Questões sobre Algebra das Proposições

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Se nenhum XILACO é COLIXA, então

  • A. todo XILACO é COLIXA.
  • B. é verdadeiro que algum XILACO é COLIXA.
  • C. alguns COLIXA são XILACO.
  • D. é falso que algum XILACO é COLIXA.
  • E. todo COLIXA é XILACO.

  • A. Refrigerante, água e cerveja.
  • B. Água, refrigerante e cerveja.
  • C. Refrigerante, cerveja e água.
  • D. Refrigerante, água e cerveja.
  • E. Cerveja, refrigerante e água.

  • A. Juliana.
  • B. Luana.
  • C. Amanda.
  • D. Isabela.
  • E. Nenhuma delas.

Artur, Pedro e Rafael moram em casa, apartamento e condomínio, não necessariamente nessa ordem. Seus carros são caminhonete, utilitário e passeio, mas não se sabe a correspondência com cada pessoa. Têm-se as informações a seguir: Artur não mora em condomínio nem tem caminhonete, Pedro mora em apartamento, Rafael não tem utilitário, e o dono do utilitário não mora em casa.

Os carros de Artur, Pedro e Rafael são, respectivamente,

  • A. passeio, caminhonete e utilitário.
  • B. passeio, utilitário e caminhonete.
  • C. utilitário, passeio e caminhonete.
  • D. utilitário, caminhonete e passeio.
  • E. caminhonete, utilitário e passeio.

Das premissas “Gilberto dorme somente se Cláudio estuda”, “Antônio corre somente se Carlos nada” e “Se Antônio não corre, Cláudio não estuda”, pode-se inferir que:

  • A. se Carlos nada, Antônio corre.
  • B. se Gilberto dorme, Carlos nada.
  • C. se Antônio corre, Cláudio estuda.
  • D. se Cláudio estuda, Gilberto dorme.
  • E. se Gilberto não dorme, Carlos não nada.

Na lógica clássica, as proposições que compõem um raciocínio são classificadas como: (1) universais ou particulares e (2) afirmativas ou negativas. Assim sendo, as proposições “todo ser humano é mortal”, “algumas pessoas não usam óculos” e “alguns motoristas são descuidados” são classificadas, respectivamente, como:

  • A. particular afirmativa, universal negativa e universal afirmativa.
  • B. particular afirmativa, universal negativa e particular afirmativa.
  • C. universal afirmativa, particular afirmativa e particular negativa.
  • D. particular negativa, particular afirmativa e universal afirmativa.
  • E. universal afirmativa, particular negativa e particular afirmativa.

A negação da sentença “Todos os professores de Matemática são inteligentes” é:

  • A. Algum professor de Matemática é inteligente.
  • B. Todos os professores de Matemática não são inteligentes.
  • C. Existe pelo menos um professor de Matemática que não é inteligente.
  • D. Nenhum professor de Matemática é inteligente.
  • E. Nenhum professor de Matemática não é inteligente.

Uma relevante finalidade dos argumentos que elaboramos é convencer eventuais interlocutores sobre a verdade de uma tese, isto é, expomos justificativas racionais que sustentam nossa crença de que a tese que defendemos é objetivamente verdadeira. Assim sendo, quando argumentamos devemos

  • A. apresentar justificativas que deem sustentação à verdade da tese defendida.
  • B. apelar para a opinião pública que justifique a verdade da tese apresentada.
  • C. defender a tese usando justificações baseadas em opiniões pessoais evidentes.
  • D. acreditar na verdade da tese proferida como resultado de sua autoevidência.
  • E. reiterar a verdade da tese defendida e ressaltar a falsidade de teses contrárias.

Um argumento válido é aquele cujas premissas levam a uma conclusão por meio de uma sequência finita de regras formais preestabelecidas. Um exemplo de um argumento válido é:

  • A. Se uma cidade é uma capital de estado, então ela fica no estado. Como Joinville fica em Santa Catarina, portanto Joinville é a Capital do Estado.
  • B. Se o professor der a Fulano uma boa nota na prova, então ele pulará de alegria. Como vi Fulano muito alegre ontem, só pode ter sido aprovado.
  • C. Uma vez que todos os livros bons são caros, todos os livros ruins devem ser baratos.
  • D. Todas as pessoas bem sucedidas economicamente são inteligentes. Soube que Fulano tem graves problemas financeiros, portanto ele não deve ser inteligente.
  • E. Considerando que alguns insetos são seres vivos e que todos os seres vivos são mortais, é correto afirmar que alguns insetos são mortais.

A lógica clássica possui princípios fundamentais que servem de base para a produção de raciocínios válidos. Esses princípios foram inicialmente postulados por Aristóteles (384 a 322 a.C.) e até hoje dão suporte a sistemas lógicos. Tais princípios são os

  • A. da inferência, da não contradição e do terceiro incluído.
  • B. da diversidade, da dedução e do terceiro incluído.
  • C. da identidade, da inferência e da não contradição.
  • D. da identidade, da não contradição e do terceiro excluído.
  • E. da diversidade, da indução e da não contradição.
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