Questões de Psicologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Dentre as teorias e os modelos de personalidade existentes, o modelo dos cinco grandes fatores (Big Five) tem sido amplamente discutido, sendo tais fatores considerados fundamentais e relevantes para as organizações. Os fatores que compõem esse modelo são:

  • A. sociabilidade, consciência/meticulosidade, estabilidade emocional, extroversão e abertura.
  • B. sociabilidade, resiliência, propensão ao risco, senso de eficiência e atenção
  • C. sociabilidade, maquiavelismo, propensão ao risco, senso de eficiência e extroversão.
  • D. propensão ao risco, senso de eficiência, extroversão, autocontrole e ansiedade
  • E. locus de controle, racionalidade, intuição, extroversão e emoção

Atualmente, considera-se benéfico utilizar os diferentes talentos, pontos de vista e formações que os funcionários de uma organização possuem, combatendo a crença de que todos os que não fazem parte de um grupo dominante devem a ele se adaptar. Tal situação é caracterizada pelo conceito de

  • A. assimilação de grupos.
  • B. reserva de cotas para minorias
  • C. reserva de cotas a portadores de necessidades especiais
  • D. diversidade da força de trabalho.
  • E. homogeneização dos funcionários.

Em uma reunião realizada com o objetivo de discutir a interação e o processo de tomada de decisão dos integrantes dos diferentes setores de uma organização, o psicólogo alerta para o pensamento de grupo, que tem aspectos positivos e negativos para o setor e para a organização como um todo. O pensamento de grupo é caracterizado por ser um(a)

  • A. padrão de tomada de decisão que pode ser prejudicial para a empresa e que se desenvolve a partir de um elevado grau de unidade e desejo de consenso entre os membros.
  • B. estrutura semelhante à matricial, pelo fato de o grupo ser reunido para desenvolver um determinado plano, desde os estágios iniciais até a conclusão do projeto.
  • C. passagem de um grupo para uma posição mais extrema do que a posição individual dos componentes, já que o anonimato é favorecido, diminuindo as chances de retaliação diante de um comportamento socialmente proibido.
  • D. discussão conjunta sobre as pessoas reais e menos participativas da organização, com o propósito de trocar informações, conquistar influências e exercer controle social.
  • E. forma de tornar os empregados mais conscientes das mudanças transformacionais que são possíveis e de levar a maior satisfação com a maneira pela qual a organização está funcionando.

A avaliação de desempenho nas organizações, quando não apoiada em instrumentos adequados, está sujeita a diversos tipos de erros. Dentre eles, pode-se destacar o erro de halo, que ocorre quando o avaliador

  • A. é demasiadamente benevolente ou demasiadamente severo em suas avaliações
  • B. tende a agrupar as avaliações em torno de um ponto médio da escala.
  • C. dá maior peso ao desempenho recente do que ao desempenho durante todo o período avaliado
  • D. utiliza a si mesmo como modelo a ser seguido pelos avaliados.
  • E. deixa-se influenciar pelo conhecimento de um traço ou comportamento do avaliado, contaminando toda a avaliação

A melhor maneira de conceituar o tipo de seleção por processo de comparação é representá-lo como uma relação entre duas variáveis: requisitos do cargo (X) e característica do candidato (Y). Nessa perspectiva, analise os itens a seguir.

I – X > Y

II – X = Y

III – X < Y

Considera(m)-se condição(ões) ideal(ais) APENAS o(s) item(ns)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Dentre as vantagens do recrutamento externo, destaca-se o fato de

  • A. afetar positivamente a motivação dos funcionários da organização.
  • B. possibilitar o enriquecimento mais rápido e mais intenso do capital intelectual da empresa
  • C. ser de menor custo operacional.
  • D. ser ideal para empresas burocráticas e mecanísticas
  • E. incentivar, na organização, a permanência e a fidelidade dos funcionários.

O Desenvolvimento Organizacional é uma abordagem de mudança organizacional na qual os próprios funcionários formulam e implementam as devidas ações para melhorar a capacidade da empresa e aumentar as habilidades nas resoluções de problemas. Esta abordagem tem como principal característica ser baseada na

  • A. pesquisa e na ação.
  • B. administração de conflitos.
  • C. remuneração por competência
  • D. disseminação de conhecimento.
  • E. capacidade motivacional

O psicólogo de uma empresa tem a tarefa de liderar um processo de mudança de cultura organizacional. Para tanto, uma estratégia compatível com a necessidade será

  • A. atuar em recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho dos funcionários
  • B. imbuir-se dos modelos construídos ao longo da trajetória da empresa a fim de transmiti-los aos trabalhadores.
  • C. aprimorar sua atuação em nível técnico, de modo que possa prestar atendimento individualizado
  • D. conduzir atividades que questionem o conjunto de valores compartilhados na organização, convidando os funcionários a reconstruí-los.
  • E. realizar remanejamento de pessoal e entrevistas de desligamento de funcionários que não se adaptem à mudança.

Ao conduzir um estudo visando a implantar um programa de motivação dos colaboradores de uma organização, um psicólogo fez uma extensa pesquisa sobre as diversas teorias motivacionais disponíveis na literatura especializada. Ao final desse levantamento, optou por basear o programa na teoria de McClelland, por considerá-la mais adequada ao trabalho proposto, pois essa teoria tem como base a existência de

  • A. cinco tipos de necessidades: fisiológicas, de segurança, de afiliação, de estima e de autorrealização
  • B. três tipos de necessidades: de poder, de afiliação e de realização
  • C. três tipos de necessidades: de existência, de relacionamento e de crescimento
  • D. dois fatores a serem considerados: os higiênicos e os motivacionais.
  • E. fatores ambientais, individuais e grupais que definem as necessidades do empregado.

Muitas empresas exigem que os supervisores preencham anualmente formulários de classificação da avaliação de desempenho para cada um de seus subordinados. Entretanto, pode ser útil obter múltiplas perspectivas sobre o desempenho no trabalho. O tipo de avaliação no qual um gerente é avaliado por colegas, subordinados e supervisores sob diversas dimensões de desempenho é a avaliação

  • A. por gráficos
  • B. focalizada no comportamento.
  • C. 360 graus.
  • D. transversal
  • E. de padrão misto
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