Questões sobre Geral

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É papel da ouvidoria pública representar o cidadão perante a instituição. Nesse sentido, recentemente, foi criado, em Minas Gerais, o projeto denominado Ministério Público Itinerante (MPI), idealizado pela Ouvidoria do Ministério Público daquele estado. O projeto irá percorrer 36 cidades para aproximar os promotores de justiça dos cidadãos, que serão informados de seus direitos e sobre os serviços disponíveis na instituição. Foi montada uma carreta que percorrerá as cidades, permanecendo um dia em cada uma delas, além de serem instaladas quatro salas para atendimento à população durante o dia todo.

Com relação à iniciativa acima descrita e à comunicação social dos órgãos públicos com os cidadãos, assinale a opção correta.

  • A.

    Em face da logística necessária, é correto inferir que a relação custo-benefício do projeto MPI não é satisfatória.

  • B.

    O caráter itinerante da iniciativa em apreço pode ser positivo, mas também pode provocar distorções, uma vez que os cidadãos têm pouca cultura para esse tipo de iniciativa vinda da administração pública.

  • C.

    A realização de uma auditoria de imagem, ou de uma auditoria de opinião, provoca mais efeito positivo que o contato direto com o cidadão realizado fora da instituição.

  • D.

    É papel da ouvidoria pública implementar políticas de comunicação.

  • E.

    Os conceitos defendidos pelo projeto MPI, de dar a conhecer aos cidadãos o que é e o que faz a instituição, são os mesmos conceitos que caracterizam a identidade corporativa.

Em 1994, James Grunig e Todd Hunt sistematizaram as práticas profissionais de relações públicas em quatro grandes modelos que passaram a ser utilizados como base teórica para novos estudos e avaliação das práticas de relações públicas. A respeito desses modelos, julgue os itens subsequentes.

O modelo de informação pública, o primeiro a se caracterizar como simétrico, busca disseminar informação objetiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem que tem como propósito transferir o pesquisador para o ambiente que não lhe é familiar, fazendo com que ele experimente o mesmo contexto da população é conhecida por

  • A.

    exploratória.

  • B.

    fenomenológica.

  • C.

    clínica.

  • D.

    direcionada.

Evento, pela ótica das relações públicas, é uma atividade planejada, com objetivos bem definidos, voltada a atender as necessidades das instituições e os interesses dos seus clientes. Considerando a organização de eventos, assinale a opção correta.

  • A.

    Os custos referentes a um evento institucional são diretamente proporcionais à quantidade de público esperado.

  • B.

    O follow-up é uma prática substituída por e-mail, porque este é mais eficaz que aquele.

  • C.

    Uma reunião de donas de casa, com o propósito de combinar um boicote a determinado produto, com assinaturas em um documento de protesto a ser encaminhado, está estruturado em ações concretas.

  • D.

    O patrocínio é permitido em todo tipo de evento.

  • E.

    Em um evento, a lista com os nomes dos palestrantes é o último tópico a ser checado em um checklist.

Existe um grande número de variações de tipos de pesquisas quantitativas ou de amostragens, como as censitárias, as probabilísticas e as

  • A.

    amostras intencionais.

  • B.

    quantitativas em percentuais elevados.

  • C.

    quantitativas em percentuais baixos.

  • D.

    qualitativas sem participações.

Considerando que gerar consentimento é a meta final da comunicação organizacional, fato que conduz os profissionais de comunicação ao objetivo de produzir aceitação, e que, para a comunicação organizacional ser eficiente e eficaz, é preciso, antes, conhecer a fundo a instituição, de forma a que as ações de comunicação praticadas sejam bem-sucedidas em estabelecer aproximação com os públicos internos, por meio de instrumentos diversos, assinale a opção correta.

  • A.

    O profissional de comunicação das instituições públicas precisa estar fora da esfera de decisões superiores para não influenciar a alta administração em relação a políticas e decisões administrativas.

  • B.

    A remuneração é o instrumento mais importante a ser usado em uma boa aproximação com o público interno.

  • C.

    A comunicação interna de uma instituição não precisa gerar consenso a respeito dos seus valores, mas, sim, fazer uso dos instrumentos necessários a captar a atenção do seu público interno para as decisões da alta administração.

  • D.

    Cabe ao profissional de comunicação das instituições ter controle sobre o público interno.

  • E.

    Em uma instituição, os níveis de tensão são reduzidos quando os indivíduos finalmente se inserem em grupos de trabalho por meio de identificação com valores, metas, expectativas e aspirações, quando, então, se pode dizer que houve comunicação eficaz.

O Sistema de Pesquisa de Opinião e Mercado é voltado para o desenvolvimento de pesquisas comerciais, empresariais, eleitorais e de mercado. Com ele é possível realizar

  • A.

    os avanços das informações dentro das empresas.

  • B.

    as informações paralelas realizadas por jornalistas.

  • C.

    a construção de um texto, baseado em causa-efeito.

  • D.

    pesquisas de campo, coletando dados e inserindo esses dados coletados de forma prática.

Os atributos e valores de uma instituição são absorvidos por seus públicos, gerando neles algum tipo de percepção. Para se saber que percepção foi formada nesses públicos, é preciso perguntar a eles e, para que essa percepção seja mudada, é preciso administrar a resposta recebida. A respeito da imagem institucional, assinale a opção correta.

  • A.

    As decisões dos indivíduos no ambiente interno de uma instituição, diferentemente daquelas tomadas pelos indivíduos no ambiente externo, estão desvinculadas da imagem dessa instituição.

  • B.

    Pesquisas são instrumentos de aferição de imagem cujo valor não se encontra somente na avaliação dos dados coletados, mas também no uso que os dirigentes fazem dessa avaliação, que muitas vezes mostra uma percepção negativa da instituição.

  • C.

    A percepção dos clientes é importante na medida em que promova suporte às instituições.

  • D.

    Quanto mais fontes gerarem informações acerca de uma instituição, mais rapidamente aumenta a confiança dos clientes com relação a essa instituição.

  • E. Em instituições complexas, é mais conveniente e eficiente que as campanhas internas para resgate de imagem sejam planejadas e executadas por prestadores de serviços externos.

É definido como a operação de planejamento necessária para se colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, e em quantidades certas e preços certos. Esta definição refere-se a

  • A.

    propaganda interna da empresa.

  • B.

    propaganda institucional.

  • C.

    informações com fontes seguras.

  • D.

    merchandising.

A comunicação interna nas instituições públicas faz uso de canais distributivos e interativos que permitem a aproximação com o público interno, com vistas ao estabelecimento de uma comunicação organizacional mais eficaz. A intranet é uma tecnologia que tem servido de ferramenta impulsionadora à comunicação interna, permitindo tanto interatividade quanto distribuição de informação. No que se refere à intranet, assinale a opção correta.

  • A.

    A intranet é uma rede interna em que se podem disponibilizar informações, documentos, mensagens eletrônicas, chat e outras trocas colaborativas, permitindo uma comunicação mais dinâmica.

  • B.

    A intranet, a despeito dos benefícios que gera, é um sistema de comunicação de alto custo.

  • C.

    Cabe à área de informática, com exclusividade, a concepção e configuração da intranet.

  • D.

    Em função da incompatibilidade, as revistas, os house-organs eletrônicos, os twitters e os blogs institucionais não podem ser hospedados na intranet.

  • E.

    Nas instituições que mantêm portais corporativos, intranet e Internet têm o mesmo conteúdo.

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