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A educação corporativa é fruto da sociedade do conhecimento e, por conseguinte, das exigências do mundo contemporâneo. Atualmente, percebe-se a coexistência da educação corporativa e do modelo de treinamento tradicional de organizações.
Nesse contexto, tem-se que a(o)aprendizagem, veiculada pelo treinamento em seu modelo tradicional, se apresenta como presencial, contínua e pessoal.
educação corporativa, em contraposição ao treinamento tradicional, utiliza o e-learning com o objetivo de ensinar tarefas específicas e pontuais a um grande número de empregados.
educação corporativa é uma aliada da empresa por conceber a aprendizagem em sua descontinuidade constitutiva.
conhecimento, veiculado pelo treinamento em seu modelo tradicional, está sempre disponível quando dele se precisa.
e-learning usado pela educação corporativa tem como objetivo permitir que os empregados consultem informações para tirar dúvidas para a realização do trabalho.
É considerado característico de um programa de promoção de qualidade de vida em uma organização o(a)
estabelecimento de um sistema de indicadores de acidentes do trabalho
treino nas normas de segurança e o uso de equipamentos de proteção
obrigatoriedade de exames médicos periódicos
adequação da iluminação, ventilação, temperatura e do nível de ruídos no ambiente de trabalho
melhoria da saúde física e psicológica por meio de novas formas de organizar o trabalho
O psicólogo que se ocupa das relações entre o trabalho e a saúde mental busca
detectar e modificar as situações que geram doenças ocupacionais, atuar na prevenção de acidentes e melhoria das condições ambientais.
detectar os fatores estressantes no trabalho e propor estruturas de trabalho que permitam a homeostase, o equilíbrio completo entre homem e ambiente.
viabilizar condições de trabalho propícias à construção da identidade, da subjetividade e da realização dos desejos do trabalhador.
negociar, com as organizações de trabalho, as recompensas que garantam a satisfação das necessidades materiais e sociais do trabalhador.
eliminar a geração de angústia na e pela atividade de trabalho à medida que a angústia degrada a saúde mental.
Na abordagem da Psicodinâmica do Trabalho, o trabalho é conceituado como
essencial ao homem na medida em que é o meio através do qual se relaciona com a natureza, transformando- a em bens de onde advirá o valor e se transformando, ao mesmo tempo.
mercadoria que possui um valor de uso e um valor de troca, de cuja diferença advém a produção dos valores que alimentam a economia de mercado.
responsável pela cultura e história do homem, ao desenvolver a atividade coletiva, as relações sociais e a utilização de instrumentos, que transformam a natureza, voltando ao início do ciclo ao recriar a cultura e a história.
meio pelo qual o homem pode atingir a saúde, uma vez que serve para garantir suas possibilidades de satisfação, e o alcance do prazer é o que sustenta a saúde psíquica.
aquilo que o sujeito acrescenta às prescrições para alcançar os objetivos que lhe são designados, uma vez que trabalhar é preencher a lacuna irredutível entre o prescrito e o real.
Se um psicólogo pretende levar adiante uma análise do trabalho, utilizando o método da confrontação cruzada proposto por Yves Clot, ele deve
formular, isoladamente ou com a ajuda da gestão, diretrizes técnicas para o trabalho a ser analisado, registrar o que é realizado na prática pelo trabalhador e, por fim, confrontar o registro do que ele faz com as diretrizes do trabalho.
formular os objetivos do trabalho com o coletivo dos trabalhadores, escolher, em grupo, aqueles cujos colegas consideram os mais habilidosos no trabalho e registrar sua prática, confrontar o registro dessa prática com os objetivos do trabalho formulados no início.
registrar a forma como o trabalhador e um colega escolhido por ele realizam seu trabalho, apresentar o registro a ambos, pedindo-lhes que produzam o sentido do que veem, extrair, desse encontro, o sentido comum daquele ofício.
registrar as situações de trabalho consideradas críticas pela gestão, formular, com os trabalhadores, as melhores práticas para lidar com as tais situações críticas e, enfim, confrontar o trabalhador com o registro de sua prática.
registrar o exercício do trabalho nas situações a serem analisadas, confrontar o trabalhador com esse registro diante do psicólogo e diante de um colega especialista e, por último, expor o material ao coletivo dos trabalhadores.
Dentre as diversas possibilidades de intervenção nas organizações, o reprojeto estrutural consiste
Existem autores especialistas em aprendizagem organizacional que afirmam que o incremento na quantidade de informações disponíveis em uma organização, por si só, não promove a aprendizagem corporativa.
Essa afirmação se sustenta porque a(o)
Um psicólogo é chamado a colaborar na implantação de um programa de gestão por competências.
Das etapas desse processo, o mapeamento das competências organizacionais é definido
Ao conduzir uma avaliação psicológica, é preciso que o psicólogo considere que
Considerando o contexto de atuação do psicólogo organizacional, é bastante frequente assinalar a existência de duas posições distintas. Uma delas é a do psicólogo que usa seus conhecimentos para ajudar as organizações a funcionarem adequadamente, a serviço da produtividade. A outra é a do psicólogo que utiliza sua posição para favorecer o questionamento das relações de trabalho e promover o bem-estar dos trabalhadores.
Nessas circunstâncias, em sua atuação, o psicólogo
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