Questões de Psicologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Um grupo de alunos encontra-se fora da escola, para fumar maconha. Nessa situação, assinale a alternativa correta a ser desempenhada por um psicólogo escolar ao surpreender esses alunos.

  • A.

    Não interferir, pois os alunos estão fora da escola.

  • B.

    Propor um seminário a respeito do tema e convidar os pais e alunos.

  • C.

    Comunicar à delegacia, para reforçar o policiamento.

  • D.

    Exigir que os alunos joguem fora o cigarro de maconha.

  • E.

    Fazer um discurso moral em sala de aula e citar o exemplo dos alunos.

O uso abusivo de drogas e a delinquência resultam de experiências desfavoráveis. Alguns fatores que ocasionam esses comportamentos são a relação inapropriada entre pais e filhos, punições parentais excessivas, ambiguidade na aplicação da disciplina e sensação de insegurança. Assinale a alternativa incorreta para a prevenção dessas condutas.

  • A.

    Tratamento terapêutico.

  • B.

    Educação social.

  • C.

    Diálogo entre educadores-familiares.

  • D.

    Punição física.

  • E.

    Orientação acerca da mudança de atitudes e valores.

Muitos teóricos afirmam que a motivação é uma força que se encontra no interior de cada indivíduo. Uma pessoa não consegue jamais motivar ninguém, o que ela pode fazer é estimular. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    a noção de necessidade não permeia os conceitos de motivação; a maioria das teorias enfoca o reconhecimento e a responsabilidade, entre outras coisas.

  • B.

    a aprendizagem independe das motivações, acontece por tentativa e erro; assim, o mais importante é o treinamento.

  • C.

    as crianças têm muitas motivações provocadas pela curiosidade; por isso, não necessitam de ambientes estimulantes.

  • D.

    a tarefa da escola não é a de motivar seus alunos, mas sobretudo induzir comportamentos positivos por parte deles em relação aos estudos.

  • E.

    o orientador educacional e o psicólogo escolar são os únicos responsáveis pela motivação no ambiente escolar.

De acordo com as teorias da motivação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para os cognitivistas, são as representações externas que impulsionam as motivações.

  • B.

    A psicanálise afirma que a libido não interfere nas motivações.

  • C.

    Segundo os behavioristas, o que motiva o comportamento são as consequências produzidas por comportamentos passados.

  • D.

    De acordo com a Teoria das Necessidades, as motivações são essencialmente sociais.

  • E.

    Para a fenomenologia, a motivação é um fenômeno inatingível.

Na década de 20 e início dos anos 30 do século XX, um teórico criticou as experiências psicológicas realizadas com animais, assim como as concepções que afirmavam que as propriedades intelectuais dos seres humanos são resultados da maturação do organismo. Para ele, as origens sociais estavam relacionadas com as capacidades humanas; por isso, utilizou as teorias de Marx como fonte para solução de grandes paradoxos da psicologia. Alguns pontos fortes de sua concepção psicológica são os seguintes: os fenômenos psicológicos devem ser estudados em sua origem e no curso de seu desenvolvimento; o fenômeno psicológico transforma-se no decorrer da história; o sistema de signos (a linguagem, a escrita, o sistema de números) é pensado como um sistema de instrumentos, criados pela sociedade ao longo de sua história. O teórico ao qual esse enunciado se refere é

  • A.

    Wallon.

  • B.

    Piaget.

  • C.

    Freud.

  • D.

    Vygotski.

  • E.

    Perrenoud.

Acerca das teorias de aprendizagem e desenvolvimento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A construção do eu, na teoria de Piaget, depende essencialmente do outro, seja para ser referência, seja para ser negado. Isso ocorre principalmente a partir do instante em que a criança começa a viver a chamada crise de oposição, em que a negação do outro funciona como uma espécie de instrumento de descoberta de si própria. Tal fato se dá aos 3 anos de idade.

  • B.

    Estudos realizados por Vygotski com crianças entre 6 e 9 anos de idade em diversas escolas francesas mostram que o desenvolvimento da inteligência depende essencialmente de como cada uma faz as diferenciações com a realidade exterior.

  • C.

    Segundo a teoria de Wallon, as emoções dependem fundamentalmente da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação.

  • D.

    Diferentemente dos métodos tradicionais (que priorizam a inteligência e o desempenho em sala de aula), a proposta de Piaget põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre a de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoções, movimento e espaço físico encontram-se em um mesmo plano. Assim, as atividades pedagógicas e os objetos devem ser trabalhados de formas variadas.

  • E.

    O conflito entre situações antagônicas é prejudicial ao desenvolvimento da criança. A inteligência não evolui na solução dos confrontos. Wallon diz que o sincretismo (mistura de ideias em um mesmo plano), bastante comum na vida da criança, é fator prejudicial ao desenvolvimento intelectual.

Na perspectiva do conceito de inclusão marginal, quanto à função do psicólogo junto aos adolescentes em conflito com a lei, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A diversidade de necessidades, de conflitos e de sofrimentos da condição de inclusão marginal não exige uma intervenção multidisciplinar no atendimento psicológico.

  • B.

    Cabe ao psicólogo promover espaços de revalorização da autoestima para que o adolescente possa descobrir novos referenciais e modelos identitários, rumo a um projeto de vida com perspectivas de uma inserção cidadã.

  • C.

    Nos casos de adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas, torna-se impossível a aplicação do conceito de inclusão marginal, pois estar-se-ia justificando este grave delito.

  • D.

    O contexto da justiça é impeditivo de uma perspectiva sistêmica sobre a medida socioeducativa que considera, ao mesmo tempo, a ordem social e as necessidades éticas e afetivas, singulares e legítimas de cada um dos sujeitos implicados.

  • E.

    O código de ética do psicólogo estaria sendo infringido se ele avaliasse os aspectos sociais da questão, devendo cumprir sua função estrita de elaboração de laudo pericial psicológico que assessore o magistrado na definição da sentença jurídica.

Texto V, para responder às questões 39 e 40.

Ainda explorando o texto V, assinale a alternativa correta, considerando a natureza e as possibilidades da intervenção junto à família, no contexto do atendimento psicossocial do adolescente.

  • A.

    O plano individualizado de atendimento (PIA) deveria conter estratégias da equipe multidisciplinar para o resgate da convivência familiar do adolescente, fortalecendo o potencial dos vínculos afetivos preservados com sua mãe e com sua irmã.

  • B.

    A orientação familiar não faz parte do atendimento psicossocial na medida de internação, sendo priorizado o processo de autonomia do adolescente. Para tanto, nem as visitas devem ser estimuladas.

  • C.

    Além da mãe e da irmã, Jonilson tem dois irmãos casados. No entanto, pelo fato de estes não residirem mais na mesma casa, deixaram de constituir a rede primária do adolescente, não cabendo ser incluídos no atendimento.

  • D.

    A irmã de Jonilson, sendo menor de idade, em nada pode ajudar. Não deve ser mobilizada, tampouco incluída no atendimento.

  • E.

    A intervenção junto à família é importante, mas foge às atribuições da medida de privação de liberdade, cabendo apenas ao CRAS e CREAS da cidade de origem do adolescente tomar esta iniciativa.

Considerando que a intervenção do psicólogo junto a adolescentes, em cumprimento de medida socioeducativa, não pode prescindir de uma contextualização da questão em sua dimensão política, social e ética, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A intervenção do psicólogo insere-se em uma incursão para reconhecer e compreender o sofrimento do adolescente, promovendo contextos de possibilidades para sua legitimação e ressignificação.

  • B.

    Concerne ao psicólogo, antes de tudo, o resgate do adolescente em conflito com a lei encarado como um sujeito com voz e vez diante da cena na qual situa sua atual condição de vida, e, portanto, alvo de uma intervenção judicial.

  • C.

    A intervenção psicológica na justiça implica o reconhecimento de um sujeito que porta uma demanda que cabe decodificar e compreender.

  • D.

    O propósito do psicólogo é o resgate do sujeito adolescente que sofre de algo que só com ele pode-se conhecer.

  • E.

    O psicólogo, no contexto da justiça, fica impedido de atender a demandas clínicas do sujeito, devendo seguir a rigor sua função primordial de assessorar o juiz na definição da sentença.

A respeito do trabalho multidisciplinar para a responsabilização do adolescente, seguindo as diretrizes do SINASE quanto à medida socioeducativa, julgue os itens que se seguem.

I A responsabilização da criança pelos seus atos é consequência inerente do processo de desenvolvimento, e não resulta apenas da aplicação de sanções.

II A introjeção das normas, dos limites e do respeito ao outro é fundamental no processo de socialização. Não se trata de colocar em questão se a criança e o adolescente devem, ou não, responsabilizar-se por seus atos, mas de investigar acerca de quais são as experiências ou as condições necessárias para o processo da interdição ao interdito.

III A apenação de crianças e adolescentes e a consequente condição criminal atingem profundamente a construção identitária desses sujeitos. Além dos aspectos jurídicos assistenciais, cabe considerar a vulnerabilidade do adolescente às expectativas sociais a seu respeito, caracterizando-se a delinquência juvenil como temática multidisciplinar.

IV Medidas sancionatórias são favoráveis ao processo de responsabilização do adolescente pelos seus atos infracionais, independentemente da forma como são aplicadas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

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