Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há estudos que mostram que durante episódios depressivos, uma diferença no desenvolvimento entre crianças e adolescentes, de um lado, e adultos, do outro, é que as crianças, especialmente os meninos, tendem a se tornar

  • A.

    menos produtivas, porém criativas.

  • B.

    dóceis e amáveis.

  • C.

    agressivas e até destrutivas.

  • D.

    apáticas e até catatônicas.

  • E.

    mórbidas e suicidas.

O líder orientado para as pessoas tende a apresentar os seguintes comportamentos:

  • A.

    enfatiza o cumprimento de prazos e busca sempre superar a concorrência para obter resultados superiores.

  • B.

    esclarece as responsabilidades individuais; focaliza o trabalho do colaborador e do grupo e focaliza o cumprimento de metas.

  • C.

    apoia os colaboradores; focaliza o próprio colaborador ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e é amigável.

  • D.

    busca sempre superar desempenhos passados; focaliza a necessidade do cumprimento dos padrões de qualidade e cria controles de supervisão sobre os trabalhos realizados por cada colaborador.

  • E.

    identifica o que cada colaborador deve realizar no trabalho; atua com controles de qualidade bem estabelecidos e promove foco em resultados no grupo.

Na demência de tipo Alzheimer, o indivíduo manifesta déficits cognitivos múltiplos que se desenvolvem gradual e continuadamente, predominando a deficiência de memória, orientação, julgamento e

  • A.

    raciocínio.

  • B.

    destreza manual.

  • C.

    fluência verbal.

  • D.

    recurso visual.

  • E.

    estratégia focal.

O que liga o líder aos seguidores é a existência de uma tarefa ou missão. As missões que o líder propõe ao grupo podem ser classificadas em dois tipos: moral e calculista. Na missão calculista o líder

  • A.

    lança desafios e apela ao senso de responsabilidade, valores, desejos e aptidões dos seus seguidores.

  • B.

    usa palavras de ordem como comprometimento, engajamento para enfatizar a importância de todos no cumprimento das metas.

  • C.

    dá valor aos seguidores que se dedicam a atividades em que encontram recompensas psicológicas intrínsecas.

  • D.

    atua com promessas de recompensas em troca da obediência dos seguidores.

  • E.

    acredita que a recompensa que seu liderado recebe é a satisfação no cumprimento de uma dada missão.

Transtorno caracterizado por amplo espectro de disfunções cognitivas e emocionais, incluindo delírios e alucinações, discurso e comportamento confusos e emoções inapropriadas. Trata-se de

  • A.

    transtorno somatoforme.

  • B.

    esquizofrenia.

  • C.

    transtorno de identidade dissociativa.

  • D.

    transtorno de estresse pós-traumático.

  • E.

    ansiedade generalizada.

Não se deve enxergar a liderança apenas como habilidade pessoal, mas como um processo interpessoal dentro de um contexto complexo, no qual outros elementos estão presentes. A liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas uma combinação de quatro variáveis ou elementos: as características do líder; as dos liderados; as da missão ou tarefa a ser realizada e

  • A.

    a conjuntura social, econômica e política.

  • B.

    os elementos imponderáveis apresentados na estrutura organizacional.

  • C.

    o conjunto de regras estabelecido a ser cumprido por cada colaborador na empresa.

  • D.

    os fatores socioambientais presentes na comunidade em que a empresa está instalada.

  • E.

    as crenças religiosas e culturais praticadas pelos colaboradores de uma dada comunidade.

A abordagem junguiana descreveu quatro funções psicológicas fundamentais, além da orientação da energia psíquica, introvertida e extrovertida. São elas:

  • A.

    psíquica, moral, coletiva e individuada.

  • B.

    racional, irracional, principal e auxiliar.

  • C.

    simbólica, corporal, arquetípica e coletiva.

  • D.

    interna, externa, amplificada e simplificada.

  • E.

    pensamento, sentimento, sensação e intuição.

A autoridade formal e liderança nem sempre andam e nem precisam andar juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores. Uma característica da autoridade formal é de que

  • A.

    a liderança é produto de inúmeros fatores.

  • B.

    o líder é instrumento para resolver os problemas da comunidade.

  • C.

    o colaborador participa ativamente na definição das metas de trabalho.

  • D.

    a liderança tem duração de utilidade do líder para o grupo de colaboradores.

  • E.

    se fundamenta em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridades dotadas do poder de comando.

A abordagem kleiniana concebe a posição esquizoparanoide como uma estrutura que organiza a vida mental nos três primeiros meses de vida e que é constituída, dentre outros elementos, por uma angústia persecutória. A angústia principal que o ego sente é a de ser

  • A.

    atacado.

  • B.

    tomado por fantasias idealizadas.

  • C.

    defendido.

  • D.

    induzido.

  • E.

    conduzido.

No Grid Gerencial, propostos por Blake e Mouton são identificados cinco estilos de liderança: country club; enfraquecido; meio-termo; tarefa e

  • A.

    equipe.

  • B.

    democrático.

  • C.

    autoritário.

  • D.

    submisso.

  • E.

    carismático.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...