Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Autores da abordagem psicanalítica acreditam que o portador de caráter antissocial tem um código moral falho, e sua capacidade de julgamento do que é certo ou errado está subordinado à satisfação
egóica.
moral.
cognitiva.
instintual.
laboral.
O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: físico-motor; intelectual; social e
epistemológico.
estrutural.
afetivo-emocional.
tipos de personalidade.
tipos de temperamento.
Segundo o DSM-IV (301.7), o transtorno de personalidade antissocial corresponde a um padrão global de desrespeito e violação dos direitos alheios, que ocorre desde os 15 anos, sendo que o indivíduo, para ser identificado com este transtorno, tem que ter, no mínimo, a idade de
30 anos.
16 anos.
25 anos.
21 anos.
18 anos.
A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 aponta que o diagnóstico de Esquizofrenia (F20) depende da presença de delírios, alucinações e outros sintomas típicos, que devem estar claramente presentes pela maior parte do tempo durante um período de
1 mês ou mais.
3 meses ou mais.
1 ano ou mais.
6 meses ou mais.
15 dias ou mais.
O princípio mais importante da teoria do reforço é a lei
do efeito.
da ocorrência.
da probabilidade.
do desempenho.
da tendência central.
São pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos e sem sentido, em sua maioria, aos quais o indivíduo tenta resistir ou tenta eliminar. Tratam-se de
sublimações, enquanto as repressões são usadas para suprimir os conflitos perturbadores e oferecer alívio.
compulsões, enquanto as obsessões são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir as obsessões e oferecer alívio.
repressões, enquanto as sublimações são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir os conflitos perturbadores e oferecer alívio.
obsessões, enquanto as compulsões são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir as obsessões e oferecer alívio.
manias, enquanto os episódios de euforia são os pensamentos ou as ações que procuram trazer alívio.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV-TR, a característica essencial do Transtorno Desintegrativo da Infância (299.10) consiste
em limitações do funcionamento adaptativo em pelo menos duas das áreas de habilidades (comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, autossuficiência), após um período de, pelo menos, 3 anos de desenvolvimento aparentemente normal.
um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo, após um período de, pelo menos, 4 anos de desenvolvimento aparentemente normal.
em uma regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de, pelo menos, 2 anos de desenvolvimento aparentemente normal.
em uma ansiedade excessiva envolvendo o afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação, após um período de, pelo menos, 5 anos de desenvolvimento aparentemente normal.
no desenvolvimento de prejuízo no funcionamento neurocognitivo devido a uma condição médico-geral, em, pelo menos, duas áreas do funcionamento cognitivo, podendo incluir perturbações na memória, após um período de, pelo menos, 6 anos de desenvolvimento aparentemente normal.
Teste que consta de seis páginas com traços que devem ser acompanhados pelo examinando, com as mãos direita e esquerda, a princípio sob controle visual e depois às cegas; para interceptar a vista, na segunda fase das operações, usa-se uma folha de papelão ou tabuleta quadrangular.
Trata-se do teste denominado
Kohs.
PMK.
TAT.
CAT.
Rorscharch.
Os transtornos específicos de ansiedade são complicados pelos ataques de pânico ou por outras características que são o foco da ansiedade, sendo que quando o foco está presente em todos os eventos da vida diária, trata-se de transtorno de ansiedade
social.
específica.
generalizada.
de estresse pós-traumático.
obsessiva-compulsiva.
O grande estudioso do abuso sexual infantil, Tilman Furniss, explica o estereótipo da criança sedutora (que seduz o pai e aprecia o abuso), da seguinte maneira:
A criança deve ser sempre responsabilizada pela situação juntamente com seus genitores, pois o abuso é uma via de mão dupla e isso é uma précondição para qualquer trabalho terapêutico.
É muito comum na atualidade encontrarmos a criança que busca o abuso e tem prazer nele, cabendo ao adulto interromper a situação comunicando a autoridade judiciária obrigatoriamente.
Não cabe ao genitor traçar as fronteiras adequadas para a exacerbação da sexualidade de sua criança, devendo a família procurar ajuda psiquiátrica para conter de forma medicamentosa o comportamento transgressor.
A invasão das mídias eletrônicas tornam a barreira da sexualidade dentro do espaço privado mais tênue, cabendo ao pai entender e participar das propostas sexualizadas da criança, para que em momento posterior, com a chegada da adolescência, isso possa ser interrompido, explicado e entendido.
Tal situação tem pouco a ver com a realidade do abuso sexual da criança, pois ainda que haja um comportamento sexualizado da criança, ela nunca poderia ser responsabilizada pela situação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...