Questões sobre Psicologia Organizacional

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Quando um líder é "pessoal" e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro, ele está utilizando um estilo de liderança

  • A.

    autocrática.

  • B.

    democrática.

  • C.

    situacional.

  • D.

    liberal.

  • E.

    transformadora.

Liderança e poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas, sendo que o poder é a força no direcionamento dos sistemas e das situações sociais, por meio dos recursos organizacionais, e pode se classificar em diferentes tipos no ambiente organizacional. O poder inerente à estrutura organizacional, como um cargo ou uma função pré-definidos e compartilhados na cultura da empresa, corresponde ao poder

  • A.

    de recompensa.

  • B.

    legítimo.

  • C.

    coercitivo.

  • D.

    de referência.

  • E.

    de especialização.

Acerca do comportamento de indivíduos, grupos e organizações, julgue os itens subsequentes.

As condições de trabalho, de forma geral, exercem influência no desempenho, sendo possível prevê-la, já que o suporte oferecido pela organização é percebido e avaliado pelo indivíduo na relação de reciprocidade entre ambos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No meio organizacional, a equipe é um grupo de pessoas com habilidades que se completam e que buscam alcançar um objetivo comum pelo qual são responsáveis. Entre as vantagens do trabalho em equipe, pode-se citar:

I. maior aprofundamento na abordagem dos problemas.

II. maior criatividade e motivação no trabalho.

III. pouca diversidade de ideias.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

  • A. apenas os itens I e II estão corretos.
  • B. apenas os itens I e III estão corretos.
  • C. apenas os itens II e III estão corretos.
  • D. todos os itens estão corretos.

A área de conhecimento dentro da Psicologia que estuda técnicas de seleção, treinamento, avaliação de desempenho, estresse, consequências psíquicas no mundo ocupacional, corresponde à Psicologia

  • A.

    Jurídica.

  • B.

    Educacional.

  • C.

    Clínica.

  • D.

    da Terceira Idade.

  • E.

    do Trabalho.

Na construção de um Programa de Prevenção de Estresse no Trabalho, pode-se considerar o processo escalonado para a prevenção do estresse laboral proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem, como primeira etapa,

  • A.

    avaliar a intervenção.

  • B.

    detectar sinais de estresse no trabalho e tomar ações preparatórias.

  • C.

    instrumentar o plano de ação.

  • D.

    desenhar o plano de ação.

  • E.

    analisar os fatores e grupos de risco.

Acerca do comportamento de indivíduos, grupos e organizações, julgue os itens subsequentes.

A motivação, sob o enfoque das necessidades, enfatiza a influência de valores, crenças e desejos no comportamento humano no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação interpessoal é um processo de enviar e receber símbolos aos quais são agregados significados de uma pessoa a outra. Qual fator pode dificultar a comunicação interpessoal?

  • A. Articular-se de forma clara e objetiva.
  • B. Solicitar feedback.
  • C. Ter homogeneidade de padrões culturais entre a fonte e o destino.
  • D. Desenvolver o processo de comunicação espontânea, mesmo que com ruídos.

As redes formais de comunicação em uma organização podem ser classificadas em três tipos: cadeia, roda e todos os canais. A rede do tipo roda

  • A.

    segue as regras de divulgação da marca definidas pela organização.

  • B.

    segue rigidamente a cadeia formal de comando.

  • C.

    permite que todos os membros do grupo comuniquem- se ativamente uns com os outros.

  • D.

    flui de forma lateral, entre grupos de mesmo nível hierárquico.

  • E.

    depende de uma figura central para atuar como condutor de toda a comunicação do grupo.

Existem três diferentes enfoques na definição e estudo do estresse no trabalho, mas que apresentam intersecções: o enfoque da Engenharia, o Fisiológico e o Psicológico. O enfoque Psicológico conceitua o estresse no trabalho em termos de uma

  • A.

    interação dinâmica entre a pessoa e o seu ambiente de trabalho.

  • B.

    sobreposição de necessidades da pessoa sobre o trabalho.

  • C.

    sobreposição de necessidades do trabalho sobre a pessoa.

  • D.

    característica aversiva ou nociva do ambiente de trabalho.

  • E.

    gama de efeitos fisiológicos comuns de efeito sindrômico.

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