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Carl Rogers fundou a terapia centrada no cliente (ou centrada na pessoa), cujo objetivo é ajudar as pessoas a agir de modo pleno, abri-las a todas as suas experiências e a si mesmas, sendo essa consciência interior uma forma de
Carl Gustav Jung, questionou algumas idéias de Sigmund Freud e desenvolveu uma escola que veio a chamar-se Psicologia Analítica. Propôs, por exemplo, ao lado do conceito de inconsciente "pessoal", o conceito de inconsciente "coletivo", que incluiria as experiências coletivas de nossos ancestrais. Contribuiu ainda para a teoria da personalidade, apontando dois principais tipos de personalidade:
Sigmund Freud, ao construir o pensamento psicanalítico, propôs muitos conceitos, entre os quais o da análise estrutural da personalidade, a qual seria composta por uma estrutura tripartida, ou seja, por três componentes básicos estruturais da psique, que são:
Se a ação do outro representa, como disse, padrões e valores culturais, quando é dirigida ao sujeito, faz que ele, sujeito, se auto-avalie em função daqueles padrões ou valores culturais ali representados e concretizados pela ação do outro.
(Simão, 2002)
O trecho acima explicita a visão de Boesch sobre a força da interação e coloca a importância de prestar atenção a esse processo, pois o resultado dessa auto-avaliação, baseada na ação do outro para consigo, é parte da formação da
sociabilidade do sujeito.
inteligência do sujeito.
afetividade do sujeito.
cidadania do sujeito.
identidade do sujeito.
Opondo-se à psicanálise, que se centra no indivíduo isolado, Moreno trata do homem em relação. Surge, então, a psicoterapia em grupo, sustentada pela idéia de que:
"um homem não requer outro homem e, sim, a presença de Deus, tendo em vista seu status de proximidade, acolhimento".
"a principal categoria de análise é, no caso das doenças mentais, contar com a presença de um clarificador".
"a meta essencial do trabalho terapêutico é sobrepujar o caráter religioso e axiométrico do pensamento não-partilhado".
"uma pessoa não pode ser feliz isolada, visto sua espontaneidade só ser alcançada em situações sociais".
"um paciente é um agente terapêutico dos outros; um grupo é um agente terapêutico para outros grupos".
Na fenomenologia, "epoché" refere-se:
à consciência subjetiva do mundo exterior, ou seja: o "eu puro" que atua como observador neutro.
à suspensão de todo e qualquer juízo sobre as coisas enquanto existentes exteriormente.
ao interesse do sujeito plenamente purificado por intermédio da redução transcendental.
à constituição do objeto pensado, produto da relação entre sujeito e objeto (conhecimento produzido).
à compreensão da redução da consciência ao nível de atos intencionais transcendentais.
Propondo-se a criar as bases da verdadeira fundamentação da Filosofia, Hursserl estabelece algumas exigências:
contar com um grau elevado de intuição; significar intencionalmente o objeto; considerar sua presença.
intuir o preenchimento da intenção; ser perfeitamente evidente; dar plenitude ao preenchimento.
buscar a verdade; introduzir a verdade na essência; assumir o raciocínio dialético.
ser independente da experiência; não ter nenhum pressuposto; ser evidente por si mesmo.
descrever o fenômeno; retornar à "coisa-mesma"; fornecer elementos para a intenção.
Para Jung, a psique engloba três níveis:
consciente, pré-consciente e inconsciente.
id, ego e super-ego.
consciente, inconsciente pessoal e inconsciente coletivo.
consciente, inconsciente transpessoal e identitário.
consciente, pré-inconsciente e inconsciente.
De acordo com a perspectiva piagetiana, quando a estrutura cognitiva do sujeito entra em desequilíbrio, mecanismos a priori são acionados. Eles são conhecidos como:
descentração e equilibração.
adaptação e integração.
intermediação e imitação.
assimilação e acomodação.
interação e construção.
Segundo Piaget, o conhecimento é sempre alcançado a partir de
uma estrutura cognitiva que o sujeito já possui.
um distúrbio da constituição física do sujeito aprendiz.
uma análise equilibrada das funções psicológicas superiores.
um movimento impreciso, embora recíproco, entre organismo e meio.
um diálogo entre a perspectiva adulta e a infantil sobre o real.
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