Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os artigos 150 e 151 do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente tratam exclusivamente dos serviços auxiliares da Justiça, que são exercidos por uma equipe interprofissional, tendo por objetivo, dentre outras atribuições,

  • A.

    orientar o advogado das partes na condução de processos jurídicos que envolvem: separação (consensual ou litigiosa) ou divórcio (consensual ou litigioso), modificação de guarda, tutela, etc.

  • B.

    desenvolver trabalhos de aconselhamento, orientação, encaminhamento, prevenção e outros, tudo sob a imediata subordinação à autoridade judiciária, assegurada a livre manifestação do ponto de vista técnico.

  • C.

    autorizar ou não a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsáveis, em estádio, ginásio e campo desportivo; bailes ou promoções dançantes; casa que explore comercialmente diversões eletrônicas, estúdios cinematográficos, de teatro, rádio e televisão.

  • D.

    a apuração de ato infracional atribuído a adolescente, aplicando as medidas cabíveis para conceder a remissão, como forma de suspensão ou extinção do processo, avaliando pedidos de adoção e seus incidentes.

  • E.

    intermediar ações de orientação jurídica e psicológica aos responsáveis por adolescentes que tenham causado qualquer tipo de dano a outrem, especialmente em ambientes escolares.

Segundo Sonia Rovinski, na perícia psicológica na área forense, os psicólogos tendem a utilizar os mesmos métodos de investigação que são utilizados na clínica, como entrevistas, testes, recuperação de dados de arquivo (protocolos) e informações de familiares e terceiros. Acredita ser importante que se tenha uma visão diferenciada do contexto do trabalho do psicólogo na área clínica e em sua atividade junto ao sistema legal, para se compreender os aspectos distintivos da avaliação forense. Se de um lado, no setting clínico, temas como diagnóstico, funcionamento de personalidade e tratamento para a mudança de comportamento são aspectos primários, de outro, Sonia acredita que a avaliação forense, freqüentemente, dirige-se a eventos definidos de forma mais estreita ou a interações de natureza não-clínica, sempre relacionados a um foco determinado pelo sistema

  • A. legal.
  • B. familiar.
  • C. indivíduo-psicólogo.
  • D. composto pelo vínculo terapêutico.
  • E. de entrevistas.

Segundo Sidney Shine e Maria Isabel Strong devemos reconhecer que os laudos analisados têm naturezas distintas em função do tipo de ação judicial que estão subsidiando. Temos um laudo de Regulamentação de Guarda; de Modificação ou Revogação de Guarda; de Regulamentação de Visitas e que

  • A.

    prevê ações de desenvolvimento psicológico e educacional que o menor deverá receber.

  • B.

    especifica a quem o menor deve se reportar em condição de sofrimento emocional.

  • C.

    indica a condição financeira que deverá ser submetido o menor.

  • D.

    não especifica a ação que subsidia, mas opina pela fixação de guarda com um genitor em vez de outro.

  • E.

    propõem ações de acompanhamento psicológico que o menor deverá obter para lidar com o luto da separação.

A Psicologia Jurídica é uma especialidade da Psicologia que tem sua interface com o Direito. Os setores da Psicologia Jurídica são diversos. Segundo Fátima França, há os setores tradicionais, como a atuação em Fóruns e Prisões, e há também atuações inovadoras como a

  • A.

    mediação e a autópsia psíquica, uma avaliação retrospectiva mediante informações de terceiros.

  • B.

    tentativas de acordos e a autópsia analítica, avaliação prospectiva mediante relatos do próprio indivíduo.

  • C.

    audiência psicológica e a avaliação analítica da situação vincular do indivíduo com a justiça.

  • D.

    intermediação estruturada conjugal e a avaliação psico-pedagógica e educacional.

  • E.

    avaliação continuada por dez anos prospectivamente, após a resolução do processo jurídico.

Segundo a teoria de Maslow, as necessidades humanas parecem ser hierarquizadas em cinco categorias. O que impulsiona um indivíduo a canalizar suas energias para satisfazer seus objetivos é uma necessidade

  • A. frustrada.
  • B. satisfeita.
  • C. insatisfeita.
  • D. inconsciente.
  • E. reprimida.

A esquizofrenia paranóide é a psicose caracterizada, principalmente, por

  • A. estupor, sentimento de confusão e excessiva atividade sensorial.
  • B. inibição generalizada, mutismo e excessiva atividade motora.
  • C. estupor, mutismo, negativismo e catalepsia.
  • D. baixa auto-estima, sentimento de confusão e degradação do aparelho psíquico.
  • E. pensamentos autísticos, alucinações e delusões altamente elaboradas, sobretudo as de grandeza e perseguição.

Segundo Melanie Klein a posição esquizo-paranóide é o estágio que assinala

  • A. as possíveis perturbações mentais que uma criança poderá emitir durante a puberdade.
  • B. que a criança vive o seio mau e bom como cindidos e, por isso, ela não integra e não lida com a ambivalência das experiências; estágio este que se inicia aos dois anos de idade.
  • C. o início da vida mental da criança imediatamente após o nascimento.
  • D. o grau de frustração que a criança adotará quando exposta a cenas que lhe desagradam.
  • E. o quão importante é a presença das figuras parentais para que esse estágio seja superado de forma a garantir a entrada na puberdade sem transtornos sexuais de alta complexidade.

Um falseamento da memória em virtude do qual as lembranças perdem suas qualidades e aparecem ao paciente como fatos novos é denominada

  • A. criptomnésia.
  • B. ecmnesia.
  • C. fenômeno do "já visto" (dejá vu).
  • D. amnésia de fundo.
  • E. amnésia superficial.

Bleuler descreveu com a denominação de alucinações extracampinas os casos em que as visões se localizavam fora do campo sensorial correspondente. O paciente "vê" pessoas que estão

  • A. na frente de sua cabeça.
  • B. atrás de sua cabeça.
  • C. na lateral direita de sua cabeça.
  • D. na lateral esquerda de sua cabeça.
  • E. na parte inferior de sua cabeça.

Silvio A. Erné afirma que, no que diz respeito à ordenação metodológica do exame do estado mental de um indivíduo, há um consenso de que as principais alterações envolvem sinais e/ou sintomas nas seguintes áreas da conduta humana: atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afetividade e conduta. A orientação é

  • A. a capacidade de o indivíduo se dar conta do que está ocorrendo dentro e ao redor de si, ao alcance do seu sensório.
  • B. a função psicológica que garante o elo temporal da vida psíquica, pois reflete o passado no presente e permite a perspectiva de futuro.
  • C. a capacidade de captar as sensações, através dos receptores sensoriais, e transformá-las em imagens ou sensações no sistema nervoso central.
  • D. um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado.
  • E. uma das expressões da lucidez psíquica, que depende, fundamentalmente, da integridade do estado de consciência, por meio da qual se identifica a capacidade de consciência têmporo-espacial.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...