Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Jurema Cunha, num modelo psicológico, a história e o exame do paciente vai fundamentar o processo de psicodiagnóstico, com a coleta de subsídios
densos.
permanentes.
completos.
introdutórios.
testáveis.
Transtorno de preferência sexual no qual ocorre uma inclinação por atividade sexual que envolve servidão ou a inflição de dor ou humilhação. Corresponde
à pedofilia.
ao sadomasoquismo.
ao exibicionismo.
ao voyerismo.
ao fetichismo.
Husserl questionou os sistemas especulativos da Filosofia e as teorias explicativas das ciências positivas e propôs retornar a um ponto de partida que seja, verdadeiramente, o primeiro. Afirmou querer voltar às coisas mesmas, considerando- as como ponto de partida
das emoções.
da moral.
da intencionalidade.
da experiência.
do conhecimento.
Segundo Walter Trinca, no processo diagnóstico de tipo compreensivo encontram-se, comumente associados em um mesmo estudo de caso, alguns principais fatores estruturantes, dentre eles:
a ênfase na dinâmica emocional consciente.
o objetivo de elucidar o significado das perturbações.
a busca de compreensão psicológica parcial do paciente.
a seleção de aspectos periféricos ao paciente.
o predomínio do julgamento preditivo, decorrentes dos resultados de instrumentos diagnósticos estatisticamente validados.
A abordagem winnicottiana apontou a importância da criança poder confiar em seus pais (ou pessoas que a cercam) e de que cada criança gradualmente adquira um senso de segurança e entende que boas condições nos estágios iniciais de desenvolvimento conduzem a um senso de segurança, que leva
ao automerecimento.
à autogestão.
ao autocontrole.
à autoaliança.
à heterocolisão.
A abordagem cognitiva diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa. A aprendizagem mecânica refere-se à aprendizagem de
novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
novas informações que permitem a associação com conceitos existentes na estrutura emocional.
novos conteúdos que se relacionam com conceitos relevantes já instalados na estrutura cognitiva.
novos conteúdos que não se relacionam com conceitos relevantes já instalados na estrutura cerebral.
novas ideias que se relacionam com conceitos relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva.
Maurício Knobel aponta que, uma vez decidida a proposta de psicoterapia breve, e aceita pelo paciente, deve-se formalizar a relação contratual que dará os limites mais precisos do enquadre psicoterapêutico e o colocará dentro de uma realidade operativa. Estão entre estes fatores:
enfatizar-se-á a norma do sigilo profissional e não se exigirá o mesmo do paciente, não sendo importante a opinião de terceiros.
estabelecer-se-á com flexibilidade o tempo de duração de cada sessão e o número aproximado de sessões a serem realizadas.
explicação dos objetivos terapêuticos como ilimitados.
não é necessário revelar ao paciente a sua condição nem os conflitos que levam a desajustes ou angústias, o importante é tratá-lo.
explicação da função e objetivos terapêuticos.
Erik H. Erikson apontou que a busca pela identidade, na adolescência, passa por uma crise normativa, propôs um diagrama epigenético, apresentando um quadro em que são anunciados os conflitos ou crises que caracterizam cada uma das etapas do desenvolvimento humano e preocupou-se em evitar os frequentes estigmas em torno das turbulências juvenis, legitimados sobre a forma de diagnósticos definitivos, inscrevendo a crise adolescente não só como própria ao processo de desenvolvimento da identidade, como condição necessária para tanto, chamando este momento de
espaço potencial.
moratória psicossocial.
fenômeno transicional.
processo transferencial.
fase crítica.
Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do
temperamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global.
pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global.
raciocínio abstrato, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento neurológico.
cérebro em realizar conexões no córtex lateral, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento afetivo.
cérebro em realizar conexões no córtex pré-frontal, o que, por sua vez interfere no desenvolvimento físico.
Tratam-se de substâncias que alteram a percepção sensorial e podem produzir ilusões, paranoia e alucinações. Correspondem aos
alucinógenos.
tranquilizantes.
opiáceos.
estimulantes.
ansiolíticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...