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Quando um líder é "pessoal" e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro, ele está utilizando um estilo de liderança
autocrática.
democrática.
situacional.
liberal.
transformadora.
Liderança e poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas, sendo que o poder é a força no direcionamento dos sistemas e das situações sociais, por meio dos recursos organizacionais, e pode se classificar em diferentes tipos no ambiente organizacional. O poder inerente à estrutura organizacional, como um cargo ou uma função pré-definidos e compartilhados na cultura da empresa, corresponde ao poder
de recompensa.
legítimo.
coercitivo.
de referência.
de especialização.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca do comportamento de indivíduos, grupos e organizações, julgue os itens subsequentes.
As condições de trabalho, de forma geral, exercem influência no desempenho, sendo possível prevê-la, já que o suporte oferecido pela organização é percebido e avaliado pelo indivíduo na relação de reciprocidade entre ambos.
No meio organizacional, a equipe é um grupo de pessoas com habilidades que se completam e que buscam alcançar um objetivo comum pelo qual são responsáveis. Entre as vantagens do trabalho em equipe, pode-se citar:
I. maior aprofundamento na abordagem dos problemas.
II. maior criatividade e motivação no trabalho.
III. pouca diversidade de ideias.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
A área de conhecimento dentro da Psicologia que estuda técnicas de seleção, treinamento, avaliação de desempenho, estresse, consequências psíquicas no mundo ocupacional, corresponde à Psicologia
Jurídica.
Educacional.
Clínica.
da Terceira Idade.
do Trabalho.
Na construção de um Programa de Prevenção de Estresse no Trabalho, pode-se considerar o processo escalonado para a prevenção do estresse laboral proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem, como primeira etapa,
avaliar a intervenção.
detectar sinais de estresse no trabalho e tomar ações preparatórias.
instrumentar o plano de ação.
desenhar o plano de ação.
analisar os fatores e grupos de risco.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca do comportamento de indivíduos, grupos e organizações, julgue os itens subsequentes.
A motivação, sob o enfoque das necessidades, enfatiza a influência de valores, crenças e desejos no comportamento humano no trabalho.
A comunicação interpessoal é um processo de enviar e receber símbolos aos quais são agregados significados de uma pessoa a outra. Qual fator pode dificultar a comunicação interpessoal?
As redes formais de comunicação em uma organização podem ser classificadas em três tipos: cadeia, roda e todos os canais. A rede do tipo roda
segue as regras de divulgação da marca definidas pela organização.
segue rigidamente a cadeia formal de comando.
permite que todos os membros do grupo comuniquem- se ativamente uns com os outros.
flui de forma lateral, entre grupos de mesmo nível hierárquico.
depende de uma figura central para atuar como condutor de toda a comunicação do grupo.
Existem três diferentes enfoques na definição e estudo do estresse no trabalho, mas que apresentam intersecções: o enfoque da Engenharia, o Fisiológico e o Psicológico. O enfoque Psicológico conceitua o estresse no trabalho em termos de uma
interação dinâmica entre a pessoa e o seu ambiente de trabalho.
sobreposição de necessidades da pessoa sobre o trabalho.
sobreposição de necessidades do trabalho sobre a pessoa.
característica aversiva ou nociva do ambiente de trabalho.
gama de efeitos fisiológicos comuns de efeito sindrômico.
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