Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Carl Rogers fundou a terapia centrada no cliente (ou centrada na pessoa), cujo objetivo é ajudar as pessoas a agir de modo pleno, abri-las a todas as suas experiências e a si mesmas, sendo essa consciência interior uma forma de

  • A. aprendizagem inconsciente.
  • B. insight.
  • C. defesa.
  • D. comunicação.
  • E. compromisso.

Carl Gustav Jung, questionou algumas idéias de Sigmund Freud e desenvolveu uma escola que veio a chamar-se Psicologia Analítica. Propôs, por exemplo, ao lado do conceito de inconsciente "pessoal", o conceito de inconsciente "coletivo", que incluiria as experiências coletivas de nossos ancestrais. Contribuiu ainda para a teoria da personalidade, apontando dois principais tipos de personalidade:

  • A. consciente e inconsciente.
  • B. arquetípico e intuitivo.
  • C. racional e sentimental.
  • D. introvertido e extrovertido.
  • E. reflexivo e sensitivo.

Sigmund Freud, ao construir o pensamento psicanalítico, propôs muitos conceitos, entre os quais o da análise estrutural da personalidade, a qual seria composta por uma estrutura tripartida, ou seja, por três componentes básicos estruturais da psique, que são:

  • A. id, ego e superego.
  • B. ansiedade objetiva, neurótica e moral.
  • C. recalque, projeção e sublimação.
  • D. percepção, consciência e inconsciência.
  • E. Eros, Tânatos e instinto de defesa.

Se a ação do outro representa, como disse, padrões e valores culturais, quando é dirigida ao sujeito, faz que ele, sujeito, se auto-avalie em função daqueles padrões ou valores culturais ali representados e concretizados pela ação do outro.

(Simão, 2002)

O trecho acima explicita a visão de Boesch sobre a força da interação e coloca a importância de prestar atenção a esse processo, pois o resultado dessa auto-avaliação, baseada na ação do outro para consigo, é parte da formação da

  • A.

    sociabilidade do sujeito.

  • B.

    inteligência do sujeito.

  • C.

    afetividade do sujeito.

  • D.

    cidadania do sujeito.

  • E.

    identidade do sujeito.

Opondo-se à psicanálise, que se centra no indivíduo isolado, Moreno trata do homem em relação. Surge, então, a psicoterapia em grupo, sustentada pela idéia de que:

  • A.

    "um homem não requer outro homem e, sim, a presença de Deus, tendo em vista seu status de proximidade, acolhimento".

  • B.

    "a principal categoria de análise é, no caso das doenças mentais, contar com a presença de um clarificador".

  • C.

    "a meta essencial do trabalho terapêutico é sobrepujar o caráter religioso e axiométrico do pensamento não-partilhado".

  • D.

    "uma pessoa não pode ser feliz isolada, visto sua espontaneidade só ser alcançada em situações sociais".

  • E.

    "um paciente é um agente terapêutico dos outros; um grupo é um agente terapêutico para outros grupos".

Na fenomenologia, "epoché" refere-se:

  • A.

    à consciência subjetiva do mundo exterior, ou seja: o "eu puro" que atua como observador neutro.

  • B.

    à suspensão de todo e qualquer juízo sobre as coisas enquanto existentes exteriormente.

  • C.

    ao interesse do sujeito plenamente purificado por intermédio da redução transcendental.

  • D.

    à constituição do objeto pensado, produto da relação entre sujeito e objeto (conhecimento produzido).

  • E.

    à compreensão da redução da consciência ao nível de atos intencionais transcendentais.

Propondo-se a criar as bases da verdadeira fundamentação da Filosofia, Hursserl estabelece algumas exigências:

  • A.

    contar com um grau elevado de intuição; significar intencionalmente o objeto; considerar sua presença.

  • B.

    intuir o preenchimento da intenção; ser perfeitamente evidente; dar plenitude ao preenchimento.

  • C.

    buscar a verdade; introduzir a verdade na essência; assumir o raciocínio dialético.

  • D.

    ser independente da experiência; não ter nenhum pressuposto; ser evidente por si mesmo.

  • E.

    descrever o fenômeno; retornar à "coisa-mesma"; fornecer elementos para a intenção.

Para Jung, a psique engloba três níveis:

  • A.

    consciente, pré-consciente e inconsciente.

  • B.

    id, ego e super-ego.

  • C.

    consciente, inconsciente pessoal e inconsciente coletivo.

  • D.

    consciente, inconsciente transpessoal e identitário.

  • E.

    consciente, pré-inconsciente e inconsciente.

De acordo com a perspectiva piagetiana, quando a estrutura cognitiva do sujeito entra em desequilíbrio, mecanismos a priori são acionados. Eles são conhecidos como:

  • A.

    descentração e equilibração.

  • B.

    adaptação e integração.

  • C.

    intermediação e imitação.

  • D.

    assimilação e acomodação.

  • E.

    interação e construção.

Segundo Piaget, o conhecimento é sempre alcançado a partir de

  • A.

    uma estrutura cognitiva que o sujeito já possui.

  • B.

    um distúrbio da constituição física do sujeito aprendiz.

  • C.

    uma análise equilibrada das funções psicológicas superiores.

  • D.

    um movimento impreciso, embora recíproco, entre organismo e meio.

  • E.

    um diálogo entre a perspectiva adulta e a infantil sobre o real.

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