Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A criminalidade pode ser também determinada por alguns traços que compõem o tipo psicológico narcisista, sendo que do ponto de vista dinâmico (entre as instâncias psíquicas), não se identifica nenhuma tensão entre o
Id e o Eu.
indivíduo e seu próximo.
Eu e o Supereu.
inconsciente e o consciente.
pré-consciente e o consciente.
Pensar situações de conflito na família, tendo por referência a abordagem sistêmica, implica em aceitar a noção de sistema trazida por Ludwig von Bertalanffy (1975) como um conjunto de elementos que, num processo dinâmico e contínuo, influenciam-se
pontualmente.
parcialmente.
paralelamente.
levemente.
reciprocamente.
O modelo piagetiano do desenvolvimento humano propõe períodos que são caracterizados pelo aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global. O período de operações concretas se dá dos
9 aos 14 anos, com o desenvolvimento de um egocentrismo intelectual e social.
7 aos 11 ou 12 anos com o início da construção lógica, ou seja, a capacidade da criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.
6 aos 10 anos, quando deixa de ter dificuldade para realizar as operações no plano das ideias sem necessitar de manipulação ou referências concretas.
10 aos 14 anos, quando é capaz de abstrair e generalizar, criando teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de modificar.
4 aos 7 anos, com o aparecimento da linguagem, incrementando a comunicação e a interação com os demais.
Sigmund Freud fez observações a respeito de seus pacientes, focalizando uma série de conflitos e acordos psíquicos, o que o conduziu a tentar ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique: o id, o ego e o superego. O ego tem, dentre suas tarefas, a de
ser o reservatório de energia de toda a personalidade.
autopreservação.
conter tudo o que é herdado.
funcionar como juiz ou censor.
exercer a consciência, a auto-observação e a formação de ideais.
Síndrome induzida pelo genitor nomeado de alienador, que na maioria dos casos se refere à figura do guardião, em geral, a mãe que detém a guarda do(s) filho(s), que movida por vingança e outros sentimentos desencadeados com a separação do casal, induziria o(s) filho(s) a rejeitar( em) ou mesmo odiar(em) o outro genitor. Primeiramente retratada por
Denis Pelletier, no século XXI, e nomeada Síndrome de Abuso da Guarda.
Daniel Goleman, na década de 90, e nomeada Síndrome de Descaso Parental.
Erik Erikson, na década de 70, e nomeada Síndrome de Distúrbio Parental.
Paulo Freire, nos anos 60, e nomeada Síndrome de Transtorno Parental.
Richard Gardner, na década de 80, e nomeada Síndrome de Alienação Parental.
A abordagem junguiana define a disposição introvertida como a que
emana de um movimento positivo do interesse subjetivo no sentido do objeto.
se orienta de acordo com a percepção e o conhecimento que representa a disposição objetiva capaz de admitir a excitação dos sentidos.
se dá pelo fluir da libido de dentro para fora, gerando a relação evidente do sujeito com o objeto.
observa as condições exteriores, mas elege como decisivas as determinações de caráter subjetivo.
implica o movimento do sujeito sempre àquilo que recebe do objeto, sendo que a impressão exterior opera papel primordial.
Anna Freud, primeira psicanalista a tomar a adolescência como um tema específico de investigação, acredita que o desequilíbrio estabelecido na tensa relação entre o id e o ego decorre do incremento de energia que o primeiro recebe, em decorrência das transformações fisiológicas previamente determinadas, sendo a saúde mental baseada, em última instância, na harmonia entre as forças psíquicas. Os distúrbios do equilíbrio mental próprios da adolescência não configuram, para esta autora, uma patologia, mas representam a própria condição de normalidade, uma vez que a sustentação de um equilíbrio
constante durante o processo de adolescência é, em si, anormal.
estável, apesar das mudanças, por todo desenvolvimento é, em si, também esperado.
variável durante o processo de crescimento deve ser acompanhado e aplacado na sua forma negativa.
permanente durante o processo de crescimento é, em si, normal e previsto.
nítido, na infância que adentra a adolescência é, em si, esperado.
Na avaliação de aspectos da personalidade de um indivíduo, levam-se em conta vários fatores, entre eles, a rigidez ou ineficiência do superego, que se refere a
capacidade de enfrentar dificuldades e tolerar perdas e separações e de lidar com aumento de ansiedade.
repressão, racionalização, negação, dissociação, projeção e idealização.
intransigência, normas rígidas, severidade para consigo mesmo e perfeccionismo.
agressão, sexualidade, ansiedade, relacionadas ou não à eficácia no controle e na repressão dos impulsos e dos afetos.
dependência, submissão, sadismo/masoquismo, evitação e distanciamento.
Jean Piaget apontou que o ingresso da criança no universo moral se dá pela aprendizagem de diversos deveres a ela impostos pelos pais e adultos em geral (ex: não mentir, não pegar as coisas dos outros, não falar palavrão) e que a criança aceita regras morais provavelmente também quando já aceita como inquestionáveis
as atividades da escola.
as opiniões dos pais.
as regras dos jogos.
os passeios familiares.
as condições dos coleguinhas.
A terapia cognitiva emprega técnicas cognitivas e comportamentais cuja escolha deve ser feita a partir da conceitualização cognitiva de cada caso. A técnica utilizada quando uma das distorções predominantes é o pensamento dicotômico; em que o terapeuta constrói um gráfico linear de 0 a 100% para a característica avaliada, em termos de tudo ou nada; na qual o terapeuta solicita que o paciente compare seu desempenho com o de outros indivíduos, posicionando-se no gráfico, corresponde à técnica denominada
técnica da seta descendente.
registros de pensamentos disfuncionais (RPD).
identificação de distorções cognitivas.
técnica do gráfico em forma de pizza.
continuum cognitivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...