Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há várias teorias de motivação, porém, cada perspectiva teórica lançará luz sobre como a motivação influencia o desempenho no trabalho. As distinções são feitas com base nas teorias de conteúdo, processo e de reforço. A perspectiva de conteúdo ressalta

  • A.

    a importância de como a motivação se manifesta no ambiente de trabalho.

  • B.

    a compreensão dos fatores internos dos indivíduos que fazem com que eles ajam de determinada maneira.

  • C.

    as formas pelas quais se aprende o comportamento positivo no ambiente de trabalho.

  • D.

    que os fatores extrínsecos são motivadores do comportamento humano.

  • E.

    que fatores de satisfação e de motivação são controlados no ambiente de trabalho, através da introdução de boas práticas de recursos humanos, tais como políticas de remuneração competitivas e de desenvolvimento profissional.

As metodologias para a resolução alternativa de conflitos facilitam a definição e a administração – por indivíduos, organizações e comunidades – dos próprios conflitos e o caminho para as soluções. A mediação e outras metodologias podem facilitar o diálogo e prover destrezas para a resolução de situações conflituosas. As novas metodologias levam precisamente a resolver os conflitos entre as partes de forma

  • A.

    consensual, em que se busca obter a concordância de sentimentos ou idéias, obtendo-se a pacificação dos vínculos.

  • B.

    interventiva, promovendo o entendimento entre as partes, por intermédio de seus legítimos representantes, para concluir tratados, contratos ou convênios.

  • C.

    avaliativa, de modo a conseguir um acordo entre duas ou mais pessoas que transferem entre si algum direito ou se sujeitam a alguma obrigação.

  • D.

    colaborativa, promovendo a mudança mediante a busca de soluções consensuais e a construção de "lugares" sociais legítimos para os participantes.

  • E.

    altruísta, promovendo a dissolução de conflitos e a tranqüilidade da alma, a favor do sossego das pessoas envolvidas.

A Tela Administrativa de Blake e Mouton identifica uma faixa de comportamentos administrativos baseados nas várias formas de relação entre o estilo voltado para o trabalho e o estilo voltado para o empregado. Assim, a administração do estilo 1.9 indica que o gestor atua com

  • A.

    baixa preocupação com os empregados e relativa preocupação com a produção.

  • B.

    pouca preocupação com os empregados e com a produção.

  • C.

    pouca preocupação com os empregados e muita preocupação com a produção.

  • D.

    muita preocupação com os empregados, mas pouca preocupação com a produção.

  • E.

    relativa preocupação com os empregados e com a produção.

Um problema fundamental na comunicação interpessoal, e talvez principalmente entre pessoas em cargos de autoridade, ou seja, os gerentes, é despertar a capacidade de defesa nos receptores. Entre os mecanismos de defesa mais utilizados pelos receptores podemos destacar a racionalização, que consiste em

  • A.

    designar atributos positivos ao outro visando desta forma diminuir possíveis zonas de conflito, num processo de comunicação no ambiente de trabalho.

  • B.

    atribuir pensamentos e sentimentos ao receptor que nós possuímos inconscientemente ou acreditamos ter.

  • C.

    inventar justificativas para o nosso comportamento, que nós inconscientemente consideramos injustificados.

  • D.

    buscar defender-se de possíveis comportamentos assediantes manifestados pela figura de autoridade presente.

  • E.

    adotar comportamentos não assertivos, visando desta forma diminuir conflitos com a figura de autoridade.

Jeremy D. Safran afirma que avanços no campo da psicologia experimental abriram caminho para uma reconsideração das suposições básicas a respeito da relação entre a emoção e a cognição e que uma importante distinção entre a teoria comportamental-cognitiva e a teoria experimental é que as intervenções comportamentaiscognitivas baseiam-se em uma estrutura metateórica que entende que as mudanças resultam de uma tentativa

  • A.

    intencional de provocar reações adequadas e prazerosas.

  • B.

    não intencional de modificar o comportamento desejado.

  • C.

    não intencional para modificar as emoções identificadas no processo.

  • D.

    planejada com o objetivo de compreender a origem das emoções apresentadas.

  • E.

    intencional de modificar o self (autocontrole).

David E. Zimmerman acredita que ainda continua válida a clássica "equação etiológica" (ou "série complementar") formulada por Freud (1916), por meio da qual ele postula que são três os fatores formadores da personalidade da criança: os heredo-constitucionais, as antigas experiências emocionais com os pais e

  • A.

    a evolução das capacidades sensoriais, motoras e intelectuais.

  • B.

    a transmissão hereditária de características adquiridas de gerações anteriores.

  • C.

    as experiências traumáticas da realidade da vida adulta.

  • D.

    alguns fatores de natureza orgânica, como são alguns possíveis defeitos genéticos.

  • E.

    os hemisférios cerebrais, que impõem certos talentos e não outros.

Na visão de Elsa Grassano, os testes gráficos adquirem um papel central dentro do psicodiagnóstico porque são os que detectam, com maior precisão, os níveis profundos de integração e estruturação, uma vez que a possibilidade de controle intelectual e de disfarce, consciente ou inconsciente, diminui marcadamente nesses testes em relação com os testes verbais. Segundo Grassano, são os primeiros que detectam desordens psicóticas. Ao pensar a adequação ou inadequação lógico-forma das figuras gráficas, Grassano afirma que os traços adaptativos se referem a figuras centradas e de tamanho médio. Na patologia com qualidades psicóticas ou psicopáticas, os gráficos

  • A.

    adquirem um tamanho desmedidamente grande em relação com a folha, que representa o mundo com o qual se incluem.

  • B.

    apresentam excessiva diminuição de tamanho, referindo-se a sentimentos de menos valia, inibição intelectual, social e bloqueio.

  • C.

    apresentam figuras pequenas em uma folha com mais outras figuras.

  • D.

    permanecem à esquerda da folha, em tamanho médio

  • E.

    os gráficos permanecem à direita da folha, em tamanho próximo ao médio.

A Bateria de Piaget-Head corresponde a uma bateria de testes

  • A.

    para avaliar a dominância de membros inferiores, nas quais observa-se a preferência do indivíduo para chutar e pisar com um ou outro pé.

  • B.

    que pretende por em evidência a organização perceptivo motriz através da cópia de figuras fáceis.

  • C.

    motóricos destinados a avaliar a habilidade manual, que incluem provas de pontilhado.

  • D.

    de orientação direita-esquerda (orientação espacial), que consiste em propor à criança uma série de perguntas cada vez mais complexas, em que as noções de direita-esquerda têm que se revelar como firmemente estabelecidas.

  • E.

    que visam avaliar a estruturação temporal através de provas de reprodução de estruturas rítmicas, tendo sido utilizadas por Stambak em uma investigação sobre dislexias.

A técnica projetiva de desenho da Casa-Árvore-Pessoa (House-Tree-Person, HTP) tem sido utilizada para obter informação sobre como uma pessoa experiencia sua individualidade em relação aos outros e ao ambiente do lar. Segundo John N. Buck, autor do Manual e Guia de Interpretação do teste, o HTP

  • A.

    estimula a livre expressão por parte do examinando, podendo, nesses casos, ser dispensada a fase de Inquérito.

  • B.

    permite a discriminação do alcance das estruturas cognitivas.

  • C.

    favorece a expressão de elementos caracteriológicos, apresentados na fase adulta.

  • D.

    estimula a projeção de elementos da personalidade.

  • E.

    permite o pensamento simbólico e o relato, por parte do examinando, de ocorrências recentes significativas.

O Conselho Federal de Psicologia − CFP divulgou os pareceres dos testes psicológicos considerados favoráveis ou desfavoráveis, segundo os critérios estabelecidos na Resolução CFP no 002/2003. O psicólogo deve manter-se atualizado e utilizar somente instrumentos que tenham obtido parecer favorável do CFP para uso. Os testes que podem ser utilizados, tendo por referência as tabelas disponíveis e divulgadas no site do CFP em janeiro de 2008 são:

  • A.

    Teste Zulliger; Teste de Personalidade 16 PF; Teste Raven de Operações Lógicas – RTLO.

  • B.

    Questionário Desiderativo; Teste das Cores; Teste de Apercepção Infantil com Figuras Humanas - CAT-A.

  • C.

    Rorschach - Sistema Compreensivo; Teste de Apercepção Temática - TAT.

  • D.

    Teste do Desenho - WARTEGG; Teste de Capacidades Intelectuais; Bateria de Testes de Aptidões Gerais II -–BTAG II.

  • E.

    Teste de Apercepção Temática para Idosos e Adultos - SAT; Inventário Ilustrado de Interesses - GEIST; Teste de Apercepção Infantil com Figuras de Animais - CAT-A.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...