Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Há várias teorias de motivação, porém, cada perspectiva teórica lançará luz sobre como a motivação influencia o desempenho no trabalho. As distinções são feitas com base nas teorias de conteúdo, processo e de reforço. A perspectiva de conteúdo ressalta
a importância de como a motivação se manifesta no ambiente de trabalho.
a compreensão dos fatores internos dos indivíduos que fazem com que eles ajam de determinada maneira.
as formas pelas quais se aprende o comportamento positivo no ambiente de trabalho.
que os fatores extrínsecos são motivadores do comportamento humano.
que fatores de satisfação e de motivação são controlados no ambiente de trabalho, através da introdução de boas práticas de recursos humanos, tais como políticas de remuneração competitivas e de desenvolvimento profissional.
As metodologias para a resolução alternativa de conflitos facilitam a definição e a administração – por indivíduos, organizações e comunidades – dos próprios conflitos e o caminho para as soluções. A mediação e outras metodologias podem facilitar o diálogo e prover destrezas para a resolução de situações conflituosas. As novas metodologias levam precisamente a resolver os conflitos entre as partes de forma
consensual, em que se busca obter a concordância de sentimentos ou idéias, obtendo-se a pacificação dos vínculos.
interventiva, promovendo o entendimento entre as partes, por intermédio de seus legítimos representantes, para concluir tratados, contratos ou convênios.
avaliativa, de modo a conseguir um acordo entre duas ou mais pessoas que transferem entre si algum direito ou se sujeitam a alguma obrigação.
colaborativa, promovendo a mudança mediante a busca de soluções consensuais e a construção de "lugares" sociais legítimos para os participantes.
altruísta, promovendo a dissolução de conflitos e a tranqüilidade da alma, a favor do sossego das pessoas envolvidas.
A Tela Administrativa de Blake e Mouton identifica uma faixa de comportamentos administrativos baseados nas várias formas de relação entre o estilo voltado para o trabalho e o estilo voltado para o empregado. Assim, a administração do estilo 1.9 indica que o gestor atua com
baixa preocupação com os empregados e relativa preocupação com a produção.
pouca preocupação com os empregados e com a produção.
pouca preocupação com os empregados e muita preocupação com a produção.
muita preocupação com os empregados, mas pouca preocupação com a produção.
relativa preocupação com os empregados e com a produção.
Um problema fundamental na comunicação interpessoal, e talvez principalmente entre pessoas em cargos de autoridade, ou seja, os gerentes, é despertar a capacidade de defesa nos receptores. Entre os mecanismos de defesa mais utilizados pelos receptores podemos destacar a racionalização, que consiste em
designar atributos positivos ao outro visando desta forma diminuir possíveis zonas de conflito, num processo de comunicação no ambiente de trabalho.
atribuir pensamentos e sentimentos ao receptor que nós possuímos inconscientemente ou acreditamos ter.
inventar justificativas para o nosso comportamento, que nós inconscientemente consideramos injustificados.
buscar defender-se de possíveis comportamentos assediantes manifestados pela figura de autoridade presente.
adotar comportamentos não assertivos, visando desta forma diminuir conflitos com a figura de autoridade.
Jeremy D. Safran afirma que avanços no campo da psicologia experimental abriram caminho para uma reconsideração das suposições básicas a respeito da relação entre a emoção e a cognição e que uma importante distinção entre a teoria comportamental-cognitiva e a teoria experimental é que as intervenções comportamentaiscognitivas baseiam-se em uma estrutura metateórica que entende que as mudanças resultam de uma tentativa
intencional de provocar reações adequadas e prazerosas.
não intencional de modificar o comportamento desejado.
não intencional para modificar as emoções identificadas no processo.
planejada com o objetivo de compreender a origem das emoções apresentadas.
intencional de modificar o self (autocontrole).
David E. Zimmerman acredita que ainda continua válida a clássica "equação etiológica" (ou "série complementar") formulada por Freud (1916), por meio da qual ele postula que são três os fatores formadores da personalidade da criança: os heredo-constitucionais, as antigas experiências emocionais com os pais e
a evolução das capacidades sensoriais, motoras e intelectuais.
a transmissão hereditária de características adquiridas de gerações anteriores.
as experiências traumáticas da realidade da vida adulta.
alguns fatores de natureza orgânica, como são alguns possíveis defeitos genéticos.
os hemisférios cerebrais, que impõem certos talentos e não outros.
Na visão de Elsa Grassano, os testes gráficos adquirem um papel central dentro do psicodiagnóstico porque são os que detectam, com maior precisão, os níveis profundos de integração e estruturação, uma vez que a possibilidade de controle intelectual e de disfarce, consciente ou inconsciente, diminui marcadamente nesses testes em relação com os testes verbais. Segundo Grassano, são os primeiros que detectam desordens psicóticas. Ao pensar a adequação ou inadequação lógico-forma das figuras gráficas, Grassano afirma que os traços adaptativos se referem a figuras centradas e de tamanho médio. Na patologia com qualidades psicóticas ou psicopáticas, os gráficos
adquirem um tamanho desmedidamente grande em relação com a folha, que representa o mundo com o qual se incluem.
apresentam excessiva diminuição de tamanho, referindo-se a sentimentos de menos valia, inibição intelectual, social e bloqueio.
apresentam figuras pequenas em uma folha com mais outras figuras.
permanecem à esquerda da folha, em tamanho médio
os gráficos permanecem à direita da folha, em tamanho próximo ao médio.
A Bateria de Piaget-Head corresponde a uma bateria de testes
para avaliar a dominância de membros inferiores, nas quais observa-se a preferência do indivíduo para chutar e pisar com um ou outro pé.
que pretende por em evidência a organização perceptivo motriz através da cópia de figuras fáceis.
motóricos destinados a avaliar a habilidade manual, que incluem provas de pontilhado.
de orientação direita-esquerda (orientação espacial), que consiste em propor à criança uma série de perguntas cada vez mais complexas, em que as noções de direita-esquerda têm que se revelar como firmemente estabelecidas.
que visam avaliar a estruturação temporal através de provas de reprodução de estruturas rítmicas, tendo sido utilizadas por Stambak em uma investigação sobre dislexias.
A técnica projetiva de desenho da Casa-Árvore-Pessoa (House-Tree-Person, HTP) tem sido utilizada para obter informação sobre como uma pessoa experiencia sua individualidade em relação aos outros e ao ambiente do lar. Segundo John N. Buck, autor do Manual e Guia de Interpretação do teste, o HTP
estimula a livre expressão por parte do examinando, podendo, nesses casos, ser dispensada a fase de Inquérito.
permite a discriminação do alcance das estruturas cognitivas.
favorece a expressão de elementos caracteriológicos, apresentados na fase adulta.
estimula a projeção de elementos da personalidade.
permite o pensamento simbólico e o relato, por parte do examinando, de ocorrências recentes significativas.
O Conselho Federal de Psicologia − CFP divulgou os pareceres dos testes psicológicos considerados favoráveis ou desfavoráveis, segundo os critérios estabelecidos na Resolução CFP no 002/2003. O psicólogo deve manter-se atualizado e utilizar somente instrumentos que tenham obtido parecer favorável do CFP para uso. Os testes que podem ser utilizados, tendo por referência as tabelas disponíveis e divulgadas no site do CFP em janeiro de 2008 são:
Teste Zulliger; Teste de Personalidade 16 PF; Teste Raven de Operações Lógicas – RTLO.
Questionário Desiderativo; Teste das Cores; Teste de Apercepção Infantil com Figuras Humanas - CAT-A.
Rorschach - Sistema Compreensivo; Teste de Apercepção Temática - TAT.
Teste do Desenho - WARTEGG; Teste de Capacidades Intelectuais; Bateria de Testes de Aptidões Gerais II -–BTAG II.
Teste de Apercepção Temática para Idosos e Adultos - SAT; Inventário Ilustrado de Interesses - GEIST; Teste de Apercepção Infantil com Figuras de Animais - CAT-A.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...