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A depressão puerperal exacerbada, conhecida comumente como psicose puerperal, caracteriza-se por:
repúdio total ao bebê, permanente tristeza, afastamen- to, ausência, insônia, inapetência, descuido com a pró- pria aparência.
reação emocional transitória a um "evento menor", com duração de poucas horas a poucos dias e raramente interferindo gravemente no funcionamento individual.
expressão de alegria sem preocupação com o bebê, agindo como se nada tivesse acontecido.
grandiloqüência, amoralidade, impulsividade intensa.
excesso de zelo da mãe com o bebê recém-nascido.
Na depressão reativa (luto sem complicação - DSM III-R), destacam-se como sinais e sintomas predominantes:
euforia temporária imediatamente seguida de momentos depressivos.
culpa injustificada, agitação psicomotora (inquietação) e amorfismo afetivo.
isolamento, não-percepção do que gera o estado anímico e ambivalência afetiva (caracterizada sobretudo pela querelância e refratariedade).
entristecimento, perda localizada no tempo e espaço histórico do indivíduo, empobrecimento de afeto e sentimento de angústia ligada ao contexto de perda.
idéias auto-destrutivas, insônia, hipersonia, estreitamento das perspectivas existenciais até seu anulamento.
A expressão "terceira força", selecionada como forma de transmitir uma divergência radical do que têm sido as for- ças maiores da Psicologia Moderna, surgiu com a(o):
Psicanálise e a Teoria Marxista.
Gestalt e a Fenomenologia.
Gestalt e a Teoria Cognitivo-Comportamental.
Existencialismo e Teorias Comportamentais.
Behaviorismo e a Teoria Psicanalítica.
Ao psicólogo clínico cabe realizar, entre outras atividades, o psicodiagnóstico. Este pode ser entendido como uma:
classificação de características e itens idênticos e pode ser adotado com diferentes objetivos.
revelação de reações individuais que não se vale de auto-relatos ou da avaliação do classificador.
percepção do que o indivíduo de fato faz, que pode ser de difícil interpretação e representar ou não todos os comportamentos de uma pessoa.
identificação das forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologias.
elaboração do estilo comportamental real e peculiar, bem como de sutilezas e emoções, tendendo a ser difíceis sua codificação e interpretação.
Segundo Skinner, "o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito resultante, no sentido de satisfazer-lhe alguma necessidade, ou seja, a relação que se estabelece entre uma ação e seu efeito". Essa conceituação diz respeito à(ao):
teoria da aprendizagem social.
reforçamento primário.
reforçamento secundário.
condicionamento operante.
condicionamento clássico.
Wundt, como outros teóricos, contribuíram para a Psicologia Moderna que surgiu na Alemanha, no século XIX, bus cando delimitar seu campo de estudo. Além desta participação, que papel teve Wundt na História da Psicologia?
Formulou a lei de causa e efeito.
Passou a produzir o conhecimento científico em laboratórios.
Foi um grande pesquisador sobre os sonhos.
Definiu a razão como essência e peculiaridade do homem.
Iniciou os estudos sobre "o inconsciente".
Dentre as síndromes neuróticas inclui-se a fobia, que se revela por:
medo racional de objetos ou animais.
medo intenso e irracional de situações, objetos ou ani mais que não oferecem perigo real.
déias e pensamentos, fantasias e imagens persistentes
déias obsessivas, com predominância de atos e com portamentos compulsivos.
déias fixas em relação ao que se deseja.
Eric Berne, criador da Análise Transacional, escreveu al- gumas obras sobre o comportamento humano, sempre em função da comunicação da pessoa consigo mesma e em relação aos outros. Propôs também uma teoria acerca do trabalho grupal, que classifica em:
papéis congruente e incongruente.
cooperação social e formação intelectual.
grupo e atmosfera social.
campo e espaço de vida.
atividades e processos.
O paciente, ao ser hospitalizado, sofre um processo de despersonalização que significa:
alteração na estrutura da personalidade.
rebaixamento do nível de consciência.
identificação pelo número do leito ou por ser portador de determinada patologia.
energia psíquica excessiva abolindo as condições normais de funcionamento do aparelho psíquico.
alteração da consciência com perda da percepção familiar.
Em Psicologia Hospitalar, um sonho tornado realidade vem a partir da necessidade de humanização do hospital e tem por objetivo principal:
enquadrar o paciente dentro do setting terapêutico.
minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização e suas decorrências emocionais.
esclarecer e orientar as grávidas sobre a importância do estabelecimento do vínculo afetivo pré-natal.
estabelecer vínculos entre os médicos e os pacientes hospitalizados.
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