Questões de Psicologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um psicólogo é convocado para realizar uma avaliação na qual se valerá, dentre outros recursos, de testes psicológicos. Considerando a magnitude do trabalho, ele percebe que precisará de ajuda na aplicação e correção dos testes. A gerência lhe disponibiliza membros da equipe que não têm formação em psicologia, alguns dos quais ocupam o mesmo cargo que o psicólogo naquela organização.

Não havendo alternativa para se negociar a designação dos membros que o ajudarão, e considerando o Código de Ética do Psicólogo, o que esse psicólogo está autorizado a fazer?

  • A. Treinar os membros da equipe disponíveis no uso do instrumento em questão, para que sua utilização seja precisa, correta e não prejudique a qualidade da avaliação.
  • B. Treinar apenas os membros da equipe cujo cargo coincida com o seu, pois, uma vez que a função deles pode ser exercida por um psicólogo, eles podem, por reciprocidade, atuar como o psicólogo atua naquela função específica.
  • C. Reduzir a qualidade da avaliação a ser executada até encontrar um nível em que possa conduzi-la solitariamente.
  • D. Trocar de instrumento, escolhendo um dentre os vários testes psicológicos que não são reconhecidos pelo CEP e que, portanto, podem ser adquiridos e utilizados livremente.
  • E. Informar e sustentar a impossibilidade do uso do instrumento em questão, recusando-se a realizar a avaliação, caso não encontre nenhuma alternativa que não fira o Código de Ética.

No aprendizado corporativo, as organizações apresentam certas características. A esse respeito, considere as afirmações abaixo.

I - Uma organização que aprende fomenta uma cultura organizacional que valoriza a segurança e a estabilidade.

II - Em uma organização que aprende, é de se esperar que não haja conflitos ou que os conflitos estejam em um nível muito próximo de zero.

III - O aprendizado de círculo duplo é mais promissor para as organizações que aprendem que o aprendizado de círculo simples.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

O modelo do crescimento organizacional de Greiner indica que o(a)

  • A. crescimento por meio da criatividade tem seu fim marcado por uma crise de liderança, cuja resolução costuma passar pela profissionalização da gestão.
  • B. crescimento por meio de delegação é um estágio que se conclui com uma crise de autonomia, que, se bem resolvida, dá lugar ao estágio seguinte.
  • C. crescimento de uma organização, em sua primeira fase, é o crescimento por meio de direção, em que os fundadores imprimem sua marca.
  • D. crise de controle, se bem resolvida, dá lugar a uma nova fase de crescimento em que os gerentes de nível inferior e intermediário adquirem mais poder.
  • E. última etapa do crescimento de uma organização é a do crescimento por meio da coordenação, cujo objetivo é permitir lidar com a estrutura organizacional sem criar estruturas adicionais.

A avaliação psicológica é uma prática comum no contexto organizacional, usualmente com a intenção de avaliar conhecimentos, habilidades e outras características de um candidato a uma posição de trabalho.

Dentre a enorme gama de testes utilizáveis, estão os testes de aptidão cognitiva, que avaliam

  • A. a relação entre os interesses ou a personalidade do candidato com os de pessoas em diversas profissões ou categorias profissionais.
  • B. a predisposição ou tendência de uma pessoa a se comportar de determinado modo em situações diferentes.
  • C. o nível atual de competência de uma determinada pessoa em relação a uma determinada habilidade.
  • D. a habilidade ou a potencialidade do candidato em relação a tarefas que exijam a função cognitiva medida.
  • E. se um candidato irá comportar-se de forma contraproducente ou desonesta no trabalho.

Na seleção de pessoal, entrevistas estruturadas e não estruturadas são importantes instrumentos.

Nessas circunstâncias, as entrevistas

  • A. estruturadas são as mais utilizadas para avaliar a inteligência geral, a formação educacional e a experiência anterior.
  • B. estruturadas terão aumentadas sua confiabilidade e sua validade, se o entrevistador possuir informações detalhadas sobre o trabalho em questão.
  • C. estruturadas terão aumentadas sua confiabilidade e sua validade, se o entrevistador possuir informações prévias sobre o candidato.
  • D. estruturadas terão aumentadas sua confiabilidade e sua validade, se o entrevistador fizer suas avaliações durante o processo de entrevista.
  • E. não estruturadas são as mais utilizadas para avaliação do conhecimento e aptidões para o trabalho e o ajuste pessoa-empresa.

Num programa de treinamento bem planejado, é necessário fazer um levantamento das necessidades de treinamento.

Nesse sentido, considere as afirmações abaixo sobre a avaliação dessas necessidades.

I - Na etapa do levantamento das necessidades de treinamento, devem-se considerar os objetivos da empresa e como eles são cumpridos com relação ao desempenho de seus funcionários, pois a análise dos objetivos da organização pode fornecer indicações do tipo de treinamento necessário.

II - Na etapa do levantamento das necessidades de treinamento, é preciso avaliar a natureza das tarefas envolvidas em cada atividade, podendo ser preciso recomendar uma análise do trabalho para indicar as tarefas principais e as CHAO necessárias para execução de cada tarefa.

III - Na etapa do levantamento das necessidades de treinamento, não é preciso avaliar os trabalhadores em si, pois isso foi feito durante o processo seletivo, que é o responsável por garantir a presença das CHAO nos trabalhadores a serem treinados.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Relacione os métodos de treinamento com suas respectivas características apresentadas a seguir.

 

As associações corretas são:

  • A. I - R , II - T , III - P , IV - S
  • B. I - R , II - T , III - Q , IV - S
  • C. I - R , II - T , III - S , IV - Q
  • D. I - S , II - R , III - P , IV - T
  • E. I - T , II - R , III - Q , IV - P

A análise de uma organização demonstra que sua estrutura segue um modelo de redes/alianças, por oposição às estruturas organizacionais em pirâmide ou em pirâmide achatada.

Nessa organização, o psicólogo pode esperar, em relação à gerência de recursos humanos, que as

  • A. recompensas favoreçam o mérito e o comprometimento.
  • B. opções de treinamento fiquem, em grande parte, a cargo do empregado.
  • C. tarefas sejam descritas detalhada e especificamente.
  • D. carreiras tenham um caminho específico e hierárquico.
  • E. carreiras tenham um caminho limitado e que as promoções sejam horizontais.

Considerando-se a dimensão ética da prática do psicólogo no contexto organizacional, cabe a ele

  • A. contribuir para uma relação empregado-empregador tão equânime quanto possível, zelando pelas condições para que o trabalhador tenha, em sua atividade, possibilidades reais de realização pessoal.
  • B. fornecer os artifícios técnico-científicos da psicologia para aplicação no contexto do trabalho, atuando junto aos recursos humanos e considerando a interdependência das partes da organização.
  • C. estar atento ao inevitável jogo de vetores que a disputa de poder impõe aos trabalhadores para manter sua prática protegida dessa influência deletéria.
  • D. não deixar a dimensão política influenciar suas decisões, uma vez observado o princípio fundamental VII do Código de Ética, que prevê que as relações de poder não devem influenciar ou atrapalhar o exercício de sua profissão.
  • E. não arriscar seu próprio emprego, colocando as relações estabelecidas em questionamento, uma vez que se encontra em posição pouco favorecida dentro da maioria das organizações e sem poder para combater o estado vigente.

Qual dos testes abaixo é utilizado especificamente para prever o comportamento contraproducente de um candidato a uma vaga de trabalho?

  • A. Teste de integridade
  • B. Teste de interesse vocacional
  • C. Testes de aptidão psicomotora
  • D. Testes de aptidão cognitiva
  • E. Testes de Inteligência Emocional
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...