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Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Os 8 assistentes administrativos de uma instituição serão designados para realizar as seguintes tarefas: organizar os 4 armários da instituição, que são numerados de 1 a 4; redigir diversos documentos; e inventariar os bens materiais da instituição.
A partir dessa situação, julgue os itens a seguir.
O número de maneiras distintas de se escolherem 3 assistentes para fazer o levantamento dos bens materiais é inferior a 50.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Os 8 assistentes administrativos de uma instituição serão designados para realizar as seguintes tarefas: organizar os 4 armários da instituição, que são numerados de 1 a 4; redigir diversos documentos; e inventariar os bens materiais da instituição.
A partir dessa situação, julgue os itens a seguir.
O número de maneiras distintas de se distribuirem as tarefas entre os 8 assistentes, de modo que 4 organizem os armários um para cada armário , 1 assistente redija os documentos e os demais façam o inventário dos bens materiais é igual a 6.720.
Sobre análise combinatória e probabilidade. Assinale a alternativa verdadeira.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Os 8 assistentes administrativos de uma instituição serão designados para realizar as seguintes tarefas: organizar os 4 armários da instituição, que são numerados de 1 a 4; redigir diversos documentos; e inventariar os bens materiais da instituição.
A partir dessa situação, julgue os itens a seguir.
O número de maneiras distintas de se escolherem 4 assistentes para organizar os armários, sendo um para cada armário, é igual a 1.680.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens 21 e 22, considerando que planos previdenciários possam ser contratados de forma individual ou coletiva e possam oferecer, juntos ou separadamente, os cinco seguintes tipos básicos de benefícios: renda por aposentadoria, renda por invalidez, pensão por morte, pecúlio por morte e pecúlio por invalidez.
Suponha que os funcionários de uma empresa se organizem em 10 grupos para contratar um plano previdenciário com apenas um benefício em cada contrato, de modo que a renda por invalidez seja contratada por 3 grupos, a pensão por morte, o pecúlio por morte e o pecúlio por invalidez sejam contratados por 2 grupos cada, e a renda por aposentadoria seja contratada por 1 grupo. Nessas condições, a quantidade de maneiras em que esses 10 grupos poderão ser divididos para a contratação dos 5 benefícios básicos será inferior a 7 × 104.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Uma instituição de ensino possui 9 turmas de alunos: 5 de educação infantil e 4 de ensino fundamental; e 9 professores que podem assumir qualquer das turmas, sendo que cada turma é assumida por um único professor.
Com base nessa situação, julgue os itens subsequentes.
Escolhidos os professores para as turmas de educação infantil, o número de maneiras distintas de se formar a grade dos professores para as turmas de ensino fundamental é igual a 16.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens 21 e 22, considerando que planos previdenciários possam ser contratados de forma individual ou coletiva e possam oferecer, juntos ou separadamente, os cinco seguintes tipos básicos de benefícios: renda por aposentadoria, renda por invalidez, pensão por morte, pecúlio por morte e pecúlio por invalidez.
Para se contratar um plano previdenciário que contemple três dos cinco benefícios básicos especificados acima, há menos de 12 escolhas possíveis.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Uma instituição de ensino possui 9 turmas de alunos: 5 de educação infantil e 4 de ensino fundamental; e 9 professores que podem assumir qualquer das turmas, sendo que cada turma é assumida por um único professor.
Com base nessa situação, julgue os itens subsequentes.
Considerando todos os professores da instituição, o número de maneiras distintas de se formar a grade dos professores para as turmas de ensino fundamental é inferior a 125.
Uma igreja tem sete portas. De quantos modos distintos essa igreja poderá estar aberta?
5,2
5,6
6,9
7,4
8,2
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