Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Schutz relata que o amadurecimento dos pequenos grupos passa por três fases:

  • A.

    dissociação, associação e amor.

  • B.

    pseudo grupo, grupo e equipe.

  • C.

    grupo, equipe e equipes de alta performance.

  • D.

    inclusão, controle e afeição.

  • E.

    aceitação, socialização e amor.

Muchinsky (2002, p.279-280) indica três tipos básicos de grupos trabalhando como equipes: equipes de solução de problemas; equipes de criação e equipes táticas. As equipes de solução de problemas requerem que

  • A.

    seus membros sejam responsáveis pela execução de um plano de trabalho, além da definição clara de papéis de cada membro da equipe.

  • B.

    seus membros sejam responsáveis pela execução de um plano bem definido de trabalho. Para isso há necessidade de muita clareza da tarefa.

  • C.

    cada um dos seus membros acredite que as interações entre eles serão confiáveis e incorporem um alto grau de integridade.

  • D.

    seus membros adotem comportamentos alternativos e exploratórios para solução de problemas, com o objetivo de desenvolver um novo produto ou serviço.

  • E.

    cada um dos seus membros atue de forma independente dos demais, possibilitando o alcance de resultados diferenciados. Para tanto, os objetivos individuais devem ser descritos de maneira específica e mensurável.

Num processo de seleção por competências a pergunta comportamental é a mais utilizada. Espera-se que o candidato ao respondê-la relate um comportamento contendo

  • A.

    informações, rotinas e impactos.

  • B.

    contexto, ação e resultado.

  • C.

    informações, estímulos e consequências.

  • D.

    motivos, sugestões de melhoria e valor agregado.

  • E.

    motivos, consequências e valor agregado.

  • A.

    resultado.

  • B.

    conhecimento.

  • C.

    aprendizagem.

  • D.

    assimilação.

  • E.

    reação.

Características adultas que estão associadas à fixação parcial na fase anal são:

  • A.

    ordem, parcimônia e obstinação.

  • B.

    vergonha, repulsa e moralidade.

  • C.

    ansiedade, medo e moralidade.

  • D.

    vergonha, confusão e medo.

  • E.

    agressividade, vergonha e repulsa.

Para desenvolver um programa de treinamento com foco na competência − influência e persuasão, foi sugerido por um dos profissionais da área de recursos humanos que fosse utilizada uma técnica que fizesse com que os participantes pudessem, de alguma maneira, vivenciar de modo teatralizado situações reais do trabalho no tocante à prática da competência mencionada. A técnica de treinamento para atender esta solicitação é o

  • A.

    role-playing.

  • B.

    seminário.

  • C.

    brainstorming.

  • D.

    e-learning.

  • E.

    painel simples.

Um transtorno específico de personalidade é uma perturbação grave da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, usualmente envolvendo várias áreas da personalidade e quase sempre associado à considerável ruptura

  • A.

    mental e psíquica.

  • B.

    física e mental.

  • C.

    racional e emocional.

  • D.

    física e emocional.

  • E.

    pessoal e social.

A avaliação 360º tem como pressuposto central

  • A.

    que o desenvolvimento das competências técnicas designadas como core pela empresa, só podem ser desenvolvidas por meio da busca de feedback de stakeholders.

  • B.

    que uma pessoa no ambiente de trabalho só pode ter um feedback preciso de sua performance por meio do feedback de pessoas fora do seu ambiente de trabalho.

  • C.

    que o líder nas grandes corporações não consegue observar de maneira precisa o desempenho do seu colaborador, portanto, a única fonte verdadeira de feedback está na busca da percepção de stakeholders.

  • D.

    que o feedback do gestor direto não basta mais para engajar e motivar os colaboradores a colocarem todo o seu potencial em prática para atingir metas arrojadas.

  • E.

    o desenvolvimento da competência das pessoas por meio de retroinformações de seus pares, superiores, liderados e clientes internos ou externos, substituindo a ideia central das metodologias clássicas de avaliação.

O aspecto essencial deste transtorno é uma preocupação persistente com a possibilidade de ter um ou mais transtornos físicos sérios e progressivos. Os pacientes manifestam queixas somáticas persistentes ou preocupação persistente com a sua aparência física. Sensações e aparências normais ou banais são muitas vezes interpretadas por um paciente como anormais e angustiantes e a atenção é usualmente focalizada em apenas um ou dois órgãos ou sistemas do corpo. O transtorno físico ou desfiguramento temido pode ser especificado pelo paciente, mas mesmo assim o grau de convicção sobre sua presença e a ênfase sobre um transtorno em vez de outro, em geral, varia entre as consultas; o paciente usualmente cogitará a possibilidade de que outros transtornos físicos possam existir em adição àquele ao qual é dado predominância. Estas características configuram o transtorno

  • A.

    associativo.

  • B.

    dissociativo.

  • C.

    hipocondríaco.

  • D.

    somatoforme diferenciado.

  • E.

    psicossomático diferenciado.

O sistema de competências promove o alinhamento interno entre as práticas organizacionais, uma vez que todas as atividades relacionadas às pessoas são baseadas

  • A.

    na elaboração de descrições de cargos bem definidas.

  • B.

    no desenvolvimento das competências necessárias à organização.

  • C.

    na definição de políticas de remuneração.

  • D.

    na análise dos resultados de pesquisas de clima.

  • E.

    no resultado obtido nas avaliações de treinamento.

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