Questões de Psicologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um psicólogo deseja usar um método de análise de cargo que tenha como vantagens possibilitar a participação máxima de funcionários, preparar os empregados para a entrevista de acompanhamento e poupar tempo e dinheiro. Ele deve, então, usar o método denominado

  • A. técnica do incidente crítico.
  • B. diário do ocupante do cargo
  • C. dinâmica de grupo.
  • D. questionário.
  • E. observação

Considere as afirmativas a seguir.

• As pessoas reagem ao ambiente social em que estão.

• A motivação depende mais das necessidades sociais do que das necessidades econômicas.

• Quem está satisfeito trabalha melhor do que os insatisfeitos.

Essas são premissas básicas da(dos)

  • A. Teoria X.
  • B. teoria clássica da Administração.
  • C. teoria da motivação de McClleland
  • D. Escola das Relações Humanas.
  • E. estudos de Hawthorne

Um debate sobre conflito nas organizações deu ensejo às afirmações apresentadas a seguir, sendo correta apenas a que considera que

  • A. competição e conflito são conceitos semelhantes, sendo o segundo naturalmente derivado do primeiro.
  • B. conflitos nas organizações devem ser evitados a qualquer custo, já que são a fonte estrita de processos negativos
  • C. conflitos dão origem, em geral, a cinco tipos de reações, envolvendo competição, colaboração, concessão, fuga e acomodação
  • D. estratégias de estímulo ao conflito entre indivíduos e grupos são injustificáveis em qualquer organização
  • E. a inexistência de conflitos entre indivíduos e grupos indica que a organização é bastante amadurecida e encontra-se em estágio ideal.

A questão do método em Psicologia do Trabalho é discutida por Lima (2002), quando argumenta que o psicólogo deve abordar da forma mais direta possível as situações de trabalho, buscando desvendá-las e compreendê-las para, só então, agir sobre elas. Nesse sentido, descreve duas metodologias: Análise psicossocial do trabalho e Análise ergonômica do trabalho. Enquanto a Análise psicossocial do trabalho apoia-se fundamentalmente no discurso dos trabalhadores, tentando apreender as dimensões subjetivas e intersubjetivas, a Análise ergonômica do trabalho se caracteriza por

  • A. buscar coletar dados referentes às condições concretas de realização das atividades no ambiente de trabalho, por meio da observação direta.
  • B. buscar resgatar as experiências vividas pelos indivíduos ao realizarem seu trabalho
  • C. privilegiar o estudo da adaptação do homem ao ambiente, enfocando o papel ativo do trabalhador no processo de construção do conhecimento.
  • D. privilegiar a forma pela qual o indivíduo percebe o trabalho e sua satisfação com o salário
  • E. ter como base fundamental o interesse pelo estudo do histórico ocupacional dos funcionários, sobretudo os de nível operacional

De acordo com Robbins (2005), para que uma organização sobreviva, tem que responder às mudanças em seu ambiente. Entretanto, não só os indivíduos, mas também as organizações podem resistir à mudança. Segundo o autor, dentre as fontes de resistência organizacional à mudança, destaca(m)-se

  • A. a segurança
  • B. a ameaça às alocações de recurso estabelecidas
  • C. o medo do desconhecido
  • D. o processamento seletivo das informações
  • E. os hábitos.

Ao constituir equipes para discutir os problemas da organização e buscar solução para eles, um psicólogo opta por trabalhar com a técnica de grupo nominal, cuja utilização apresenta, como vantagem(ns)

  • A. adequação à fase de geração de ideias e foco na resolução de problemas novos, cujas consequências tenham grande alcance, por meio de reuniões para gerar alternativas.
  • B. ajuda na superação dos efeitos negativos das diferenças de poder e de status entre os integrantes do grupo e possibilidade de utilização tanto para explorar problemas, como para gerar alternativas ou avaliá-las.
  • C. adoção de metodologia de coleta sistemática de opiniões emitidas por especialistas, a serem utilizadas no desenvolvimento de previsões, e projeções para atender grupos sem encontros presenciais
  • D. permissão para que duas ou mais partes (grupos ou pessoas) cheguem a um acordo, apesar de terem opiniões distintas em relação a um problema, o que traz consequências negativas para a organização como um todo
  • E. promoção da persistência em uma ação ineficaz, mesmo quando os indícios demonstram que o projeto está fadado ao fracasso, evidenciando maior comprometimento dos empregados.

Um psicólogo realiza a seleção dos integrantes para um novo setor em sua organização. Após duas semanas de convivência, o psicólogo é alertado para um grande problema: o grupo não está conseguindo atingir as metas do setor. Além disso, existem alguns conflitos dentro do grupo. O psicólogo explica que tal situação já era prevista, baseando-se no modelo de desenvolvimento de grupo de Lacoursiere, composto por cinco estágios, entre os quais o estágio de resolução (normalização). Este estágio se caracteriza por um(a)

  • A. aprendizado de que não há coincidência entre aquilo que os membros do grupo esperam ou desejam da experiência grupal e o que sentem que realmente está acontecendo.
  • B. compromisso entre as expectativas e as realidades e uma elevação nas habilidades para completar a tarefa como foi originalmente construída ou redefinida
  • C. preocupação dos participantes com o que conseguiram realizar e com a dissolução iminente do grupo, havendo diminuição do trabalho na tarefa designada para o grupo
  • D. série de expectativas positivas de que algo bom virá da participação em grupo, mesmo que ainda estejam presentes indicativos de ansiedade no grupo.
  • E. presença de sentimentos positivos de ansiedade em fazer parte da experiência e a esperança de um bom resultado, o que ultrapassa os sentimentos negativos de desestímulo.

Diante de uma discussão sobre a teoria de liderança que melhor se aplica ao contexto de sua organização, um psicólogo argumenta favoravelmente à Teoria LPC de liderança, de Fred Flieder. Tal teoria tem como base a(s)

  • A. explicação e a reconciliação da personalidade do líder e das complexidades das diversas situações, argumentando que a eficiência de um líder depende da situação.
  • B. existência de cinco diferentes tipos de tomada de decisão do líder: AI (Autocrático I); AII (Autocrático II); CI (Consultivo I); CII (Consultivo II) e GII (Grupo).
  • C. existência de duas variáveis: o comportamento do líder, tanto na orientação para as tarefas como no relacionamento com seus liderados, e a maturidade dos seus subordinados.
  • D. premissa de que o relacionamento de alta qualidade entre líderes e liderados é formado a partir da Lealdade, do Afeto, da Contribuição e do Respeito Profissional.
  • E. premissas que envolvem o grau da crença da performance e o valor dessa crença para cada pessoa, considerando a existência de quatro categorias de líderes: diretivo, apoiador, participativo e orientado para realizações.

Em uma empresa, um grupo de funcionários aumentou seu grau de coesão. Situações como essa remetem a um fator que contribui para o aumento da coesão de um grupo, que é o fato de haver

  • A. um número elevado de componentes.
  • B. diversidade de interesses entre os membros
  • C. contato constante com outros grupos
  • D. ameaças frequentes
  • E. insucesso na realização das tarefas

O tipo de validade de testes que, apesar de frequentemente citado na literatura, não pode ser utilizado para satisfazer requisitos oficiais é a validade

  • A. de constructo
  • B. de conteúdo
  • C. relacionada ao critério.
  • D. aparente.
  • E. preditiva.
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