Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Jurema Alcides Cunha, quando o psicólogo inicia uma avaliação psicológica, pela reconstituição global da vida do paciente, este processo corresponde à Anamnese ou

  • A.

    História Pessoal.

  • B.

    Avaliação Interpessoal.

  • C.

    Diagnóstico Longitudinal.

  • D.

    Diagnóstico Psicoevolutivo.

  • E.

    Desenvolvimento Psicoafetivo.

O autor que contrapôs o paradigma da simplicidade ao paradigma da complexidade foi:

  • A.

    Umberto Eco.

  • B.

    Sigmund Freud.

  • C.

    Erik H. Erikson.

  • D.

    Edgard Morin.

  • E.

    Donald Winnicott.

Para a abordagem junguiana, a sombra representa

  • A.

    a persona, já que corresponde à máscara adicional do caráter, por meio da qual nos relacionamos com os outros.

  • B.

    aquilo que enriquece a personalidade do indivíduo, já que são recursos adicionais herdados do inconsciente coletivo.

  • C.

    aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e também aquilo que negligenciamos e nunca desenvolvemos em nós mesmos.

  • D.

    o centro da consciência e um dos maiores arquétipos da personalidade.

  • E.

    uma forma sem conteúdo próprio que serve para organizar ou canalizar o material psicológico.

Marlene Guirado, ao pensar a atuação do psicólogo na área da Psicologia Institucional, afirma que, uma vez numa equipe (multidisciplinar) de uma instituição concreta, o psicólogo estará sempre muito distante daquela posição privilegiada de assessor ou consultor, para garantir a especificidade em sua intervenção, pois tudo que pode compreender ou analisar das relações instituídas estará sendo crivado pelo lugar que ocupa como

  • A.

    agente institucional.

  • B.

    supervisor organizacional.

  • C.

    ex-partícipe interno.

  • D.

    instrutor externo.

  • E.

    mediador estrutural.

A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 descreve síndromes comportamentais associadas a perturbações fisiológicas e fatores físicos, dentre elas, a Bulimia nervosa atípica (F50.3), cujo termo deve ser usado para aqueles indivíduos nos quais um ou mais dos aspectos-chave listados para bulimia nervosa (F50.2) estão ausentes, mas que, por outro lado, apresentam um quadro clínico

  • A.

    confuso e distorcido.

  • B.

    mascarado.

  • C.

    nitidamente atípico.

  • D.

    deturpado.

  • E.

    claramente típico.

O termo Psicologia Institucional tem sido usado para nomear diferentes tipos de práticas psicológicas em instituições, uma variedade de formas de atuação. Quando a Psicologia Institucional inclui a abordagem psicanalítica, trata-se de um trabalho na esfera

  • A.

    do campo das competências compartilhadas e grupais.

  • B.

    das crenças diretas destacadas no comportamento organizacional.

  • C.

    da criatividade pessoal dos colaboradores na empresa.

  • D.

    do consciente coletivo e de suas múltiplas manifestações.

  • E.

    das representações e do inconsciente.

Freud iniciou seu pensamento teórico assumindo o pressuposto de que não há nenhuma descontinuidade na vida mental, isto é, que

  • A.

    tudo pode ser completamente compreendido, já que os eventos ocorrem ao acaso.

  • B.

    tudo ocorre ao acaso, embora haja lógica nos processos mentais.

  • C.

    nada pode ser entendido isoladamente, dada a descontinuidade da consciência.

  • D.

    nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais.

  • E.

    nada é equivalente à descontinuidade dos processos mentais, que demandam inteligibilidade via análise.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que os indivíduos com Fobia Específica, ao contrário dos portadores de Transtorno de Pânico

  • A.

    com sintomas psicóticos, apresentam a revivência de um evento extremamente traumático, acompanhada por sintomas de excitação aumentada e esquiva de estímulos associados com o trauma.

  • B.

    sem Agorafobia, apresentam ansiedade generalizada, já que o quadro caracteriza-se por pelo menos 6 meses de ansiedade e preocupação excessivas e persistentes.

  • C.

    com Agorafobia, não apresentam ansiedade generalizada, porque seu temor se restringe a objetos (ou situações) específicos e circunscritos.

  • D.

    sem sintomas psicóticos, apresentam ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou de desempenho, frequentemente levando ao comportamento de esquiva.

  • E.

    sem Estresse Agudo, apresentam ideias obssessivas (que causam acentuada ansiedade ou sofrimento) e/ou compulsões (que servem para neutralizar a ansiedade).

Em uma concepção pós-moderna, o conhecimento psicológico pertence ao domínio do intersubjetivo, no qual os significados são construídos nos espaços comuns de pessoas em

  • A.

    hierarquia.

  • B.

    oposição.

  • C.

    relação.

  • D.

    competição.

  • E.

    alternância.

A escola de Melanie Klein, juntamente com a Psicologia do Ego e a Escola de Jacques Lacan é vista como uma das três grandes teorias pós-freudianas e seu mérito foi descrever um modelo novo da mente e de seu funcionamento, baseado nos conceitos de

  • A.

    ego função e de “área sem conflito do ego”.

  • B.

    mundo interno (ou mundo dos objetos internos) e de fantasias inconscientes.

  • C.

    self e de espaço potencial.

  • D.

    grande Outro e de Sujeito Suposto.

  • E.

    falta básica e pequeno outro.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...