Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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É estruturada sob a ótica da ergonomia e da organização do trabalho, com uma visão integral do trabalhador, considerandoo como um ser independente física e mentalmente, estruturando e prevendo todas as conseqüências de trabalho impostas à saúde e integridade do trabalhador, proporcionando-lhe qualidade de vida dentro e fora da empresa.

O texto acima se refere à(s)

  • A.

    Comissão de Estudos do Trabalho (CET).

  • B.

    Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

  • C.

    Norma Regulamentadora (NR-5).

  • D.

    Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Após a conclusão sobre o resultado do processo seletivo, a psicóloga coordenadora do setor de pessoal enviou para o responsável pela divulgação o nome do candidato X como o escolhido para assumir o cargo. Esse candidato, ao saber da sua aprovação, organizou, imediatamente, entre os amigos, uma comemoração pelo seu sucesso no difícil processo que durara duas semanas de avaliação, com cinco etapas eliminatórias. Logo em seguida, a coordenadora percebeu que cometeu um erro: no resultado final, o candidato X deveria ter sido desclassificado.

Acerca das providências a serem tomadas para resolver o problema acima descrito, assinale a opção correta.

  • A.

    A coordenadora poderá considerar que o candidato X, tendo chegado à última etapa do processo seletivo, tem o direito de ser admitido com ressalva, devendo ser reavaliado no período máximo de três meses. Com essa providência, ela resguardará sua imagem de líder e manifestará sua segurança para decidir e assumir riscos.

  • B.

    Baseada na premissa de que errar é humano, a coordenadora poderá empenhar-se em corrigir seu erro, convocando o candidato X para uma entrevista individual, tratando com objetividade e clareza do seu equívoco. Com essa providência, ela demonstrará sua dominância e sua capacidade de confrontação, ao ser assertiva, franca e diplomática.

  • C.

    Preocupada com os efeitos de seu erro para o candidato X, a coordenadora poderá decidir por não relatar seu equívoco, zelando pela imagem que ficará da instituição para o público, mas deverá realizar uma supervisão próxima do candidato durante os primeiros meses de seu exercício no cargo. Com essa providência evitará a exposição da empresa.

  • D.

    A coordenadora com equilíbrio consegue entender que seu equívoco diz respeito a algo de seu próprio inconsciente manifestando a escolha dela para o cargo. Com esta providência, estará mostrando que pondera suas ações e aplica mudanças considerando todas as implicações do fato.

Visa estabelecer um modelo explícito e legível para o trabalho do operador. Constitui excelente suporte para projetos, desenvolvimento e testes de sistemas de trabalho. Fornece uma linguagem operacional que facilita a localização de informações, possibilita a distinção entre procedimentos e conceitos. Subsidia o treinamento, além de propiciar a redefinição do trabalho.

O texto acima se refere ao conceito de

  • A.

    tarefa.

  • B.

    ergonomia.

  • C.

    análise de tarefa.

  • D.

    desenho de cargos.

O trabalho como regulador social é fundamental para a subjetividade humana, e essa condição mantém a vida do sujeito. Acerca das situações que podem ocorrer quando a produtividade exclui o sujeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma alta exigência de qualificação, com maiores habilidades, mais ágil e eficaz, vem-se tornando um desafio que contribui para a qualidade de vida do homem no trabalho, o qual, ao ambicionar galgar postos de poder e de liderança, fortalece-se e sente-se valorizado nessa busca constante.

  • B.

    Para um pessoa, a perda do trabalho pode criar doenças psíquicas específicas, como os surtos psicóticos e a formação das neuroses. Essas são aspectos cada vez mais abordados, por envolverem a psicodinâmica do trabalho, tornando-se pontos fundamentais de preocupação para os que lidam com a saúde das pessoas no trabalho.

  • C.

    A ameaça de perder seu trabalho causa a sensação de inutilidade, acompanhada de progressiva deterioração identitária, fazendo que as pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a força de trabalho de que dispõem pode ser dispensada a qualquer momento, mas isso motiva a pessoa a manter-se no trabalho, que se a única forma de sobrevivência para muitos.

  • D.

    Manter-se em seu trabalho sem nenhuma realização, associado ao defeito crônico de uma vida mental sem saída mantida pela organização do trabalho, tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas.

Os erros de avaliação de desempenho mais comuns são resultantes de julgamentos e observações equivocadas e podem ser identificados quando se observam discrepâncias entre o desempenho real do avaliado e o julgamento feito pelo avaliador. Nesse sentido, para que não ocorram desmotivação, queda dos níveis de produtividade e ainda o fracasso do modelo de avaliação de desempenho, deve-se evitar

  • A.

    olhar o todo, pois uma impressão geral favorável sobre o desempenho de um fator pode resultar em pontuações positivas em todos os fatores.

  • B.

    ser complacente, pois isso pode gerar uma desconsideração pelas diferenças existentes entre os avaliados quanto aos padrões de desempenho.

  • C.

    retratar fielmente o empregado, pois é desnecessário identificar as diferenças sutis de desempenho expressas no dia-a-dia de cada avaliado.

  • D.

    avaliar pelas ações mais antigas e valorizar as mais recentes, que são mais representativas do comportamento do empregado ao longo do período de avaliação.

A empresa X&Z solicitou um programa de treinamento de habilidades sociais (THS) para seus empregados, visando eliminar dificuldades específicas como: falar em público, coordenar grupos, desenvolver solidariedade e lidar com críticas. No trabalho com vivências grupais para suprir esses déficits e maximizar essas habilidades sociais, cada uma exige um foco específico. Assinale a opção que relaciona, respectivamente, o foco da vivência e as dificuldades a serem eliminadas por solicitação da empresa X&Z.

  • A.

    Iniciar e manter conversação; opinar, concordar e discordar; expressar sentimentos positivos; expressar empatia.

  • B.

    Resolver problemas e tomar decisões; exercitar a automonitoria; expressar sentimentos positivos; iniciar e manter conversação.

  • C.

    Fazer e recusar pedidos; expressar empatia; identificar diferentes reações; expressar raiva e pedir mudança de comportamento.

  • D.

    Opinar, concordar e discordar; expressar sentimentos positivos; iniciar e manter conversação; expressar empatia.

Acerca das recomendações de práticas preventivas que visem à melhoria das condições de saúde e trabalho dos funcionários da Clínica B&L, apresentada na situação hipotética em tela, assinale a opção incorreta.

  • A.

    É fundamental promover o cumprimento do trabalho prescrito contido nas normas, supervisionando e avaliando periodicamente o uso correto dos EPIs.

  • B.

    Deve-se avaliar a saúde dos trabalhadores por meio de exames de saúde admissional e periódicos, e investigar as patologias típicas, tais como doenças dermatológicas e respiratórias.

  • C.

    É recomendável introduzir estratégias que visem o resgate da dignidade dos funcionários, sua valorização, para que não mais se submetam às situações de risco, julgando assim manter seu trabalho.

  • D.

    Devem ser implementadas alterações na legislação nacional sobre a saúde e a segurança no trabalho dos coletores de lixo hospitalar, tendo em vista que o grau de insalubridade máxima a esse serviço não é contemplado na legislação em vigor.

Os elementos que indicam a necessidade de treinamentos para os funcionários envolvidos na limpeza e na coleta interna do lixo hospitalar na Clínica B&L incluem

  • A.

    a discrepância entre o trabalho prescrito e o trabalho real.

  • B.

    não-uso de EPIs e dos uniformes.

  • C.

    desconhecimento das normas por parte do gerente.

  • D.

    orientação aos funcionários sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho.

As técnicas de dinâmica de grupo têm como objetivo primordial facilitar e promover diversos componentes nos planos grupal, interpessoal e individual. As metas específicas de uma dinâmica de grupo incluem a

  • A.

    animação de grupos, devidamente conduzida por psicólogos com a competência técnica em trabalhos grupais.

  • B.

    gestão de equipes e o desenvolvimento pessoal, estando o sucesso de uma dinâmica de grupo atrelado às características dos participantes durante a sua aplicação.

  • C.

    aprendizagem ou formação, como ferramenta única e indispensável à obtenção desses objetivos.

  • D.

    seleção de pessoal e reunião de trabalho para a tomada de decisões, atividades postas em prática por psicólogos com especialização em psicologia organizacional.

Caso os empregados da Escola ABC vivenciem um processo de exaustão emocional, muito provavelmente, isso se deverá à existência de

  • A.

    sobrecarga de trabalho.

  • B.

    pressão para aumentar o interesse pelo trabalho.

  • C.

    relações conflituosas.

  • D.

    estresse ocupacional.

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