Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tecnologia da informação permite a formação de estruturas em
rede.
bloco.
simetria.
organograma.
similaridade.
W. R. Bion (1897-1979) diz que quando um grupo se reúne, constitui simultaneamente dois grupos simbólicos: grupo de trabalho ou refinado e grupo primitivo. O grupo primitivo
é aberto à troca natural de experiências.
é impermeável à experiência.
é flexível à troca de informações.
possui elementos de ordem e organização.
estimula a prática do erro como forma de aprendizagem.
W. C. Schutz afirma que os grupos humanos tem três necessidades interpessoais básicas, a saber: inclusão, controle e afeição. A necessidade de afeição revela-se depois da fase de controle. É a fase do reconhecimento de
status.
aceitação.
diferenças.
harmonia.
semelhanças.
As competências organizacionais classificadas como essenciais são aquelas
consideradas fundamentais, pois estabelecem a vantagem competitiva da empresa na manutenção de um clima de trabalho percebido pelos colaboradores como extremamente favorável.
identificadas e definidas como as mais importantes para o sucesso do negócio e devem ser percebidas pelos clientes.
necessárias para manter a produção funcionando e são percebidas no ambiente interno.
que não estão vinculadas à atividade-fim da organização, mas que podem gerar valor agregado.
que devem ser desenvolvidas pelos líderes da empresa para que os valores indicados pelo mercado como essenciais sejam praticados.
A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. Um processo de mudança organizacional é composto de três fases: descongelamento, mudança e recongelamento. Esta última fase significa
a instalação de novos mapas mentais.
o desapegar-se dos padrões aprendidos, para que no futuro se instale um novo repertório de comportamentos.
a descoberta e a experimentação de novas atitudes e comportamentos.
a incorporação de um novo padrão de comportamento de modo que ele se torne a nova norma.
a percepção da necessidade de mudança.
A gestão por competências permite a implantação de processos que objetivam estimular e criar condições para o desenvolvimento das pessoas, principalmente pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional, como a capacidade
para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade.
individual de gerenciar sua própria carreira de forma ascendente.
de executar com excelência as atribuições do cargo.
de aprendizagem, que possibilita uma formação acadêmica sólida e abrangente.
de atingir objetivos estratégicos para a organização, elevando sempre e continuamente o nível de produção.
Quando o chefe passa informações relacionadas ao trabalho a seu subordinado como, por exemplo, Pare de fazer essas peças e comece a fazer aquelas outras., trata-se de um tipo de influência
situacional e informal.
legítima e formal.
ilegítima e impessoal.
autoritária e informal.
centralizadora e adhocrática.
A gestão por competências é uma prática estratégica que tem como objetivo
elevar os indicadores de clima, diminuindo o estresse gerado pela falta de habilidades para a função.
promover o desenvolvimento das equipes de trabalho e a contribuição social da empresa.
melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários.
contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe de colaboradores.
oferecer ferramentas para que os líderes possam gerenciar a equipe através de uma metodologia participativa.
Um dos métodos de treinamento mais utilizados atualmente pelas empresas é o e-learning, que possui as seguintes vantagens:
oferece comodidade ao usuário; não apresenta barreiras geográficas e é de baixo custo.
permite ao treinando trabalhar sozinho; faz com que o treinando responda a uma pergunta depois de cada sequência e informa ao treinando a resposta certa.
permite ao treinando trabalhar com outras pessoas; faz com que o treinando consiga visualizar seu índice de retenção de conhecimentos e informa ao treinando a resposta errada.
o conteúdo é disposto em sequência desordenada; faz com que o treinando pesquise o tema em tempo real em seu computador e informa ao treinando a resposta certa.
o conteúdo é disposto em sequência lógica; faz com que o treinado manifeste interesse em assimilar conteúdos correlacionados ao tema em estudo via pesquisa direta em seu computador e informa ao treinando seu índice de retenção de conhecimentos.
Um processo de gestão do desempenho deve abranger cinco fases:
definição dos índices de produtividade, definição dos padrões de qualidade, definição das métricas, comparação com os resultados apresentados e definição de ações de recursos humanos.
definição do formulário de avaliação de desempenho, treinamento dos gestores, entrevista de feedback, elaboração do plano de desenvolvimento e atribuição de notas.
avaliação das atribuições, definição da capacitação profissional, estabelecimento de metas, divulgação das metas e sua avaliação.
negociação do desempenho, análise da capacitação profissional, acompanhamento do desempenho, avaliação dos resultados e comprometimento.
definição dos objetivos estratégicos, análise do perfil dos colaboradores, definição das oportunidades de desenvolvimento, aplicação de ações de treinamento e verificação dos resultados.
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