Questões de Psicologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Ao discutir a relação entre liderança e confiança nas organizações, Drummond (2007) afirma que a liderança

  • A. tem um efeito moderador e facilitador, não podendo ser considerada como uma variável de causa direta sobre climas de confiança e colaboração nas organizações.
  • B. contribui positivamente para a confiança organizacional, ao ser inicialmente autoritária, passando a ser democrática após seu total estabelecimento
  • C. promove o desenvolvimento da confiança organizacional, ao conseguir que os talentos individuais sejam modificados.
  • D. é distinta e inconciliável em relação à confiança organizacional
  • E. é capaz de promover a confiança organizacional, na medida em que o líder abandona seus objetivos e promove as metas de cada membro do grupo.

Após a leitura da obra de Goulart (2002), um psicólogo elencou os fundamentos da metodologia do desenvolvimento de equipes, destacando:

I - vivências que possibilitem o desenvolvimento de autoavaliações e aprofundamento da autopercepção;

II - experiências que possibilitem o desenvolvimento da avaliação do outro e da oferta de feedback construtivo, capaz de criar confiança entre os participantes, para que as questões possam ser tratadas com extrema clareza;

III - valorização da interdependência, do trabalho cooperativo, da sinergia e da polivalência, em contraposição ao estrelismo, ao isolado, ao "melhor que os outros", ao especialista;

IV - questionamento das verdades absolutas, das certezas, do caminho único, do imutável, que passam a ser substituídos pelo questionamento constante.

Correspondem a essa metodologia os fundamentos

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas
  • C. II e III, apenas
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Para desenvolver uma intervenção grupal na organização, Fleury (2005) destaca dois métodos que devem ser utilizados por permitirem a escuta de diversas questões trazidas pelo grupo, favorecendo uma evolução como equipe ou time, por meio de uma dinâmica relacional e de um percurso saudáveis, com espontaneidade e criatividade. Tais métodos são:

  • A. entrevista individual e escalas
  • B. sociodrama e pesquisa-ação.
  • C. observação sistemática e pesquisa documental.
  • D. questionários e escalas.
  • E. testagem psicológica e pesquisa longitudinal.

Ao caracterizar a diferença entre equipes de trabalho e grupos de trabalho, Goulart (2002) afirma que

  • A. nos grupos de trabalho existe uma unidade na qual o trabalho de um só tem sentido se analisado em relação ao todo.
  • B. no grupo de trabalho o desempenho das pessoas deixa de ser um problema particular para ser uma questão coletiva
  • C. uma equipe de trabalho interage principalmente para partilhar informação e tomar decisões que ajudem cada membro a desempenhar sua função dentro de sua área de responsabilidade.
  • D. nas equipes de trabalho não há sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a soma dos insumos, existindo uma soma das contribuições individuais.
  • E. nas equipes de trabalho, apesar de haver interesse na realização da tarefa, as pessoas são ligadas pela emoção, valorizando mais a amizade e o apoio mútuo.

Charan (2008), após várias décadas de observação da forma pela qual os líderes se desenvolvem ou deixam de se desenvolver, chegou à conclusão de que:

I - nem todos podem se tornar líderes;

II - a liderança deve ser desenvolvida a partir de um programa de aulas e instrução;

III - a liderança é desenvolvida por meio da prática e autocorreção;

IV - a liderança ocorre naturalmente com a experiência de muitos anos em uma empresa;

V - o trabalho do CEO requer gigantescos saltos de aprendizado.

De acordo com as concepções do autor, são corretas APENAS as conclusões

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV
  • D. IV e V.
  • E. I, III e V.

De acordo com Mintzberg, existem cinco categorias de bases de poder nas organizações. Além do controle de recursos, da competência ou habilidade técnica e do corpo de conhecimentos críticos de que a organização necessita, identificam-se a(s)

  • A. chefia e a liderança.
  • B. coerção e a recompensa
  • C. meritocracia e o autoritarismo.
  • D. bases de referência e de legitimidade.
  • E. prerrogativas legais e o acesso aos poderosos.

Um grupo de psicólogos estabeleceu uma comparação da forma pela qual a captação de pessoas é desenvolvida na abordagem tradicional e na abordagem por competência. A conclusão do grupo foi que, na abordagem por competência, o(as)

  • A. processo de escolha tem como foco a adequação do indivíduo ao cargo
  • B. candidato é selecionado para atender ao perfil de um cargo específico.
  • C. compromisso da organização é desenvolver a pessoa para determinada trajetória dentro da empresa
  • D. contrato psicológico é construído visando a determinada posição na empresa
  • E. ferramentas de escolha são testes de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao cargo.

Em uma organização, há uma tendência de despedir os funcionários que apresentam algum tipo de problema, mesmo que seja pela primeira vez. Um psicólogo, encarregado de estudar os motivos da alta rotatividade de funcionários e de apresentar soluções para o problema, argumenta pela necessidade de considerar as diferentes bases de poder de French e Raven, envidenciando outras formas de influenciar as pessoas além da ameaça constante de desemprego. Uma delas é o poder de referência, que tem como característica ser um tipo de poder

  • A. com base nas relações que envolvem efetiva sanção ou ameaça por parte do supervisor.
  • B. com base na crença do subordinado em ser recompensado ou favorecido por obedecer ao supervisor
  • C. com base no reconhecimento de que o supervisor ocupa uma posição em que se justifica ter que obedecer a ele.
  • D. com base na identificação pessoal dos subordinados com o supervisor
  • E. em que a influência do supervisor está calcada na abrangência e solidez do conteúdo de suas mensagens.

Ao propor um método de treinamento a ser adotado na organização, um psicólogo argumenta que, diante das necessidades identificadas, o método mais adequado é o da autoinstrução. Conclui-se, então, que a organização necessita de um método de treinamento

  • A. que possibilite buscar o consenso dentro do grupo, estimulando a participação dos trainees
  • B. destinado a tornar a apresentação mais rápida e eficiente, despertando o interesse e estimulando a participação.
  • C. capaz de fornecer feedback imediato aos trainees e ter um ritmo de desenvolvimento individualizado
  • D. capaz de aumentar o nível de energia e de sinergia do grupo e romper com o ambiente frio e impessoal
  • E. capaz de promover a comunicação e a criatividade, interligando o aprendizado com o dia a dia da organização.

Os grupos de funcionários da mesma área, que se encontram com frequência semanal ou mensal a fim de discutir e recomendar soluções para os problemas de trabalho, constituem as(os)

  • A. equipes de trabalho
  • B. equipes de solução de problemas.
  • C. grupos gerenciais
  • D. círculos de qualidade.
  • E. círculos de desenvolvimento de produtos.
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