Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Jurema Alcides Cunha, existem vários objetivos de uma avaliação psicológica clínica. No diagnóstico diferencial

  • A. procura-se identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.
  • B. é determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções de ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesa, para facilitar a indicação de recursos terapêu-ticos e prever a possível resposta aos mesmos.
  • C. são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
  • D. fornece-se subsídios para questões relacionadas com "insanidade", competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei etc.
  • E. pressupõe-se um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica, permitindo chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos etc.

Por mais de 50 anos, psicólogos clínicos têm utilizado a técnica projetiva do desenho da Casa-Árvore-Pessoa (House-Tree-Person, H-T-P). Segundo John N. Buck, para propósitos diagnósticos, o H-T-P fornece informações, que, quando relacionadas à entrevista e a outros instrumentos de avaliação, podem revelar

  • A. a existência de personalidade aberrante estruturada em torno de padrões familiares esquizóides.
  • B. o nível intelectual do sujeito em termos de QI, sendo desnecessária a aplicação da Escalas Weschler de Inteligência para adultos.
  • C. a chance de manifestação psicótica em forma de acting out em pacientes psiquiátricos.
  • D. conflitos e interesses gerais dos indivíduos, bem como aspectos específicos do ambiente que ele ache problemáticos.
  • E. as modalidades de ação do sujeito em relação à sua família e às condições de vínculo observadas no mundo adulto que o rodeia.

O Teste de Rorschach é aplicado em algumas fases: administração propriamente dita ou fase de associação livre, inquérito, período de analogia e teste de limites (fase facultativa). A fase do exame chamada inquérito tem por objetivo

  • A. esclarecer problemas de escore.
  • B. averiguar aspectos perceptocognitivos subjacentes às respostas.
  • C. testar hipóteses do examinador.
  • D. testar hipóteses do sujeito.
  • E. obter uma amostra do comportamento do sujeito.

Entre as modalidades de documentos escritos decorrentes de avaliações psicológicas, o documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo e que tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma "questãoproblema", visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem tem competência no assunto, é denominado

  • A. relatório.
  • B. declaração.
  • C. parecer.
  • D. atestado psicológico.
  • E. laudo psicológico.

Jose Bleger apontou a grande diferença entre anamnese, interrogatório e entrevista. A entrevista pretende

  • A. averiguar o que o entrevistado sabe.
  • B. obter informação sobre o sujeito.
  • C. obter informações que o indivíduo considere fidedignas de si mesmo.
  • D. ver como funciona um indivíduo e não como diz que funciona.
  • E. levantar informações sobre experiências do indivíduo na infância.

Há estudos que indicam que a anorexia nervosa, doença incluída no grupo dos distúrbios alimentares, deve ser tratada por uma equipe que inclua clínicos, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, terapeutas familiares e outros terapeutas. Este tipo de composição de equipe é usualmente conhecido como equipe

  • A. qualificada.
  • B. intradisciplinar.
  • C. transdisciplinar.
  • D. ampla.
  • E. multidisciplinar.

Significativas transformações ocorreram na vida doméstica na sociedade brasileira com a legalização do divórcio em 1977. A família assumiu novas configurações e surgiram novas denominações, como o uso dos termos família "uniparental" ou "singular", ou como na demografia se utiliza, família "monoparental". Estes termos referem-se à família composta pelo indivíduo que vive com os filhos

  • A.

    e responde pelo seu cuidado sem a presença de um(a) companheiro(a), embora ele(a) possa existir, ou seja, o(s) filho(s) habita(m) com o pai ou a mãe.

  • B.

    mas não responde pelo seu cuidado, ou seja, o(s) filho(s) habita(m) com o pai, mas não com a mãe.

  • C.

    e responde pelo seu cuidado, com a presença de um(a) novo(a) cônjuge, em regime de co-habitação.

  • D.

    com a presença de um(a) companheiro(a), ou seja, o(s) filho(s) habitam com o pai e a mãe.

  • E.

    e os avós paternos e maternos, mas não com o cônjuge, que se une ao grupo somente nos finais de semana.

Gina Khalif Levinzon observou em sua experiência clínica com crianças adotivas que, no processo de transferência na psicoterapia psicanalítica, o "gostar do analista" provoca um alto nível de angústia, sendo que o analista, em muitos momentos, é sentido como uma figura

  • A. perigosa, não confiável, que pode levar a criança novamente a situações de sofrimento insuportáveis que reeditariam suas experiências anteriores de abandono e rejeição.
  • B. amável, dissipando a desconfiança de estarem entregues a um personagem sedutor ou perigoso que pode lhes trazer grande perigo.
  • C. confiável, afastando o temor de perder o analista a quem se afeiçoaram ou de estar traindo seus pais adotivos com seu afeto pelo terapeuta.
  • D. apavorante, apesar de que raramente as crianças adotivas recorrem a defesas maníacas para lidar com o perigo representado pelo sentimento de dependência e medo de perda do objeto.
  • E. amistosa, sendo que a criança adotiva estabelece períodos intensos de transferência positiva, muitas vezes seguidos de situações de elaboração.

Maria Elizabeth Pascual do Valle e Luiz Carlos Osório, no atendimento a casais em psicoterapia conjugal, propõemse a ensiná-los a se comunicarem melhor corrigindo malentendidos, estimulando-os a pensarem de maneira distinta do que costumam fazer, formulando hipóteses desafiadoras, que os levam a

  • A. decidir sobre a estabilização dos estereótipos criados pelo casal ao longo de sua relação, estimulando- os a adotarem certas modalidades de ação
  • B. impor aos membros do casal novas visões de mundo ou de como supomos que eles possam redirecionar suas vidas.
  • C. ressignificar suas maneiras habituais de se comportarem um com o outro.
  • D. apontar a importância das conotações negativas para modificar o clima de mútuas acusações e recriminações que pautem a comunicação do casal.
  • E. um olhar retrospectivo sobre sua relação, no qual possam avaliar seus objetivos pessoais.

Aaaron Beck desenvolveu a terapia cognitiva e acreditava que a depressão resulta de padrões inadequadamente autocríticos de pensamento sobre o self. Deste modo, os depressivos têm expectativas irreais, superestimam seus fracassos, fazem generalizações negativas arrasadoras sobre si mesmos a partir de poucas evidências, observam apenas o feedback negativo do mundo externo, por exemplo. Os terapeutas cognitivos procuram ajudar os clientes a examinar cada pensamento disfuncional de maneira objetivamente científica, ao mesmo tempo em que lhes dão apoio. Deste modo, a terapia cognitiva de Beck procura conduzir a pessoa a

  • A. lidar com a experiência de estresse provocada por fatores endógenos.
  • B. identificar motivações inconscientes atrás das ações objetivas.
  • C. uma nova modelagem da cadeia de ações observáveis.
  • D. eliminar situações angustiantes que podem conduzir o cliente ao suicídio.
  • E. maneiras realistas e flexíveis de pensar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...