Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando-se que uma questão é aprofundada quando analisada por diferentes ângulos ao longo do tempo, o que tende a facilitar sua compreensão e insight, a Psicoterapia Breve Psicanalítica
não enfrenta preconceitos, pois é fato esperado que nela não haja profundidade.
não tem aprofundamento porque mudanças profundas não podem ocorrer em um espaço de tempo limitado.
tem um foco e, mesmo assim, as questões são trabalhadas em profundidade.
deve preceder uma análise continuada, já que só localiza, mas não trabalha os núcleos pré-edípicos.
não tem aprofundamento porque não trabalha o passado do sujeito, mas somente as situações presentes.
A depressão mais comumente diagnosticada e mais grave é chamada
quadro de anedonia intensa.
episódio desestruturante global.
depressão acentuada.
depressão endógena e exógena.
episódio depressivo maior.
O Teste Gestáltico Bender trata-se de teste
projetivo, composto por 7 figuras que são apresentadas conjuntamente e sobre as quais o indivíduo deve construir uma história escrita.
gráfico, composto por 5 figuras que são apresentadas conjuntamente, para serem copiadas uma após a outra.
de personalidade, composto por 8 pranchas que são apresentadas uma de cada vez, solicitando-se a confecção de histórias ao indivíduo.
visomotor, composto por 9 figuras que são apresentadas uma de cada vez, para serem copiadas pelo sujeito em folha branca.
inteligência, composto por 20 problemas de raciocínio lógico que devem ser resolvidos respeitando a sequência da apresentação das questões.
O ataque de pânico é definido como
um estado de ansiedade diretamente relacionado a pensamentos ou imagens de experiências traumáticas passadas.
a reação de alarme imediata ao perigo e pode ser bom para a pressão sanguínea, que juntamente com outros sentidos subjetivos de terror, motiva o indivíduo a escapar ou, se for preciso, atacar.
um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro.
uma experiência abrupta de intenso medo ou desconforto agudo, acompanhada por sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura.
uma tentativa de evitar pensamentos (obsessões) intrusivos e repulsivos ou neutralizar esses pensamentos por meio do comportamento ritualístico (compulsões).
No Manual e Guia de Interpretação do H.T.P. (House- Tree-Person), John N. Buck aponta que, em relação à Perspectiva, um planejamento das relações espaciais no desenho da casa, da árvore e da pessoa indica a capacidade do indivíduo para compreender e reagir com sucesso a aspectos mais complexos, mais abstratos e mais exigentes da vida. Quanto à localização horizontal na página, quanto mais afastado para a esquerda estiver localizado o ponto médio da figura em relação ao ponto médio da folha, maior é a probabilidade de que o indivíduo tenda a se comportar
de modo a preferir satisfações intelectuais e emocionais.
de modo estável, rigidamente controlado, de estar propenso a adiar a satisfação de suas necessidades e impulsos imediatos.
impulsivamente, buscar satisfação emocional imediata e direta de suas necessidades e impulsos.
de forma insegura e inadequada e de se sentir deprimido no humor.
inadequadamente, tendendo a ser concreto e a buscar satisfação mais na realidade do que na fantasia.
Em psicodiagnóstico, na avaliação psicométrica, ocorre que a maioria das escalas de medida em ciências do comportamento são escalas aditivas, isto é, são obtidas a partir da soma de vários itens selecionados como indicadores do constructo teórico em relação ao qual há interesse em
medir.
acirrar.
modificar.
suprimir.
desqualificar.
Em nossa sociedade ocidental, o discurso que rege o que se tem por verdadeiro, que define a rede de conhecimentos válidos (ou não válidos), é o científico. Nossa verdade está centrada nele e nas instituições que o produzem. Instituições essas igualmente não isentas de interesses. São conhecimentos e verdades guiados em seu processo de produção por crenças, costumes e interesses. Usados permanentemente pela produção econômica e pelo poder político e difundidos pelas instâncias educativas e informativas da sociedade, de forma, até certa instância, controlada por grandes aparelhos políticos e econômicos, tais como: universidades, mídia, escrita, exército. Para explicar o acima descrito, Foucault menciona, em sua obra, a existência de
capitalismo humanista.
percepção cognitiva.
jogos de verdade.
sociedade laudatória.
transtorno psicopatológico.
Para compor o conjunto de instrumentos selecionados para realizar um psicodiagnóstico, um psicólogo incluiu no seu programa de avaliação um teste composto por um conjunto de lâminas. Cada uma das lâminas tem um significado e explora questões específicas. Analisar este teste consiste em destacar as modalidades do discurso que precedem à construção das diversas narrativas, produzidas a partir das diferentes lâminas. A forma como os relatos são construídos e comunicados ao psicólogo possibilita o acesso
às estruturas operatórias presentes nas ações do sujeito. Trata-se das Provas de Piaget.
ao Percentil de Inteligência. Trata-se do Teste Raven.
às modalidades de ação do sujeito frente a situações adversas. Trata-se do Teste Desiderativo.
aos mecanismos de defesa do ego. Trata-se do TAT − Teste de Apercepção Temática.
aos conteúdos inconscientes relativos aos temas sugeridos pelas pranchas. Trata-se do Teste de Histórias de Walter Trinca.
A atuação do psicólogo na área clínica é muito conhecida e ela inclui fazer diagnóstico, intervir e
medicar.
publicar.
sentenciar.
avaliar.
induzir.
Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro, propõe que dois desses saberes devem ser
a pontualidade e a racionalidade.
o conhecimento e a compreensão humana.
a lógica e o conhecimento.
a compreensão humana e o capitalismo.
a racionalidade e o conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...