Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a concepção piagetiana, o pensamento da criança que se encontra no período pré-operacional caracteriza- se por ser

  • A.

    real.

  • B.

    fantasioso.

  • C.

    simbólico.

  • D.

    lógico.

  • E.

    egocêntrico.

A Análise Transacional trata da comunicação humana (da pessoa consigo mesma e em relação aos outros) e propõe que, em uma situação de relacionamento com o outro, cada indivíduo exibirá um estado do Eu. No Estado do Eu Adulto, entre outros aspectos, estão

  • A.

    os impulsos, as emoções e a criatividade.

  • B.

    as ordens, as recriminações e os conselhos.

  • C.

    a coleta objetiva de dados, a organização e a avaliação dos fatos.

  • D.

    a inadaptação à realidade, os sonhos e as tradições.

  • E.

    os sentimentos naturais, as fantasias e a capacidade de amar.

A Psicologia da Gestalt estudou processos de aprendizagem, percepção e resolução de problemas e, para tanto, desenvolveu os conceitos de “Todo e Parte”, “Figura e Fundo” e “Aqui e Agora”, sendo que a gestalterapia transpôs tais conceitos para o campo da psicoterapia e os utiliza para entender como o cliente se percebe e interage com o mundo exterior e com sua própria

  • A.

    coletividade.

  • B.

    objetividade.

  • C.

    operacionalização.

  • D.

    subjetividade.

  • E.

    mistificação.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) indica que a maioria dos indivíduos com esquizofrenia tem insight pobre em relação ao fato de que sofrem de uma doença

  • A.

    borderline.

  • B.

    neurótica.

  • C.

    psicopática.

  • D.

    psicótica.

  • E.

    social.

Estão entre as principais técnicas utilizadas pela Terapia Comportamental:

  • A.

    Psicoeducação sobre a doença, Psicoeducação sobre a importância da regularidade do ciclo circadiano e Técnicas para aquisição e manutenção de hábitos cotidianos estáveis.

  • B.

    Modelação, Prevenção de rituais (de respostas) e Treino de habilidades sociais (assertividade).

  • C.

    Orientações para a higiene do sono, Educação quanto aos sintomas negativos e Uso de manifestações de aprovação e admiração.

  • D.

    Determinação de causas de desmoralização, Reasseguramento e “Normalizar” as experiências do paciente.

  • E.

    Seta descendente e descastrofização, Mensagens e Análise da Ressonância.

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, nos transtornos psicóticos agudos predominantemente delirantes (F23.3) são comuns os delírios de perseguição, sendo as alucinações usualmente

  • A.

    auditivas.

  • B.

    visuais.

  • C.

    olfativas.

  • D.

    gustativas.

  • E.

    táteis.

Para Christopher W. Moore, um mediador precisa ser capaz de analisar e avaliar situações críticas e planejar intervenções eficazes para lidar com as causas do conflito que, em geral, estão obscuras e encobertas pela dinâmica das interações entre as partes. Moore aponta algumas possíveis intervenções, dentre elas: controlar a expressão das emoções através dos procedimentos, regras básicas, encontros privados; promover a expressão das emoções, legitimando os sentimentos e promovendo um processamento deste; esclarecer as percepções e construir percepções positivas; melhorar a qualidade e a quantidade da comunicação; bloquear o comportamento negativo- repetitivo mudando a estrutura; estimular atitudes positivas de resolução de problemas. Para Moore, tais intervenções correspondem a possíveis intervenções

  • A.

    no relacionamento.

  • B.

    nos dados.

  • C.

    baseadas nos interesses.

  • D.

    estruturais.

  • E.

    relacionadas aos valores.

Uma das primeiras aplicações de grande escala da ciência do behaviorismo para a psicopatologia e seu uso em terapia behaviorista abriu caminho para as práticas de redução de ansiedade e do medo presentes na vida do indivíduo, permitindo que fobias graves fossem eliminadas. Os indivíduos eram gradualmente apresentados a objetos ou situações que temiam e podiam testar a realidade e ver que nada de ruim acontecia na presença do objeto ou da cena fóbica. Trata-se da Técnica de

  • A.

    condicionamento operante.

  • B.

    desfobilização gradual.

  • C.

    desconstrução fóbica.

  • D.

    extinção de ansiedade.

  • E.

    dessensibilização sistemática.

A técnica Descoberta orientada ou questionamento socrático, utilizada na terapia cognitiva de abuso de substâncias, corresponde a um conjunto de

  • A.

    perguntas de final aberto, formuladas para examinar objetivamente a relação entre crenças, pensamentos automáticos, emoções e comportamentos.

  • B.

    afirmações sobre distorções cognitivas, que são interpretações precisas do pensamento, que mantém a crença do paciente na validade de seus conceitos positivos.

  • C.

    explanações sobre a infinidade de fatores que contribuem para uma experiência adversa, ”desresponsabilizando” o adito.

  • D.

    conclusões assumindo várias formas e são utilizadas para ajudar o paciente a enfrentar situações específicas.

  • E.

    indicações que visam prover os pacientes com uma agenda na qual ele registre suas atividades semanais e examine este calendário com relação às situações de alto risco.

A integração da personalidade constitui um dos temas dominantes da psicologia junguiana. O primeiro estágio para a integração é a individuação e o segundo estágio é controlado pelo que Jung denomina

  • A.

    inconsciente coletivo.

  • B.

    energia psíquica.

  • C.

    função transcendente.

  • D.

    anima.

  • E.

    sombra.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...