Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Freud, o termo pulsão é entendido como

  • A.

    estado de desconforto temporário que pressiona a ação no sentido de ser removido.

  • B.

    movimento da energia fisiológica, na tentativa, nem sempre bem sucedida, de extravasar o instinto de morte.

  • C.

    conflito subjacente às psiconeuroses, que circula interminável e incessantemente no aparato psíquico.

  • D.

    distinção entre o id e o super-ego, necessária para marcar a passagem do pré-consciente ao consciente.

  • E.

    força interna constante que move os seres humanos no sentido de buscar a realização dos desejos latentes.

Um dos temas centrais da Psicologia Evolucionista é

  • A.

    a existência de uma natureza humana universal refletida nos comportamentos culturais exibidos.

  • B.

    a relação entre os mecanismos adaptativos da espécie com os objetivos culturais humanos.

  • C.

    o processo de seleção natural durante a evolução das espécies, em comparando-a com a humana.

  • D.

    o funcionamento psicológico dos ancestrais humanos e suas implicações para a mente atual.

  • E.

    o desenvolvimento das estruturas psicológicas da mente humana ao longo do tempo.

Assinale, de acordo com a concepção sócio-histórica de aprendizagem, a intervenção mais adequada do professor diante do erro dos alunos.

  • A.

    Os alunos devem trocar comentários com os colegas para identificar e corrigir seus erros, sem interferência do professor.

  • B.

    O professor deve assumir a função de identificar o erro e fornecer a resposta correta, ensinando, assim, o que é o esperado.

  • C.

    O professor deve intervir de forma genérica, assinalando que "não está bom" para que o aluno perceba que errou e identifique o seu erro.

  • D.

    O professor deve questionar o aluno, a partir de seu desempenho, para que ambos possam entender o raciocínio do aluno e ajudá-lo a superar o erro.

  • E.

    O aluno deve comparar sua atividade com um modelo correto oferecido pelo professor, possibilitando assim a identificação do erro.

Contextos de desenvolvimento, de acordo com a perspectiva da Rede de Significações, são aqueles considerados

  • A.

    como pano de fundo onde se dão os processos de desenvolvimento, envolvendo ainda os fatores que colocam normas e significações às pessoas.

  • B.

    a partir da noção walloniana de meio, a qual cumpre, simultaneamente, duas funções: a de ambiente (milieu) e a de recurso (moyen).

  • C.

    centrais para a constituição da pessoa ou de um grupo de pessoas, ao oferecerem oportunidades para construir competências socialmente valorizadas.

  • D.

    à luz de uma visão que assume, concomitantemente, a formação e a transformação das pessoas, de forma dialética e estruturante.

  • E.

    como tendo características de submissão e de contraposição que permitem negociar os limites e possibilidades da identidade em formação.

Para Vygotsky, deve-se buscar estabelecer uma diferença entre o que o aluno é capaz de fazer e de aprender sozinho e o que é capaz de fazer e aprender com a ajuda e a participação de outras pessoas, observando-as, imitando-as, seguindo instruções ou colaborando com elas. A distância entre esses dois pontos é denominada de

  • A.

    nível de desenvolvimento real.

  • B.

    nível de desenvolvimento proximal.

  • C.

    zona de desenvolvimento proximal.

  • D.

    zona de desenvolvimento operacional.

  • E.

    zona de desenvolvimento real.

O Código de Ética do Psicólogo estabelece que o psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização considerará

  • A. o pacote de remuneração oferecido, além do histórico da empresa e sua forma de respeitar os profissionais que atuam na área de recursos humanos, principalmente aqueles ligados à área de saúde.
  • B. o relativo impacto de sua função para o bem-estar das pessoas que prestam serviços na organização, visando desta forma atuar sempre na promoção da saúde e bem estar no ambiente de trabalho.
  • C. o valor agregado que lhe será oferecido, principalmente quanto às questões relativas ao ambiente de trabalho e ferramentas disponíveis, para que possa desta forma exercer seu papel dentro dos critérios estabelecidos neste código.
  • D. a forma pela qual a organização estabelece suas relações com a comunidade e como trata seus colaboradores frente às políticas de recursos humanos estabelecidas.
  • E. a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras deste código.

O psiquismo humano, na visão da teoria sócio-histórica, é construído

  • A.

    no movimento de relacionar o existir à linguagem, processo que ocorre na e pelas práticas cotidianas de produção cultural.

  • B.

    na articulação entre formas que definem a integração e superação dos movimentos de contradição.

  • C.

    no empenho contínuo de atribuir significados aos atos do real, na tentativa de agir e transformar a realidade.

  • D.

    na relação dialética que o homem estabelece com seu meio, em sua dimensão histórica e social.

  • E.

    no contexto histórico e cultural, posto que o social neles se desvenda, articulando-os na consciência.

Uns dos princípios fundamentais mencionados no Código de Ética do Psicólogo é o de que o psicólogo

  • A. baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • B. atenderá a todos os anseios da comunidade onde está inserido promovendo saúde e atuando como um facilitador para o desenvolvimento de uma sociedade melhor, respeitando sempre os Direitos Humanos.
  • C. deve promover nas comunidades uma reflexão crítica sobre o papel de cada cidadão para um bem comum maior.
  • D. deve engajar-se em qualquer tipo de ação que edifique a profissão para que haja o melhor entendimento da comunidade sobre o real papel do profissional que atua na área da Psicologia.
  • E. não se submeterá às relações de poder nos contextos em que atua, visando posicionar-se de forma sempre crítica e em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O behaviorismo radical proposto por Skinner prega que a unidade básica do comportamento seja a chamada contingência tríplice de reforçamento, entendida como aquela que

  • A.

    busca desvendar como se dá a associação do comportamento respondente com o operante.

  • B.

    elicia estímulos nervosos e reflexos condicionados (ou não), por meio de operações de reforçamento.

  • C.

    promove a necessidade do mecanismo do reforço agir sobre o comportamento aversivo.

  • D.

    engloba o comportamento, suas condições antecedentes e suas conseqüências.

  • E.

    tenta mostrar como os estímulos conseqüentes decorrem de outros, chamados neutros, no estudo do comportamento.

Auguste Comte propôs um método de estudo - o positivismo - no qual a investigação científica dos fatos deveria

  • A.

    indicar suas origens, fins e causas primeiras.

  • B.

    basear-se no empírico, levando à organização e à certeza.

  • C.

    conduzir a uma visão metafísica do real.

  • D.

    promover a estática e a dinâmica social.

  • E.

    explicar os fenômenos pela evolução da lei e dos códigos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...