de recrutamento e análise do cargo no mercado.

Análise as seguintes afirmações relacionadas com a psicologia Institucional, segundo Bleger:

I. A Psicologia Institucional diferencia-se daquelas práticas que se limitam a tarefas como a aplicação de testes.

II. A Psicologia Institucional coloca que somente desse lugar de assessor é que o profissional poderá projetar sua tarefa em função de seu próprio diagnóstico.

III. O método da psicologia institucional pode ser o clínico.

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas:

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas I e II.

Ao estudar e analisar o processo grupal, Pichon-Rivière evidencia teoria e técnica de atuação junto ao grupo, denominado por ele de Grupo Operativo. A técnica do Grupo Operativo aponta algumas ferramentas a serem utilizadas. “Opera no campo do obstáculo, a fim de mostrá-lo, para obter uma reorganização grupal que permita elaborá-lo. O obstáculo pode estar presente no processo de apreensão do objeto, na rede de comunicação, etc. (...) inclui, explícita ou implicitamente, um critério de realidade ou esquema referencial a partir do qual se analisa a situação do grupo.” A que ferramenta utilizada pelo coordenador no Grupo Operativo o autor se refere?

  • A.

    Interpretação

  • B.

    Categorização.

  • C.

    Avaliação.

  • D.

    Afiliação.

  • E.

    Cooperação.

Leia as proposições para marcar a opção correta.

I. Em inúmeros contextos da sociedade atual, o termo stress é bastante conhecido e utilizado. Na maioria das vezes, é empregado carregado de sentido negativo, pois é o causador ou a consequência de vários problemas para as pessoas. Tal compreensão se coaduna com o sentido original da palavra.

II. O stress é um dos principais fatores que contribui para a baixa qualidade de vida da sociedade, por isso tem sido dedicada atenção especial para esse tópico em programas de prevenção em saúde, mas pouco é considerado em programas de tratamento.

III. A qualidade de vida de uma pessoa está baseada, entre diversos aspectos, na maneira como o indivíduo flexibiliza suas atitudes frente às situações estressantes da vida e em como as conduz a fim de alcançar um melhor relacionamento consigo e com os outros.

IV. Folkman e Lazarus denominaram de estratégias de coping todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de stress que excede seus recursos pessoais, elegendo, assim, estratégias específicas para lidar com a condição estabelecida. Qualquer esforço de controle produzido pelo indivíduo que possua o intuito de diminuir o desconforto ou dominar alguma instabilidade, sem, no entanto, considerar as consequências disso, é definido por esses autores como estratégia ou processo de coping.

  • A.

    Somente as proposições I e II estão corretas.

  • B.

    Somente as proposições I e III estão corretas.

  • C.

    Somente as proposições III e IV estão corretas.

  • D.

    Somente as proposições II e IV estão corretas.

  • E.

    Somente as proposições II,III e IV estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...