Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tecnologia da informação permite a formação de estruturas em

  • A.

    rede.

  • B.

    bloco.

  • C.

    simetria.

  • D.

    organograma.

  • E.

    similaridade.

W. R. Bion (1897-1979) diz que quando um grupo se reúne, constitui simultaneamente dois grupos simbólicos: grupo de trabalho ou refinado e grupo primitivo. O grupo primitivo

  • A.

    é aberto à troca natural de experiências.

  • B.

    é impermeável à experiência.

  • C.

    é flexível à troca de informações.

  • D.

    possui elementos de ordem e organização.

  • E.

    estimula a prática do erro como forma de aprendizagem.

W. C. Schutz afirma que os grupos humanos tem três necessidades interpessoais básicas, a saber: inclusão, controle e afeição. A necessidade de afeição revela-se depois da fase de controle. É a fase do reconhecimento de

  • A.

    status.

  • B.

    aceitação.

  • C.

    diferenças.

  • D.

    harmonia.

  • E.

    semelhanças.

As competências organizacionais classificadas como essenciais são aquelas

  • A.

    consideradas fundamentais, pois estabelecem a vantagem competitiva da empresa na manutenção de um clima de trabalho percebido pelos colaboradores como extremamente favorável.

  • B.

    identificadas e definidas como as mais importantes para o sucesso do negócio e devem ser percebidas pelos clientes.

  • C.

    necessárias para manter a produção funcionando e são percebidas no ambiente interno.

  • D.

    que não estão vinculadas à atividade-fim da organização, mas que podem gerar valor agregado.

  • E.

    que devem ser desenvolvidas pelos líderes da empresa para que os valores indicados pelo mercado como essenciais sejam praticados.

A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. Um processo de mudança organizacional é composto de três fases: descongelamento, mudança e recongelamento. Esta última fase significa

  • A.

    a instalação de novos mapas mentais.

  • B.

    o desapegar-se dos padrões aprendidos, para que no futuro se instale um novo repertório de comportamentos.

  • C.

    a descoberta e a experimentação de novas atitudes e comportamentos.

  • D.

    a incorporação de um novo padrão de comportamento de modo que ele se torne a nova norma.

  • E.

    a percepção da necessidade de mudança.

A gestão por competências permite a implantação de processos que objetivam estimular e criar condições para o desenvolvimento das pessoas, principalmente pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional, como a capacidade

  • A.

    para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade.

  • B.

    individual de gerenciar sua própria carreira de forma ascendente.

  • C.

    de executar com excelência as atribuições do cargo.

  • D.

    de aprendizagem, que possibilita uma formação acadêmica sólida e abrangente.

  • E.

    de atingir objetivos estratégicos para a organização, elevando sempre e continuamente o nível de produção.

Quando o chefe passa informações relacionadas ao trabalho a seu subordinado como, por exemplo, “Pare de fazer essas peças e comece a fazer aquelas outras.”, trata-se de um tipo de influência

  • A.

    situacional e informal.

  • B.

    legítima e formal.

  • C.

    ilegítima e impessoal.

  • D.

    autoritária e informal.

  • E.

    centralizadora e adhocrática.

A gestão por competências é uma prática estratégica que tem como objetivo

  • A.

    elevar os indicadores de clima, diminuindo o estresse gerado pela falta de habilidades para a função.

  • B.

    promover o desenvolvimento das equipes de trabalho e a contribuição social da empresa.

  • C.

    melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários.

  • D.

    contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe de colaboradores.

  • E.

    oferecer ferramentas para que os líderes possam gerenciar a equipe através de uma metodologia participativa.

Um dos métodos de treinamento mais utilizados atualmente pelas empresas é o e-learning, que possui as seguintes vantagens:

  • A.

    oferece comodidade ao usuário; não apresenta barreiras geográficas e é de baixo custo.

  • B.

    permite ao treinando trabalhar sozinho; faz com que o treinando responda a uma pergunta depois de cada sequência e informa ao treinando a resposta certa.

  • C.

    permite ao treinando trabalhar com outras pessoas; faz com que o treinando consiga visualizar seu índice de retenção de conhecimentos e informa ao treinando a resposta errada.

  • D.

    o conteúdo é disposto em sequência desordenada; faz com que o treinando pesquise o tema em tempo real em seu computador e informa ao treinando a resposta certa.

  • E.

    o conteúdo é disposto em sequência lógica; faz com que o treinado manifeste interesse em assimilar conteúdos correlacionados ao tema em estudo via pesquisa direta em seu computador e informa ao treinando seu índice de retenção de conhecimentos.

Um processo de gestão do desempenho deve abranger cinco fases:

  • A.

    definição dos índices de produtividade, definição dos padrões de qualidade, definição das métricas, comparação com os resultados apresentados e definição de ações de recursos humanos.

  • B.

    definição do formulário de avaliação de desempenho, treinamento dos gestores, entrevista de feedback, elaboração do plano de desenvolvimento e atribuição de notas.

  • C.

    avaliação das atribuições, definição da capacitação profissional, estabelecimento de metas, divulgação das metas e sua avaliação.

  • D.

    negociação do desempenho, análise da capacitação profissional, acompanhamento do desempenho, avaliação dos resultados e comprometimento.

  • E.

    definição dos objetivos estratégicos, análise do perfil dos colaboradores, definição das oportunidades de desenvolvimento, aplicação de ações de treinamento e verificação dos resultados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...