Questões de Raciocínio lógico da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Raciocínio lógico da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ágata é decoradora e precisa atender o pedido de um excêntrico cliente. Ele - o cliente - exige que uma das paredes do quarto de sua filha seja dividida em uma seqüência de 5 listras horizontais pintadas de cores diferentes, ou seja, uma de cada cor. Sabendo-se que Ágata possui apenas 8 cores disponíveis, então o número de diferentes maneiras que a parede pode ser pintada é igual a:

  • A.

    56

  • B.

    5760

  • C.

    6720

  • D.

    3600

  • E.

    4320

Ana precisa fazer uma prova de matemática composta de 15 questões. Contudo, para ser aprovada, Ana só precisa resolver 10 questões das 15 propostas. Assim, de quantas maneiras diferentes Ana pode escolher as questões?

  • A.

    3003

  • B.

    2980

  • C.

    2800

  • D.

    3006

  • E.

    3005

Cinco moças, Ana, Beatriz, Carolina, Denise e Eduarda, estão vestindo blusas vermelhas ou amarelas. Sabe-se que as moças que vestem blusas vermelhas sempre contam a verdade e as que vestem blusas amarelas sempre mentem. Ana diz que Beatriz veste blusa vermelha. Beatriz diz que Carolina veste blusa amarela. Carolina, por sua vez, diz que Denise veste blusa amarela. Por fi m, Denise diz que Beatriz e Eduarda vestem blusas de cores diferentes. Por fi m, Eduarda diz que Ana veste blusa vermelha. Desse modo, as cores das blusas de Ana, Beatriz, Carolina, Denise e Eduarda são, respectivamente:

  • A.

    amarela, amarela, vermelha, vermelha e amarela.

  • B.

    vermelha, vermelha, vermelha, amarela e amarela.

  • C.

    vermelha, amarela, amarela, amarela e amarela.

  • D.

    vermelha, amarela, vermelha, amarela e amarela.

  • E.

    amarela, amarela, vermelha, amarela e amarela.

Um renomado economista afi rma que "A infl ação não baixa ou a taxa de juros aumenta". Do ponto de vista lógico, a afi rmação do renomado economista equivale a dizer que:

  • A.

    se a inflação baixa, então a taxa de juros não aumenta.

  • B.

    se a taxa de juros aumenta, então a inflação baixa.

  • C.

    se a inflação não baixa, então a taxa de juros aumenta.

  • D.

    se a inflação baixa, então a taxa de juros aumenta

  • E.

    se a inflação não baixa, então a taxa de juros não aumenta.

Todo amigo de Luiza é filho de Marcos. Todo primo de Carlos, se não for irmão de Ernesto, ou é amigo de Luiza ou é neto de Tânia. Ora, não há irmão de Ernesto ou neto de Tânia que não seja filho de Marcos. Portanto, tem-se, necessariamente, que:

  • a.

    todo filho de Marcos é irmão de Ernesto ou neto de Tânia.

  • b.

    todo filho de Marcos é primo de Carlos.

  • c.

    todo primo de Carlos é filho de Marcos.

  • d.

    algum irmão de Ernesto é neto de Tânia.

  • e.

    algum amigo de Luiza é irmão de Ernesto.

Dados o conjunto A={2,4,6,8,10} e o conjunto  o conjunto dos números inteiros, obtenha o conjunto  

  • A.

    C=A

  • B.

    C={2,4,6,8}

  • C.

  • D.

    C={1,2,3,4,5,6,7,8,9,10}

  • E.

Das premissas: Nenhum A é B. Alguns C são B, segue, necessariamente, que:

  • a.

    nenhum A é C.

  • b.

    alguns A são C.

  • c.

    alguns C são A.

  • d.

    alguns C não são A.

  • e.

    nenhum C é A.

A negação da afirmação condicional "se Ana viajar, Paulo vai viajar" é:

  • a.

    Ana não está viajando e Paulo vai viajar.

  • b.

    se Ana não viajar, Paulo vai viajar.

  • c.

    Ana está viajando e Paulo não vai viajar.

  • d.

    Ana não está viajando e Paulo não vai viajar.

  • e.

    se Ana estiver viajando, Paulo não vai viajar.

Em determinada universidade, foi realizado um estudo para avaliar o grau de satisfação de seus professores e alunos. O estudo mostrou que, naquela universidade, nenhum aluno é completamente feliz e alguns professores são completamente felizes. Uma conclusão logicamente necessária destas informações é que, naquela universidade, objeto da pesquisa,

  • a.

    nenhum aluno é professor.

  • b.

    alguns professores são alunos.

  • c.

    alguns alunos são professores.

  • d.

    nenhum professor é aluno.

  • e.

    alguns professores não são alunos.

Cinco irmãs nasceram, cada uma, em um Estado diferente do Brasil. Lúcia é morena como a cearense, é mais moça do que a gaúcha e mais velha do que Maria. A cearense, a paulista e Helena gostam de teatro tanto quanto Norma. A paulista, a mineira e Lúcia são, todas, psicólogas. A mineira costuma ir ao cinema com Helena e Paula. A paulista é mais moça do que a goiana, mas é mais velha do que a mineira; esta, por sua vez, é mais velha do que Paula. Logo:

  • A.

    Norma é gaúcha, a goiana é mais velha do que a mineira, e Helena é mais moça do que a paulista.

  • B.

    Paula é gaúcha, Lúcia é mais velha do que Helena, e a mineira é mais velha do que Maria.

  • C.

    Norma é mineira, a goiana é mais velha do que a gaúcha, e Maria é mais moça do que a cearense.

  • D.

    Lúcia é goiana, a gaúcha é mais moça do que a cearense, e Norma é mais velha do que a mineira.

  • E.

    Paula é cearense, Lúcia é mais velha do que a paulista, e Norma é mais moça do que a gaúcha.

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