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O Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu artigo 12, dispõe que, nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará
somente informações gerais e que não comprometam sua relação profissional com os demais membros da equipe de trabalho multidisciplinar.
todas as informações veiculadas no trabalho em equipe multiprofissional para posterior análise.
todas as informações levantadas e que tenha o aval dos demais participantes da equipe multidisciplinar.
apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.
todas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos de trabalho e enviará uma cópia destas informações para registro obrigatório ao Conselho Regional de Psicologia, ao qual é afiliado.
Uma premissa-chave do Desenvolvimento Organizacional é que, uma vez que as organizações são conjuntos de grupos sobrepostos, se for possível
aumentar a eficácia desses grupos, disso resultará uma maior eficácia da organização como um todo.
interferir na dinâmica do grupo através de programas de sensibilização, o nível de consciência e o desenvolvimento de novas práticas de trabalho poderão ocorrer durante um prazo curto de tempo.
controlar as pessoas para que se mantenham dirigidas para o alcance dos resultados, os fatores desmotivacionais não ocorrerão.
manipular a motivação dos empregados através de premiações financeiras, os resultados acontecerão com maior naturalidade.
criar um sistema de reforçamento positivo para que todos os empregados sejam premiados diariamente, isto fará com que o clima organizacional seja percebido por todos como altamente favorável.
Pesquisas realizadas por McClelland (1961), na Universidade de Harvard, provam que as forças motivacionais das pessoas refletem elementos da cultura na qual elas cresceram e se dividem em três campos diferenciados:
O mediador desempenha numerosas funções no processo de mediação, entre elas, facilita a comunicação, cria contextos alternativos, busca a clareza de todas as idéias e atribui a decisão
final ao mediador.
aos protagonistas.
a uma das partes.
à parte contratante.
aos advogados das partes envolvidas.
Depois de formados, os grupos podem diferir sobremaneira em sua aparência e comportamento. Interiormente, no entanto, todos têm três elementos básicos: interação, atividades e sentimentos. A interação refere-se
ao padrão mental adotado pelos participantes frente às exigências de resultados a serem apresentados por cada participante da organização.
aos processos mentais e emocionais.
ao grau de interdependência que um indivíduo, dentro de um sistema organizacional, possui em relação aos demais.
ao sistema pelo qual os trabalhos são divididos entre as pessoas que fazem parte da organização.
ao comportamento interpessoal.
No livro Administração de Recursos Humanos, Jean Pierre Marras indica que são componentes da cultura organizacional
A mediação é um método de resolução de conflitos
e um meio de resolução de controvérsias, referentes exclusivamente a direitos patrimoniais disponíveis, no qual ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial.
no qual o procedimento restringe-se a uma reunião entre as partes e o conciliador.
em que um terceiro independente e imparcial coordena reuniões conjuntas ou separadas com as partes envolvidas em conflito.
em que ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial, que recebe poderes de uma convenção denominada arbitral para decidir por elas.
que não requer o conhecimento da inter-relação das partes em conflito, para que se possa obter maior imparcialidade.
Para E. Schein (1997) cultura organizacional é
Os grupos informais, também chamados primários ou unitários, são aqueles cujos membros têm
objetivos específicos que são diretamente ligados aos interesses da corporação.
liberdade administrada sobre seus atos, pois devem respeitar uma hierarquia bem definida de padrões de conduta.
um relacionamento direto, espontâneo e descontraído, envolvendo a satisfação de várias aspirações humanas.
uma divisão do trabalho predeterminada, com a intenção de satisfazer os objetivos da organização e os objetivos pessoais.
acesso a uma comunicação unidirecional, voltada à sua chefia imediata que traça objetivos específicos com a intenção de dirimir conflitos entre os participantes da equipe.
A mediação é um dos vários métodos chamados de alternativos para a resolução de conflito, constituindo-se em opção ao sistema tradicional de justiça. Uma característica marcante dos métodos alternativos de resolução de conflitos é o emprego da negociação. Existem alguns recursos à disposição dos mediadores. A técnica de enquadrar ou contextualizar diretamente o problema em outro âmbito, que pode ser mais ou menos amplo ou apenas diferente, dependendo das circunstâncias, é denominada de
conotação positiva.
reenquadramento.
reformulação ou ressignificação.
pautas técnicas.
formas de questionamento.
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